terça-feira, agosto 02, 2011

O FaceBook da Câmara de Poiares

Inicialmente estariamos para dar os parabens pelo atrevimento desta Câmara em aparecer nas redes Sociais participando em noticias e eventos com todos aqueles que têm opinião sobre Poiares e as suas actividades. Puro engano !!!
Com todo o chico-espertismo e querendo um meio gratuito para divulgação só do que entendiam, iniciaram as suas divulgações. Espantaram-se quando viram que ha muita gente que frequenta estas Redes Sociais e que não morre de amores pelos autarcas de Poiares, pelas suas iniciativas e pelas suas intervenções na radio, na televisão e na imprensa.
Quando repararam que o tiro lhes estava a sair pela culatra, com mais um chico-espertismo, emitiram tipo edital ou comunicado os Termos em que as gentes do Universo do FB pode inter-agir com tal pagina da Câmara de Poiares.
O descaramento ainda é maior quando a pagina se intitula, como pagina oficial do municipio de Poiares. Seria para amedrontar quem se lhes quisesse dirigir?
Para os Facebookianos que andam ha vários anos nas redes sociais e que desde o principio participam no facebook.pt , só resta solicitar que esta pagina se retrate e participe como qualquer outra pagina normal, ou se afaste e anule a pagina, para não denegrir mais a imagem de Poiares.
Caso não o faça e persista em ser uma ameaça aos principios de liberdade e democraticidade do Facebook, so restará que sejam os responsáveis em Portugal pelo FB a fazê-lo o mais rápido possivel.
É dever de um serviço gratuito ter essa actuação.

Termos de utilização
por
Município de Vila Nova de Poiares na Segunda-feira, 1 de Agosto de 2011 às 17:43

O Município de Vila Nova de Poiares aceita, apoia e incentiva todos aqueles que, acedendo à respectiva página no Facebook, pretendam estabelecer e desenvolver uma relação baseada na troca de ideias, intercâmbio de informação, reflexões e discussões abertas e profícuas.
O Município não é responsável pelo conteúdo publicado pelos utilizadores e reserva-se ao direito de retirar desta página os comentários caluniosos ou que, de alguma forma, prejudiquem terceiros ou o bom-nome da instituição e de Vila Nova de Poiares. Serão removidos todos os comentários que apelem à violência verbal ou física ou que provoquem discussões depreciativas e não construtivas.Serão também removidos comentários ofensivos e provocadores ou que contenham linguagem passível de ofender, assim como promoção de serviços comerciais.
Serão, por fim, excluídos comentários que sugiram a existência de um perfil falso ou usurpação de identidade, incluam contactos – números de telefone, endereços e correio electrónico – ou que sejam considerados SPAM (posts com a mesma mensagem, colocados diversas vezes).

8 comentários:

Rui Vieira disse...

Olá!

Visto este blog também ser livre e aberto, não pude deixar de comentar este post.

Sou utilizador activo do Facebook, tenho formação em redes digitais e, sem me querer gabar muito, percebo um pouco mais do que o utilizador comum.

Em relação ao separador criado pela administração da página, não vejo nem entendo qual a polémica. Esse separador só preocupa quem vai à página deixar comentários sem qualquer conteúdo de interesse, ou até com conteúdo ofensivo!! Relembro que esta é uma página de fãs - NÃO É UM PEFIL DE AMIGOS - e como tal não é possível controlar a informação totalmente. (quem dera que fosse, assim de certeza que rejeitavam "amigos" que viessem só para maldizer). Bem, mas como não é, tem que ser feita uma salvaguarda...há muito quem confunda liberdade de expressão com abuso!!

Aliás, até aqui no blog devia ter essa salvaguarda (não vá um utilizador qualquer começar aqui a denegrir a sua imagem)

À frente: a página do Município de Vila Nova de Poiares no facebook é para promover o concelho! Não é isso que deve servir de base aos poiarenses??? Independentemente de quem faça, o importante é reconhecer que se está a fazer alguma coisa, a tentar melhorar e acompanhar o fenómeno das redes sociais que pode ter uma influência fortíssima, por exemplo, no crescimento do turismo no concelho.

Se quer fazer algo de útil para melhorar o concelho, certamente não será "maldizendo" do que se faz. Sugira, critique, intervenha...mas não se limite a falar mal, por falar!

(Espero que não elimine este comentário) ;)

Bernardo Norte disse...

Muito boa tarde!
Confesso já não ser, há algum tempo, um seguidor ferrenho da blogoesfera. Rendi-me ao facebook e a outras redes sociais. Não obstante, percebo que um blog em nada substitui ou deixa a desejar perante o facebook.

