sábado, março 19, 2011

Poiares promove Fim de Semana do Arroz de Bucho e dos Negalhos

Depois da tradicional Semana da Chanfana, surge agora em Vila Nova de Poiares o primeiro Fim de Semana do Arroz de Bucho e dos Negalhos. O evento vai decorrer de 1 a 4 de abril e surge com o intuito de promover outros pratos característicos deste concelho, onde a chanfana é rainha.

Apesar da chanfana ser o ex-libris do concelho, a gastronomia tradicional de Vila Nova de Poiares tem muitos outros pratos típicos. Consciente da importância da gastronomia enquanto fator de atração turística, a autarquia de Vila Nova de Poiares, em parceira com a Confraria da Chanfana e a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, decidiu criar um novo evento gastronómico, desta vez dedicado ao arroz de bucho e aos negalhos, dois pratos com grande tradição em Poiares e muito apreciados tanto pela população como pelos visitantes que já os provaram.

Estes dois pratos vão estar assim em destaque, durante quatro dias, de 1 a 4 de abril, nas ementas dos dez restaurantes que aderem à iniciativa. “As Medas”, “A Grelha”, “Dona Elvira”, “Estrela da Mó”, “O Cantinho do Bitoque”, “O Confrade”, “O Leitão da Moendinha”, “Paddock 2”, “Panorama” e Pizzaria “Selopan” são os estabelecimentos participantes e que, segundo Cláudia Feteira, vereadora da Câmara de Poiares, “se responsabilizam a servir estes dois pratos de acordo com os preceitos tradicionais usados em Poiares”.

Este evento surge numa altura em que a Semana da Chanfana está absolutamente consolidada no concelho, atraindo todos os anos milhares de visitantes. A autarquia pretende agora, como explicou Cláudia Feteira, apostar na divulgação de outros “pratos muito confecionados localmente, que têm características muito próprias, e em simultâneo estimular a economia local”.

A vereadora espera que o evento seja “um êxito”, que traga muita gente a Vila Nova de Poiares e que os visitantes apreciem estas duas iguarias. Deseja ainda que esta seja apenas a primeira edição de um evento que é para continuar no futuro.

“O turismo gastronómico interessa muito a Vila Nova de Poiares”, frisou.

A Confraria da Chanfana associa-se a esta iniciativa que, como realçou Carlos Henriques, se integra totalmente no objetivo da Confraria, que assenta na promoção e divulgação dos pratos que têm a ver com esta região.

“O arroz de bucho e os negalhos são dois pratos de excelência da nossa zona e que têm em Poiares características muito próprias e especificidades que pretendemos, com esta iniciativa e associando-nos à Câmara Municipal, ajudar a divulgar e a promover. Com este evento pretendemos trazer o maior número de pessoas possível para o nosso comércio e para a nossa restauração”, explica, realçando que “não é só a chanfana que é boa e tradicional em Poiares.

Nenhum comentário: