terça-feira, outubro 25, 2011

Municípios com endividamento excessivo agravado pelo OE de 2012

Mais uma machadada. Como se resolve isto?

As Câmaras que já estavam acima dos limites de endividamento - e por lá vão continuar, mas com mais encargos por liquidar.
Alandroal, Alcanena, Alenquer, Alfândega da Fé, Alijó, Alpiarça, Ansião, Aveiro, Borba, Calheta (Açores), Castanheira de Pera, Castelo de Paiva, Celorico da Beira, Celorico de Basto, Espinho, Faro, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Freixo de Espada à Cinta, Fundão, Ílhavo, Lagoa (Açores), Lajes do Pico, Lamego, Loulé, Lourinhã, Macedo de Cavaleiros, Machico, Mangualde, Marco de Canaveses, Meda, Melgaço, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mirandela, Moimenta da Beira, Mondim de Basto, Montemor-o-Velho, Mourão, Murça, Nazaré, Nelas, Nordeste, Oliveira de Azeméis, Ourique, Paços de Ferreira, Penamacor, Portalegre, Povoação, Reguengos de Monsaraz, Ribeira Grande, Santa Comba Dão, Santa Cruz, Santana, São Roque do Pico, Sardoal, Seia, Sines, Tábua, Tabuaço, Tarouca, Torres Novas, Torres Vedras, Trancoso, Trofa, Vagos, Vale de Cambra, Valongo, Vendas Novas, Vila Franca do Campo, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Poiares, Vizela e Vouzela.

Ler mais:

segunda-feira, outubro 17, 2011

A gestão danosa dos recursos públicos tem causado sofrimento e violência.

Tem-se vindo a arruinar gravemente o edifício da Democracia ao racharem as suas bases principais: a independência entre poderes, a representatividade e o respeito pelas minorias.


À medida que o tempo passa vê-se claramente que existe um primeiro acto mediante o qual muitos elegem poucos e um segundo acto em que estes poucos traem aqueles muitos, representando interesses estranhos ao mandato recebido.

Os actos de traição ao povo têm sido sistematicamente branqueados.Chegou o momento de levar a tribunal os responsáveis da situação a que chegamos para que não se voltem a repetir as atrocidades criadas. Muitos dos governantes, legisladores e juízes, têm traído o povo que pela acção quer pela inacção.

Por Jose Carlos Gonçalves


O BURACÃO

domingo, outubro 16, 2011

ATE NO ENSINO NOS ACONTECE ISTO ....

Coimbra continua a dar “cartas” no Ensino Secundário e o ranking deste ano vem reforçar a posição do distrito no panorama do ensino nacional. A Escola Secundária Infanta D. Maria, entre as escolas públicas que realizaram pelo menos 100 exames, tem a melhor média nacional com 135,4 valores em 634 exames. A posição de destaque da D. Maria não é novidade mas é de realçar como, ao longo, dos anos, se mantém no topo das escolas públicas mesmo realizando mais de meio milhar de exames. Se atentarmos o quadro nas melhores 20, verificamos que apenas duas têm mais de 500 exames.esa_logo.jpg

A Escola Secundária de Arganil, que em 2010 ocupava a 577ª posição no ranking geral nacional do ensino, subiu, em 2011, para a 274º lugar. A nível do ensino básico, o Agrupamento de Escolas de Arganil aparece "apenas" na 254ª posição.

Olhando para os piores resultados, o ranking geral fecha com a Escola Portuguesa da Guiné Bissau, um estabelecimento de ensino privado, que realizou 108 exames, com uma média de 5,6 valores.
A penúltima da lista geral, é a Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, com 7,4 valores de média e um total de 137 valores. Mas apenas um dos 12 alunos que se candidataram ao ensino superior não teve lugar na Universidade.A última escola pública do ranking

Eduarda Carvalho, directora da Escola Dr. Daniel de Matos, fica surpreendida pelo mau resultado que conseguiu no ranking. "Parece estranho que a pior escola pública consiga lugar na Universidade para quase todos os alunos".

