domingo, agosto 28, 2011

24 câmaras à beira da ruptura financeira - Poiares encabeça as do Distrito de Coimbra

Aveiro, Gondomar, Valongo e Trofa estão a ser vigiadas pela troika. Poiares vem a seguir nas outras.

A troika está a monitorizar permanentemente 24 câmaras municipais que estão à beira da ruptura financeira. Aveiro, Gondomar, Trofa e Valongo constam da lista. Para deitar mão ao problema, o Governo vai mudar o modelo do Poder Local.

A situação crítica de muitas câmaras municipais, nomeadamente das 24 (ver infográfico) que a Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) destaca como estando à beira da ruptura financeira, vai levar o Governo a anunciar um novo modelo do Poder Local, no âmbito da reforma administrativa que Miguel Relvas apresentará na próxima quarta-feira.

Câmaras de Poiares, Tábua e Montemor-o-Velho “à beira da ruptura financeira”, JN

Interpelado pelo JN, o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio (ex-presidente da Câmara de Penela), diz que há dezenas de municípios a ”necessitarem urgentemente de utilizar o instrumento de reequilíbrio financeiro”.

12 comentários:

Alex Paris disse...

Portugal ainda não acordou. Tem um dos sistemas administrativo mais arcaicos e antidemocrático da U.E. Exemplo: as Juntas de freguesia não têm poder nenhum, são simples serviços aonde as pessoas ainda vão pagar a água e a luz, e outros serviços. O verdadeiro poder de decisão está nas câmaras. Tem que se acabar com um ou com outro. Nem nos países mais ricos existe esta "anomalia democrática", porque tudo isto custa dinheiro aos contribuintes portugueses. Mas como eles não conhecem outro sistema, pois vão pagando. Espero que dentro de breve haja uma reforma administrativa local mais democrática, transparente, eficiente e menos gastadora. Já não é sem tempo...

Aba disse...

Pela incompetência e desgoverno (exemplo éra visivel de cima!...), gastaram o que podiam e não podiam, interessava era cortar fitas, fazer discursos, proteger amigos, encaixar "compadres", excesso de pessoal mal dirigido e sem ser necessário... Depois sabiam que é um País sem justiça e ninguém lhes pede contas ( e quando pedem estão protegidos, veja-se o nº de vezes que se foi a tribunal em que nada lhes acontece- Depois prescreve.) - Faça-se Justiça verdadeira às incompetências, proteccionismos, excessos de pessoal sem controlo individual do que faz cada um de util por dia na Autarquia...

A.Costa disse...

Mas os incompetentes e os vigaros um dia vão dentro ou não? Para que o povo seja todo solidário é necessário que os vigaros e despesistas entreguem o que roubaram ou esbanjaram... Para que com razão aumentem os impostos ao povo devem exigir o regresso a Portugal do dinheiro: roubado, desviado e transferido para paraisos fiscais e Suiça. Se há Cãmaras municipais endividadas, apurar muito bem a razão.Os municipes são filhos de gente parva? Quem diz que todos devemos ser solidários também deve dizer para que seja feita justiça.... e com retroactivos, até lá para os ultimos 37 anos...

Anonimo no JN disse...

CÂMARAS EM FALÊNCIA AS CONTAS QUANDO SE DIZ QUE O DÉBITO É DE 221%, TEM QUE SE MULTIPLCAR POR 2,21% + INICIAL, QUE É O MESMO QUE DIZER QUE SE DEVE MUTIPLICAR POR TRÊS.SE MULTIPLICARMOS POR 2,21% TEM QUE SE DIZER QUE SÃO 121% E NÃO 221%.PEGANDO NO CASO CONCRETO DE VILA NOVA DE POIARES O “PECADO” É DE 23.754 MILHÕES DE EUROS (MAIS BERRO MENOS BERRO). AS CONTAS ESTÃO MAL FEITAS.SUGIRO QUE SE FAÇA NOVA NOTICIA SOBRE ESTE ASSUNTO. PORQUE SE TRATA DE MAU JORNALISMO E DEMONSTRA QUE EXISTE TAMBÉM UMA “FALÊNCIA” INTELECTUAL DE QUEM NOS INFORMA.

Lindo Portugal disse...

Isto é tudo mentira... os Presidentes dessas Câmaras vivem todos bem! com bons carros, casas, contas bancárias...etc. eles são o espelho da boa saúde da sua referida Câmara. Acho eu... ou eu sou um TÓTÒ...