Bom, após leitura deste comentário (e tendo eu raízes em Poiares) não posso deixar de comentar...
Tive oportunidade de aceder ao facebook do Município e, digo, merece todo o apoio dos Poiarenses e os meus parabéns!
Como diz o Rui Vieira (do comentário anterior), trata-se do Município e não de quem, nesta altura, está à frente da sua Câmara!
Vamos directos à questão, a página não é o seu Presidente, a sua cor política, mas sim o Concelho. Não acha?? Nas próximas eleições podemos ter um novo partido, um novo Presidente, mas certamente esta página do facebook (com tudo que uma passagem de "pasta" engloba) continuará em funcionamento e a servir o seu propósito.
A minha formação académica e profissional em nada está relacionada com as novas tecnologias, no entanto, já me apercebi que existem inúmeras páginas institucionais, governamentais, empresariais e afins que, para se salvaguardarem, disponibilizam aos utilizadores os ditos Termos de Utilização. A mim em nada me choca! Por que razão a si lhe choca?
Já diz o ditado "Se não se faz, é porque não se faz. Se se faz, é porque se faz."
Soa-me um pouco a revolta ou frustração, permita-me o atrevimento.
Se não gosta da dita página do facebook, a solução passará por deixar de consultar a mesma. Verá que é o melhor remédio para a sua saúde! Não se exalte.

Se por alguma razão eliminar este comentário, é um direito que lhe assiste. Tal qual assiste a qualquer pessoa e/ou entidade.

Anônimo disse...

Viva a Democracia mas, que dá as ordens é o dito cujo.
Já nem o FB o safa.

Anônimo disse...

Não é o separador que preocupa os utilizadores do FB e mesmo dos desta paqina do Municipio.
O que preocupa e o que assusta, como é evidente, é quem decide o que os utilizadores devem ou não comentar.
Naturalmente que ha sempre um equilibrio entre quem gosta e quem não gosta. Quem não gosta deixa mesmo recados que são bem entendiveis e se comente é porque acha conveniente participar e dizer que não gosta.
Um espaço destes que não é pago por utilizadores individuais ou de grupo permite que se chame a atenção para o que não está bem, custe muito a quem lhe aprouver.
O discordar das decisões da Câmara ou do seu presidente +é mais do que normal.
Até é um bom sinal, para uma câmara que começou a ser dirigida e bem por um homem de pouco mais de 30 anos e agora ser governada por uma pessoa quase nos 70 anos.
Podera custar-lhe, mas ja devia ter saido daqui ha muito e se tivesse saido ha uns 20 anos, toda a gente diria bem dele ou ate ja nem se lembraria dele.
Nos ultimos 10 anos todas as iniciativas são ridiculas e ate de lesa patrimonio e de consumismo exagerado com dividas perigosas para o bem estar das populações.

Anônimo disse...

Ola Sr. Norte, era o que mais faltava que aqui neste blog eliminassem comentarios.
Para isso ja basta o FB do Municipio.
Estava à espera e avisei o ADM que alguem viesse aqui admirar-se como é que um Municipio quer "mamar" publicidade à borla e ainda impor regras de quem tem que gramar o que la querem meter.
Isso sim. Se anda nas redes sociais como nós tambem andamos, deve expurgar ou fazer expurgar quem tenha esse tipo de atitude censoria, pois foi o que ja aconteceu com a retirada de comentarios que ...comentavam realidades vividas em Poiares.
Como não agradavam aos censores, havia que eliminar.
Por isso, Sr. Norte não va por aí.
Deixe que eles hão-de entender-se e se não se entenderem os webbers do facebook Portugal tratarão do assunto.
Se não querem sujeitar-se a estas coisas, compram um espaço e escrevem la o que quiserem, como se fez com "O Poiarense" ou com o site oficial.
Agora em relação a este blog e aos anos que ca anda, este vai mantendo a mesma coerencia criticando o que de mal se vai fazendo em Poiares e que tambem tem prejudicado os municipios vizinhos. O pessoalizarem-se as criticas, tambem é normal que se faça de um tipo inculto, mal educado, labrego, insultuoso e perigoso que insultou e continua a insultar as pessoas de bem que ha no concelho e ate mesmo no Partido.
Por isso apareça por aqui que sera bemvindo...
Critique, diga bem e diga mal do que tiver por convenienca.

MadDog disse...

