domingo, outubro 16, 2011

ATE NO ENSINO NOS ACONTECE ISTO ....

Coimbra continua a dar “cartas” no Ensino Secundário e o ranking deste ano vem reforçar a posição do distrito no panorama do ensino nacional. A Escola Secundária Infanta D. Maria, entre as escolas públicas que realizaram pelo menos 100 exames, tem a melhor média nacional com 135,4 valores em 634 exames. A posição de destaque da D. Maria não é novidade mas é de realçar como, ao longo, dos anos, se mantém no topo das escolas públicas mesmo realizando mais de meio milhar de exames. Se atentarmos o quadro nas melhores 20, verificamos que apenas duas têm mais de 500 exames.esa_logo.jpg

A Escola Secundária de Arganil, que em 2010 ocupava a 577ª posição no ranking geral nacional do ensino, subiu, em 2011, para a 274º lugar. A nível do ensino básico, o Agrupamento de Escolas de Arganil aparece "apenas" na 254ª posição.

Olhando para os piores resultados, o ranking geral fecha com a Escola Portuguesa da Guiné Bissau, um estabelecimento de ensino privado, que realizou 108 exames, com uma média de 5,6 valores.
A penúltima da lista geral, é a Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, com 7,4 valores de média e um total de 137 valores. Mas apenas um dos 12 alunos que se candidataram ao ensino superior não teve lugar na Universidade.A última escola pública do ranking

Eduarda Carvalho, directora da Escola Dr. Daniel de Matos, fica surpreendida pelo mau resultado que conseguiu no ranking. "Parece estranho que a pior escola pública consiga lugar na Universidade para quase todos os alunos".

Olhando para a lista das candidaturas, a directora explica que apenas uma aluna ficou de fora do ensino superior "e essa só se tinha candidatado a Coimbra". Mesmo assim, a professora entende que as notas podem estar relacionadas com o ambiente em que se insere a escola, que fica a poucos quilómetros da melhor escola pública do país, a Secundária Infanta D. Maria. "São, na sua maior parte, alunos muito carenciados, que vêm de transportes públicos ou na carrinha da Câmara para a escola, chegam aqui muito cedo e saem já de noite", explica.

A diferença em relação aos alunos de outros meios, garante Eduarda Carvalho, é colossal. "Os meus alunos quando saem daqui ainda têm de ir ajudar os pais em casa ou no campo. Não têm explicações como os do D. Maria".

6 comentários:

Anônimo disse...

DEVE SER DA CHANFANA ou de se ter apelado ao chanfanix.
O Presidente mandou aplicar o chanfanix e parece que os alunos de Poiares, apoiaram mesmo e foram solidarios com ele.
Tambem ouviram o seu recado de ha muitos anos, que não era preciso estudar para se ser alguem e deu como tal o seu exemplo.

Anônimo disse...

Uma noticia tão triste que espelha a imagem do que é Poiares perante os seus vizinhos.
A perfeita imagem da omnipresença do presidente que teimaram em eleger.
Triste povo que embarcou em tamanha desgraça ao ter de gramar tal figura. Aguentem agora como indignados.

LEA disse...

Meus caros, nem todos podem tirar um curso superior...
Mas todos podem e devem ter respeito, ter valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa ...
As melhores escolas não são necessariamente aquelas que os seus alunos tiram notas elevadas ... são sim aquelas de onde saem homens e mulheres minimamente preparados para a vida em especial com valores e principios ...

Anônimo disse...

Naturalmente que não é preciso tirar um curso superior.
Mas quando se querem tirar à força cursos ou curcilhos como o fez o presidente da câmara, da nisto mesmo.
E ainda criticavam o Socrates, quando ele ja tinha um curso e tirou outro às 3 porradas.
É por isso que a rapaziada ja nem quer estudar, nem quer saber das notas. Gosta mais de andar de copo na mão e à espera que os pais lhes dem a massa.
Mas agora isso vai estar mesmo mau. Ha que vergar a mola.

Anônimo disse...

Por haver tantos doutores e engenheiros feitos à pressa ... sem princípios nem valores é que chegamos onde estamos.
São os novos ricos de colarinho branco - a nova classe social que vai acabar com Portugal -

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Estão admirados com essa Mamadeira? Então e cá no Burgo, a mamadeira que é a ADIP e a mamona da cabra-mor da confraria? Nem vos passa pela cabeça quanto é que o sr Edil já lá "enterrou" e continua a enterrar todos os meses! E os credores da Autarquia à espera,muitos deles são credores que desenvolvem as suas actividades no Concelho e pagam contribuições para o Concelho, estão há anos à espera, com a corda ao pescoço...e para eles nem um tostão, mas para os paspalhões se andarem a exibir nas confrarias já há dinheiro a rodos... maldito 25 de Abril, já estavas no Tarrafal há muito.

10:15 AM

Anônimo disse...
Se fosse só essa mamadeira. O que os Poiarenses não sabem é o que os matraquilhos comem, como os reformados a receberem outro ordenado. A tirarem o lugar a gente que pode produzir. Como um tal sr da família de uma auto-intitulada encarregada de pessoal , que vai a casa com os carros do povo estender a roupa da sua superior hierarquica. Enquanto esta está a fazer horas extraordinárias no gabinete do seu edil. O gasóleo que essa sra metia ou mete, o gás para consumo próprio. Ar casas dos filhos, e mais deixo para a vossa imaginação. É tudo tão vergonhoso que mete nojo...