KLX disse...

as camaras municipais são agencias de emprego,para familiares e amigos!!!na minha terra é uma pouca vergonha,os que estão lá a trabalhar metem lá os familiares e amigos todos a trabalhar,quem não for amigo ou familiar dos que lá estão a trabalhar que nem sonhe trabalhar na camara

Ze da Burra disse...

Aqui há uns anos, um nosso conhecido autarca pediu aos bancos (era ainda muito fácil obter crédito) cinco milhões de euros para começar a meter saneamento em várias freguesias do concelho, antes das eleições. Quando questionado por um amigo quanto às hipóteses de pagamento futuro, deu como resposta: "que se f..., eles depois que venham desenterrar as manilhas!" O povo quer obra, mas nunca se interroga acerca da proveniência do dinheiro. Autarca que prometesse gastar apenas o possível seria trucidado pelo voto. Gostava, agora, de ver mais actos de contrição e menos queixume, desporto em que somos peritos.
Se fosse trucidado pelo voto ja nos teriamos visto livres e não passariamos pela vergonha que vamos passar.

Anonimo do JN disse...

E já agora quantos AUTARCAS destas e de outras CÂMARAS foram chamados à responsabilidade ? Quantos estão a ver o sol aos quadradinhos ?

Ibis disse...

Esperava-se que o presidente J.Soares desse uma entrevista aos orgãos da comunicação social que costuma a convocar e pagar, dando a explicação de tamanha divida e como prevê que quem vier a seguir a ele, o que deverá fazer?

Anônimo disse...

OS LAMBE-BOTAS TAMBÉM SÃO CULPADOS:

Há gente po aí que são autenticos caça-simpatias, hipócritas, contadores de anedotas que cobram proventos pelo riso, falsos como judeus, que não olham a meios para atingir os fins.
Veja-se o(a) funcionário(a) sem escrupulos que elogia descabida e descaradamente o Snr Presidente e, quantas vezes, depreciando vilmente os colegas e no seu intímo também depreciando o elogiado.
Também tem lugar o manhoso conto da anedota, qual conto da carochinha para amenigar o ambiente e criar condições para levar a água suja da sua hipocresia ao moinho da sua afectada vida.
Um bom bajulador, um inconfessável contador de anedotas VALE MAIS do que um trabalhador competente, sério, respeitável, mas sem lata. Esses "lambe-botas" da inteira confiança de Va Exa, nada mais sabem fazer que evidenciar-se, lisonjear, porfiando no protagonismo, são de um oportunismo desconsertante...mas ao que parece , são as pessoas mais válidas para si Sr. Edil.
Va Exa considera-os válidos porque esses falsos elogios que lhe são dirigidos são como "bálsamo", que exaltam a sua auto-estima, autenticas cascas de banana que lhe são lançadas à sua vaidade faminta de poder. E tem sido essa vaidade cega, cheia de mentiras e falsidades, que tem feito com que o Senhor tenha recambiado o Concelho de Vila Nova de Poiares para lá da Pré-História.
É por isso que, muitas vezes, somos julgados e punidos, nós os que ainda temos um pingo de vergonha, não por aquilo que fazemos ou dissemos, mas por aquilo que esses traidores "lambe-botas" afirmam que fazemos ou dissemos e em que Va Exa acredita cegamante.
E é assim que almas rectas de vida honesta tantas vezes prejudicando a sua vida pessoal, se vêm ultrapassadas por esses intriguistas sem escrupulos, que profissionalmente nada valem, mas que sabem viver. Tão bom é o bajulador como o pebrezinho do bajulado, que se espoja de vaidade, não vendo que está sendo ludribriado, deixando-se conduzir como ingénua marionete. Coitado.
Contra este ignóbil flagelo só há um meio para se evitar cair ainda mais fundo: É esconjurar esses intriguistas a quem tem dado ouvidos e depois entregar o que resta a alguém que consiga aos poucos recuperar o Concelho da "Pré-História" em que Va Exa o encalhou.
TENHA UM PINGO DE BOM SENDO E DEMITA-SE.


Eu é que sou burro...

Anônimo disse...

A fuga está para breve...quando o comum cidadão o souber, já estará instalado, bem instalado num qualquer sítio do Planeta....

Anônimo disse...

Prendam-no antes que fuja.