Boa tarde. Este comentário que vou fazer é relativo ao comentário feito pelo Rui Vieira. Diz que é utilizador activo e tem formação em redes digitais. Eu também sou, tenho 9 páginas e 2 grupos a meu cargo e como deve compreender, dão trabalho. Quanto ao perfil / página deve ter conhecimento que em ambos se pode bloquar o mural para os utilizadores ou os amigos. Ora isso na página em questão não foi feito de inicio e como tal estava aberta a todos. Quanto aos comentários própriamente ditos, se os tivesse visto e lido como eu os li e vi, constatava que não se enquadravam nos supostos termos de utilização que o responsável pela página se apressou a publicar, depois dos mesmos estarem publicados. Eu próprio coloquei um comentário no post da chanfana, a dar os parabéns pela iniciativa mas a pedir para se falar nas outras delicias gastronómicas e não só do concelho, que foi prontamente apagado. Questionados sobre o facto não responderam pelo que sugeri então que se fechasse o mural e que caso não o soubessem fazer, que me colocaria à disposição. Passados minutos já estava o mural fechado (pelo menos para mim. Mais uma vez reintero o que já foi dito: com muita pena mas vejo que o município continua com a lei da rolha formetente implantada. Tudo quanto não seja concordar com todas as iniciativas e posts publicados é apagado!!!´Para se criticar ou sugerir em contrários ter-se-à que frequentar outros sitios, como a página Vila Nova de Poiares & Arredores, o grupo Acorda Poiares, a página O Verdadeiro Poiares ou aqui na blogosfera os muitos blogs que existem e que estão de parabéns por não se deixarem contagiar pela censura e primam pela liberdade de expressão. Parabéns ao Poiares on Line!!!

Lino Gouveia disse...

Engraçado que o sr Bernardo Norte e o sr Rui Vieira sejam pessoas tão atentas à página do Municipio de Poiares aliás gostava de saber profissionalmente qual a ligação deles com o mesmo oe com pessoa suas familiares. Isto porque tão bem sugerem que se " critique, sugira ou até intervenha " !!!! Como é isso possivel numa página que nega a participação. Já agora a observação de que "pode apagar este comentário se quiser " é mesmo de quem anda distraido ou porventura faça isso em outros sitios... Pergunto eu: Os srs sabem o que é liberdade de expressão em V. N. de Poiares??? Não basta " ter raizes " é bom viver-se o confronto de ideias, como sempre o fiz na "nossa terra". Lino Gouveia

Anônimo disse...

OS LAMBE-BOTAS TAMBÉM SÃO CULPADOS:

Há gente po aí que são autenticos caça-simpatias, hipócritas, contadores de anedotas que cobram proventos pelo riso, falsos como judas, que não olham a meios para atingir os fins.
Veja-se o(a) funcionário(a) sem escrupulos que elogia descabida e descaradamente o Snr Presidente e, quantas vezes, depreciando vilmente os colegas e no seu intímo também depreciando o elogiado.
Também tem lugar o manhoso conto da anedota, qual conto da carochinha para amenigar o ambiente e criar condições para levar a água suja da sua hipocresia ao moinho da sua afectada vida.
Um bom bajulador, um inconfessável contador de anedotas VALE MAIS do que um trabalhador competente, sério, respeitável, mas sem lata. Esses "lambe-botas" da inteira confiança de Va Exa, nada mais sabem fazer que evidenciar-se, lisonjear, porfiando no protagonismo, são de um oportunismo desconsertante...mas ao que parece , são as pessoas mais válidas para si Sr. Edil.
Va Exa considera-os válidos porque esses falsos elogios que lhe são dirigidos são como "bálsamo", que exaltam a sua auto-estima, autenticas cascas de banana que lhe são lançadas à sua vaidade faminta de poder. E tem sido essa vaidade cega, cheia de mentiras e falsidades, que tem feito com que o Senhor tenha recambiado o Concelho de Vila Nova de Poiares para lá da Pré-História.
É por isso que, muitas vezes, somos julgados e punidos, nós os que ainda temos um pingo de vergonha, não por aquilo que fazemos ou dissemos, mas por aquilo que esses traidores "lambe-botas" afirmam que fazemos ou dissemos e em que Va Exa acredita cegamante.
E é assim que almas rectas de vida honesta tantas vezes prejudicando a sua vida pessoal, se vêm ultrapassadas por esses intriguistas sem escrupulos, que profissionalmente nada valem, mas que sabem viver. Tão bom é o bajulador como o pobrezinho do bajulado, que se espoja de vaidade, não vendo que está sendo ludribriado, deixando-se conduzir como ingénua marionete. Coitado.
Contra este ignóbil flagelo só há um meio para se evitar cair ainda mais fundo: É esconjurar esses intriguistas a quem tem dado ouvidos e depois entregar o que resta a alguém que consiga aos poucos recuperar o Concelho da "Pré-História" em que Va Exa o encalhou.
TENHA UM PINGO DE BOM SENDO E DEMITA-SE.


Eu é que sou burro...