quinta-feira, julho 21, 2011

Diário de Coimbra apela ao voto ...na Gastronomia

Diário de Coimbra apela ao voto nas maravilhas gastronómicas da região
Queijo da Serra da Estrela, chanfana, leitão e pastel de Tentúgal. Que bela e deliciosa refeição se faz ao centro com estes quatro produtos. Iguarias que constituem a “mesa” da região Centro e que se encontram entre as 21 finalistas do concurso que, em Setembro, vai eleger as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
Os portugueses estão convidados a votar, por telefone, SMS ou através do facebook, para eleger cada uma das maravilhas das sete categorias do concurso (entradas, sopas, mariscos, peixe, carne, caça e doces).
O Diário de Coimbra, jornal que se assume como «defensor de Coimbra e das Beiras», não será imparcial nestas eleições e está a apelar ao voto nas quatro candidaturas da região a maravilhas gastronómicas. Apoiamos, por isso, as candidaturas lançadas pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelos municípios de Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares com a Chanfana, pela Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e pela Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada. Este concurso visa divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.
«As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico», podemos ler no portal do concurso. O ponto de partida é a gastronomia tradicional, «mas a evolução na forma de confeccionar e a abordagem contemporânea dos grandes “chefes” não será esquecida», realça a organização, que garante, ainda que «as 7 Maravilhas vão reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas a regiões que as representam».

Nenhum comentário: