quarta-feira, novembro 17, 2010

Novas Viaturas para os Bombeiros

O secretário de Estado da Protecção Civil , anunciouem Coimbra, a distribuição de viaturas por corporações de todo o país

As corporações de bombeiros de todo o país vão receber, «já em Novembro», as primeiras 78 viaturas adquiridas pelo Governo de um “pacote” de 95, em que 17 ficaram de fora à espera do lançamento de novo concurso público. O anúncio foi feito quarta-feira, no Governo Civil de Coimbra, por Vasco Franco, secretário de Estado da Protecção Civil, que presidiu à cerimónia de assinatura de protocolos de atribuição de subsídios às associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Coimbra.

«Vamos aprovar, na próxima sexta-feira, os protótipos apresentados, que vão depois entrar em produção e, já em Novembro, teremos as primeiras viaturas a serem entregues. 46 viaturas são de combate a incêndios florestais, as outras são de combate a fogos urbanos, viaturas tanque e de desencarceramento. Serão distribuídas por todo o país, numa média de cinco por distrito», resumiu Vasco Franco, antes de explicar que «só não foi possível adquirir as viaturas ligeiras». Segundo o governante, trata-se de um investimento de 12 milhões de euros.

O secretário de Estado da Protecção Civil divulgou que, em breve, todas as comissões de coordenação e desenvolvimento regional vão abrir programas de financiamento para a aquisição de veículos e para investimentos nas áreas de informação e conhecimento pelas associações humanitárias de bombeiros.

Aproveitando a ocasião, Vasco Franco anunciou, ainda, o aumento de 20 para 30 milhões na última fase de candidaturas ao programa comunitário que financia a requalificação dos quartéis de bombeiros.

«Para satisfazer todas as candidaturas que têm condições para serem aprovadas. Há vários quartéis em construção, há outros a ser requalificados e ampliados. Nós temos várias fases de candidatura e a última fase, que decorreu até ao princípio deste mês, tinha uma previsão inicial de 20 milhões quando as candidaturas eram em valor superior», explicou Franco, confirmando que, «ainda este ano», 1.000 desempregados participarão em programas de limpeza de florestas, no âmbito de um protocolo assinado entre os ministérios da Administração Interna, Agricultura e Trabalho.

Esperamos que no nosso Concelho, os nossos Bombeiros e a Protecção Civil comecem a dar o exemplo nos programas de limpezas da floresta aplicando os fogos controlados, nas envolventes das nossas aldeias.

Já não é sem tempo, pois ja la vão 3 meses e nada fizeram. O que andaram a fazer? Não havia viaturas topo de gama para irem trabalhar nas matas?

Depois queixam-se que o País está a arder e serão criminosos os que agora nada fizerem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Por vezes tenho uma certa dificuldade em perceber certos blogues. Neste caso, por exemplo, dá-se realce à notícia do Secretário de Estado quando promete entregar, parece que 78 viaturas ainda este mês, mas o autor despreza o facto desta promessa já ter mais de três anos. Parece uma questão de somenos importância, mas já lá vão três anos desde que o Ministro, em 2007 ao homenagear o DECIF daquele ano fez a promessa das 95 viaturas. Afinal, por agora virão 78 segundo referem. Mas não repararam que o SE diz que serão entregues a uma média de 5 por Distrito e como os Distritos são 18, deveriam ser 90 e não 78. Mas um pormenor de pouca importância. Agora vamos ver quando é que elas vão ser mesmo entregues uma vez a notícia diz que vão entrar em produção.
Cá estaremos para ver.
Mas há um outro pormenor da notícia que não percebo bem.
Então o autor queria que os Bombeiros fossem para a floresta fazer fogos controlados? Sabe quem é que pode fazer esses fogos controlados? Será que sabe do que está a falar? Pense bem, informe-se com quem souber e retrate-se melhor.

Anônimo disse...

Afinal verifica-se que aqui o camarada anterior deve perceber da poda.
Este deve ser daqueles que queria ver militares a apagar fogos.
Se os bombeiros não podem fazer fogos controlados, que se legisle para que o possam fazer, pois têm conhecimento, meios, muito tempo e viaturas para isso.
Ou não é verdade isso?
Durante 9 meses podiam dedicar-se a isso. São mais de 18.000 parados à espera que os incendiarios lhes dêm trabalho.
Ou terão que ser as populações de pa e picareta e ramo de pinheiro na mão a fazer esses fogos?
Vão ser os desempregados de unhas envernizadas e os indigentes?
Para que é que queriam as viaturas ja ha mais de 3 anos? Para empandeirarem? Agora ja estavam velhas e na sucata.
A noticia e a duvida postada esta bem apresentada.
Estamos fartos de velhos do restelo e é por isso que este país está assim.
Não são as viaturas novas que vão acabar com os fogos florestais.
Vá dizer a quem encomendou o sermão que os Bombeiros se não o fazem é porque não querem. Os chefes gostam mais do tinonim.

Unknown disse...

Fogos controlados, feitos por quem tem autorização ou não, não são a resposta nem a solução, se calha, a mais barata mas não a correcta. Os bombeiros durante os restantes 9 meses limpam sargetas, desentupem os algeirozes, abrem acessos em veiculos acidentados para retirar vitimas, apagam os fogos urbanos e limpam estradas e de forma voluntária e sem renumeracao. O senhor faz ideia do valor acrescentado que o voluntariado tem neste país???
Quantos aos chefes, bem saberá de certo do que fala, mas no seu geral os chefes fazem das tripas coração para gerir tempo(trabalho\familia), recursos que não teem, dar formação a individuos que assim que se apercebem que nao são pagos desaparecem... etc..
Olhe mas é para as politicas implementadas e para a divisao existente entre ministerios tão dispares como MAI ou Saude que supervisionam e legislam sem ouvir os operacionais.
Os bombeiros, são no seu todo, a Proteccão Civil e é isso que fazem 12 meses, 365 dias ...
Inscreva-se, frequente formação inicial (de 6 meses a 1 ano), cumpra piquetes ao sol e a chuva; durma muitas noites fora de casa sem a familia por perto e sem ouvir um sequer "obrigado" e verá quem são os Bombeiros deste país.

Anônimo disse...

A Isabel Maria deve ser uma bombeira urbana e como tal defendeuma causa que tambem a defendo.
No entanto o problema que aqui foi levantado é das coorporações de areas de interior inseridas em zonas de matas ou florestas, onde a grande preocupação deveria ser a protecção das populações ,das aldeias e dos seus haveres contra fogos florestais.
Se não forem as instituições como os Bombeiros, a actuarem, então quem é que deve actuar?
Se reeivindicam esse estatuto, então que actuem a serio.
As as populações e as aldeias de interior esperam por isso e agradecem e não lhes perdoam se algum mal lhes acontecer

Anônimo disse...

Não sei se percebo da poda mas tenho a certeza que o senhor é que não percebe do que fala, e é pena que assim seja. Mas parece ter um certo jeito para fazer fretes atacando o elo mais fraco, mais indefeso mas mais trabalhador do Sistema de Protecção e Socorro que são os Bombeiros. E eles continuam por amor à causa e perdoam certos disparates porque têm um coração muito grande.
Se por acaso soubesse, ou imaginasse, que as florestas estão sob a alçada da Autoridade Florestal Nacional e que os Bombeiros só são chamados a intervir no combate aos incêndios florestais porque a prevenção não se fez atempadamente, talvez tivesse uma ideia diferente.
Se por acaso soubesse, ou imaginasse, que os fogos controlados só podem ser feitos pelos GAUF - Grupos de Análise e Uso do Fogo que dependem da Autoridade Nacional de Protecção Civil, talvez tivesse uma ideia diferente.
Se por acaso soubesse, ou imaginasse, que já houve Comandantes de Bombeiros que ouviram voz de prisão só por terem feito os tais fogos controlados, talvez tivesse uma ideia diferente.
Se por acaso soubesse que os 18.000Voluntários de que fala, são mesmo Voluntários mas têm que ter um emprego, numa empresa qualquer, para sustentar a família, talvez tivesse uma ideia diferente acerca da matéria de que tentou falar mas sem ter estudado a mesma.
Informe-se, raciocine por si, deixe de ser vesgo na apreciação de matéria tão delicada e talvez se venha a arrepender do que disse acerca de pessoas de bem. Lembre-se que só há uma animal que não muda. E quero pensar que o senhor ainda pode mudar.

Anônimo disse...

Esta visto então que não ha solução para os fogos florestais, nem para este país.
Se os Bombeiros são voluntarios e se oferecem para tudo, porque não se hão-de oferecer à Protecção Civil para fazerem esse trabalho.
Porque não insistem com o GAUF para actuarem, pois são a entidade mais capaz de o fazer?
Esta faz lembrar a de um casal de idosos que estava a ser assaltado por dois ladrões e ligou para a GNR a dizer que andavam ladrões em casa.
O guarda de serviço, disse não ser possivel la ir alguem pois estava sozinho no posto.
Então a idosa disse, pronto ja não é preciso, pois o meu marido ja matou um bandido.
Dai a 1 minuto estava à porta de casa uma patrulha com 5 elementos para ver o morto.
Foi a unica maneira de afugentar os ladrões, pois estes quando viram a GNR puseram-se em fuga , deixando em paz o casal de idosos.

Aqui com os fogos florestais é o mesmo.
A unica força capaz de desempenhar um bom trabalho na prevenção e combate aos fogos florestais, são os bombeiros. E é para isso que têm gente capaz, equipamentos e viaturas.
Se me disser que os dirigentes é que não querem, isso é outra coisa.
Ha que correr com quem não quer, seja dos Bombeiros, da Protecção Civil,sejam do GAUF, sejam de qual for a Secretaria de Estado.
Era interessante que fossem os Bombeiros a quererem dar os passos em frente.
Ate teriam a protecção e o apoio de todas as populações e disso não temos duvidas nenhumas.
Mas parece que são os bombeiros que sobre este assunto dão os passos atras.
Ha-de chegar Maio e Junho e vermos os Bombeiros muito aflitos a apagar fogos florestais.
Muito dinheiro se estoira com tal brincadeira e as populações sempre com o credo na boca.