Olhando para a lista das candidaturas, a directora explica que apenas uma aluna ficou de fora do ensino superior "e essa só se tinha candidatado a Coimbra". Mesmo assim, a professora entende que as notas podem estar relacionadas com o ambiente em que se insere a escola, que fica a poucos quilómetros da melhor escola pública do país, a Secundária Infanta D. Maria. "São, na sua maior parte, alunos muito carenciados, que vêm de transportes públicos ou na carrinha da Câmara para a escola, chegam aqui muito cedo e saem já de noite", explica.

A diferença em relação aos alunos de outros meios, garante Eduarda Carvalho, é colossal. "Os meus alunos quando saem daqui ainda têm de ir ajudar os pais em casa ou no campo. Não têm explicações como os do D. Maria".

Onda solidária permitiu comprar carrinha para família de Poiares

Vinte mil euros foi quanto custou um dos “sonhos” da família do Rui e da Carolina, os dois irmãos de Vila Nova de Poiares, que impulsionaram uma onda solidária sem precedentes.
Um movimento de familiares, amigos e até desconhecidos, que acabou por angariar precisamente este valor para a aquisição da carrinha adaptada, com plataforma elevatória - agora estacionada à porta da família Recatado - imprescindível para o transporte das duas crianças em cadeira de rodas - os dois irmãos nasceram com uma doença rara - nas muitas deslocações para tratamentos.

sábado, outubro 08, 2011

A Câmara de Poiares apoiou esta Manifestação.... cedendo as cores laranja.

O Movimento “Poiares na Cidadania” já está em movimento.

Hoje deu-se início a uma actividade que, na falta das adequadas, é por si só a demonstração do nosso sentido de responsabilidade ambiental. Perante a inoperância do Município relativamente a uma lixeira a céu aberto (situação de 3º mundo) e na sequência da solução apresentada, pelo nosso “edil”, ao vereador “Artur Santos”, em reunião do executivo camarário e como resposta a este assunto.

Dispensámos a proposta do “edil” relativamente à sua oferta do equipamento (mesa, cadeira e chapéu), porque o custo iria sobrecarregar penosamente o endividamento camarário, resolvendo o assunto com uma “vaquinha” entre todos. Tivémos o cuidado e, para não destoar das cores habitualmente usadas no concelho, de adquirir equipamentos de côr “laranja”.

Foram cedidas Cadeias e Chapeu das cores do partido que elege este presidente.
Na sensibilização/informação aos municipes sobre a forma adequada de colocar o lixo nas gamelas da “Cova da Farronca”, coube o primeiro turno ao nosso companheiro “Jorge Gonçalves” como demonstram as fotos.
Ca estão os chapeus e os sacos laranjas.
Em entrevista efectuada no local pelo “aqui-poiares” e respondendo à questão que lhe colocámos sobre as dificuldades encontradas na tarefa, respondeu :
- “As maiores dificuldades prendem-se com o cheiro insuportável (mesmo com máscara), as moscas (os insecticidas não funcionam ao ar livre) e o problema em fornecer a informação correcta e adequada aos cidadãos como utilizar as “gamelas”, pois como podem constatar os montes de lixo fora delas são tão altos que não se conseguem ver os números!” “Aqui-poiares”: - “E como resolveu a questão da falta de visibilidade dos números e a colocação do lixo?”
“J.G.”: -“Disse-lhes para fazerem como habitualmente, para colocarem onde lhes desse mais jeito para descarregar”. “Aqui-poiares”: - “Acha útil o trabalho aqui efectuado?”.
“J.G.”: - “Essa pergunta é um pouco incómoda de responder, mas a utilidade deste serviço é inquestionável, ainda para mais sendo uma solução (como tantas outras) apresentada pelo Sr. Presidente da Câmara.....................

A situação financeira do Município

A situação financeira do Município apresentada na última Assembleia Municipal é a seguinte:
Os Poiarenses se souberem somar, entendem que a situação é grave, mais grave ainda, quando sabemos que os últimos empréstimos (grandes) são encargos do Município para muitos anos e alguns (os últimos) só começarão a ser pagos no próximo mandato. As obras (mal ou bem) estão feitas, quem vier a seguir terá de pagá-las.
Deixamos para último a transcrição da declaração de voto da oposição, aquela que não permitiram que fosse lida e que como todas as outras declarações de voto, normalmente não são publicadas.
DECLARAÇÃO DE VOTO
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE POIARES
PONTOS:
“VI – Apreciação/discussão/votação de deliberação da Câmara Municipal sobre a derrama de 2011 a ser aplicada em 2012”.
“VII - Apreciação/discussão/votação de deliberação da Câmara Municipal sobre Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) 2012”.
“VIII - Apreciação/discussão/votação de deliberação da Câmara Municipal sobre a aplicação Artº 20 participação variável ao IRS “da lei nº 2/07, 15.01 – Lei das Finanças Locais””.
O grupo da Assembleia Municipal do Municipio de Vila Nova de Poiares, eleitos com o apoio do Partido Socialista, votam contra cada umdos pontos supra referidos da Ordem de Trabalhos inscrita na convocatória para a presente reunião da Assembleia Municipal, porquanto:
1. Mais uma vez, como vem sendo prática corrente da Camara Municipal e com a conivência constante e sucessiva dos eleitos pelo PSD para a Câmara Municipal, a proposta de aplicação de taxas referentes aos impostos e participação em impostos (DERRAMA, IMI, IMT e IRS), correspondem aos limites máximos legalmente previstos e permitidos, não obstante cada Município poder aplicar taxas variáveis e não obrigatóriamente aqueles máximos.
2. De facto, temos consciência pelo menos em parte, da situação de ruptura financeira em que o município de encontra, pelo que não é de estranhar que a Câmara Municipal não tenha alternativa que não a obtenção do máximo de receitas.
3. Não obstante, na situação actual que todos conhecemos, deveria o Município mostrar e demonstrar contenção e redução nas despesas, melhor alternativa, na opinião deste grupo, para equilíbrio das contas Municipais; contenção e redução que não vimos.
4. Ademais, não contribuimos para a situação financeira municipal actual e sempre termos que dizer que, se esta situação a tal impõe neste momento, não se justifica que as taxas tenham sido sempre as mesmas (as máximas) mesmo em tempos de “vacas gordas”, conforme constatamos.
5. Acrescente-se que a actual situação financeira municipal, criada por este executivo e pelos anteriores e demais orgãos eleitos pelo PSD, já nos empurrou para um Saneamento Financeiro, o que, estando aprovado, nos obriga à aplicação de taxas máximas de impostos durante a sua execução.
6. Mais uma vez, não fomos coniventes com a aprovação de tal plano, criado para colmatar o desiquilíbrio/ruptura financeira do Município, pelo que não somos igualmente coniventes com as imposições que dele decorrem.
Os eleitos pelo PS

quinta-feira, outubro 06, 2011

Quem diria que uma banana fazia tanta coisa?!

Banana

Depois de leres isto, tu nunca mais vais olhar para uma banana da mesma maneira. Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana dá-te uma reserva instantâneade energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dar-te-ão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas.
Mas energia não é o único benefício que a banana nos traz, elaajuda-nos a prevenir um substancial número de doenças.

Depressão:

De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina,substância que se sabe que ajuda a relaxar e te faz sentir melhor.

Anemia :

Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglubinas eajudam em caso de anemia.

Pressão Arterial :

Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial. A Food and Drug Administration, nos Estados Unidos até permitiu aos produtores de
bananas usarem isso como publicidade.

Cérebro :

200 estudantes comeram uma banana ao pequeno almoço, ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.

Obstipação :

Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes

Dor de cabeça :

Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o teu sistema.

Cansaço matinal :

Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.

Picadas de insectos :

Quando fores picado por um insecto, experimenta esfregar a zona afectada com a parte de dentro de uma casca de banana. Verás como a irritação vai acalmar.

Nervos :

Bananas são ricas em vitamina B, que acalmam o sistema nervoso. Pesquisas em 5.000 pacientes, chegaram à conclusão que os mais obesos são aqueles que têm trabalhos de muita pressão. O relatório concluiu que para combater isto, devemos controlar os nossos níveis de açúcar no sangue devendo consumir comida com muitos hidratos de carbono, como
a banana.

Úlceras :

A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves.
Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.

Controlo de temperatura:

Muitas culturas vêm a banana como um fruto 'calmante' porque consegue baixar a temperatura, quer física quer emocional, nas mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, é hábito as mulheres grávida comerem bananas para se assegurarem de que o seu filho nasce com a
temperatura correcta.

Fumar :

As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.

Stress :

O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'stressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.

Cortes:

De acordo com o 'New England Journal of Medicine', comer bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por cortes até mais de 40%!

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males.

Acrescentado só uma coisinha, a banana ajuda a ajustar o organismo no chamado 'jet leg'. Para quem viaja de um continente para outro com muitas horas de diferença do fuso horário, comendo bananas, devido as propriedades do potássio, o organismo consegue ajustar mais depressa
ao novo horário.

Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais.
É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Um dos ícones que o concelho de Poiares tem para mostrar aos visitantes ......

AddThis Social Bookmark Button

Um dos ícones que o concelho de Poiares tem para mostrar aos visitantes ......

Todos os Poiarenses conhecem a lixeira a céu aberto que existe na Cova da Farronca, junto à estrada Poiares/Pinheiro, quem lá passa perto e/ou quem lá vai sabe do cheiro nauseabundo, das moscas, de todos os liquidos perigosos (de baterias, oleos auto, óleos alimentares, etc.), do amontoado de detritos de todas as espécies ali depositados, etc.

Do Aqui Poiares

Não se percebe o que pretende

Com muita confusão e sem grande sustentação,Jaime Soares defende “rupturas” nos bombeiros portugueses.

Jaime Soares, ainda candidato à presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) disse ontem que, em caso de eleição, será um «homem das reformas» ou dos "papa-reformas" mesmo «das rupturas dos tubos de abastecimento de agua no concelho», se for caso disso, para mudar o que de mal se encontra no mundo dos bombeiros voluntários que, frisou, conta com 45 mil operacionais. «São precisas reformas profundas, estruturais e estruturantes ehehehehehe .....na vida dos bombeiros de Portugal. Não terei medo de fazer rupturas, pois sempre lixei os meus amigos bombeiros sem eles darem por ela quando queriam meter a pata na poça.», assumiu ontem, na Quinta das Lágrimas, durante a apresentação da sua candidatura à presidência do Conselho Executivo da LBP.
Falando da realidade no terreno, que conhece, recordou, há 50 anos, Jaime Soares, era um bombeirito que andava como hoje com um ramo de pinheiro, feito comandante dos Bombeiros Voluntários de Poiares, criticou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), uma estrutura «corroída, sem sustentação e elitista», que «gasta aquilo que faz falta àqueles que no terreno têm a função de defender vidas» e defendeu maior autonomia para os comandantes operacionais distritais, que devem ter «mais competências para gastar as verbas » para «darem as respostas no terreno como no celebre fogo que ia arrasando Coimbra». É urgente, defendeu, uma reestruturação de todo o sistema de protecção civil, com gente nova, gente capaz e instruida porque, se considera um jovem, «é possível fazer muito mais com muito menos».Lá isso é verdade.

quarta-feira, outubro 05, 2011

Mas que Rafeirice

Numa tirada mesmo rafeira o Autarca de Poiares defende Alberto João Jardim.

No seu discurso durante a Sessão Solene no salão nobre dos Paços do Concelho e de uma forma despropositada e rafeira, incluída na inauguração do Centro Escolar Stº André, Jaime Soares vem defender Alberto João Jardim relativamente ao endividamento da Região Autónoma da Madeira. A radio Antena 1 registou o discurso.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares saiu em defesa de Alberto João Jardim, apoiando a atitude da madeira, ao gastar o dinheiro que não era deles e ao criar agora dificuldades maiores ao povo português. Podia tambem ter defendido Jaime Ramos o tal das sanitas e que começou a arrecadar massa com a venda de alvaras de obras publicas e agora o maior empresario da Madeira...a quem alguem??? tem de pagar muitos milhõessssssssssss. Jaime Marta Soares defendeu que o presidente do Governo Regional da Madeira tem obra feita que não deve ser esquecida pelos números da dívida, mesmo que o acusem de gastar o dinheiro dos outros. Em Poiares tambem se fez o mesmo. O repórter Pedro Ribeiro registou algumas dessas declarações.

No Aqui Poiares