BLOG DAS COISAS QUE DÃO NAS VISTAS..SEM SER A PAISAGEM EM POIARES, MAS TAMBEM NOS ARREDORES.....
sexta-feira, março 30, 2012
Inferno de chamas continua em Penela com a ajuda do vento
Novo incêndio deflagrou em Tola e não deu tréguas a mais de 300 bombeiros e às populações que viram chamas fustigar praticamente todo o concelho. Ontem à noite, fogo chegava a Condeixa.
O concelho de Penela voltou ontem a viver um autêntico inferno e o cenário que já era triste com o violento incêndio que, na quarta-feira, ameaçou várias aldeias da Serra do Espinhal, obrigando mesmo à evacuação de pessoas, tornou-se ainda mais triste. O fogo que deflagrou cerca das 11h00, na localidade de Tola, não deu tréguas às populações e a centenas de bombeiros de várias corporações da região Centro que tiveram dificuldade em dominar um incêndio que depressa avançou por várias localidades, muitas vezes com duas frentes de vários metros de comprimento.
A velocidade com que as chamas galgavam encostas e percorriam hectares de floresta, aproximando-se de várias localidades do concelho, algumas com apenas meia dúzia de casas, obrigou os bombeiros a um trabalho redobrado de protecção das populações que viram o incêndio chegar bem perto dos seus pertences, e, portanto, atacavam-no como podiam: regando telhados, apagando pequenos focos de incêndio com garrafões de água, e combatendo as chamas com terra, atirada com a ajuda de um tractor e uma escavadora.
quinta-feira, março 29, 2012
Futuro de Jaime Soares pode passar pela Câmara de Coimbra
Autarca de Poiares ja não se enxerga e garante que vai pugnar pela eleição de um sucessor de “confiança”, pois como estes são todos malandros, so ha um que é de confiança, que é bufo e que o bajula a torto e a direito. Tambem admite uma candidatura independente a Coimbra, “não contra as negociatas em que foi prodigo no PSD”, mas “contra outros elementos do PSD que querem fazer negociatas”. Passos Coelho que antes de ser eleito, foi insultado e maltratado, acabou por perdoa-lo e dar-lhe um papel de embrulho na estrutura distrital pelo qual se fartou de aninhar. Se calhar vai-se arrepender.
Ser bombeiro e presidir a uma câmara são cargos que não são conciliáveis e, como diz o povo, “quem corre por um gosto destes não se cansa de fazer asneiras”. Dedica-se às coisas de alma e coração, com paixão, não se importando de atropelar toda a gente e insultando, berrando com quanta força tem ate cair para o lado. Assim como os feirantes da raça cale.Não compreende que haja tanta gente que ja não goste dele e não espera mais nada dele. São uns ingratos pois com a devoção às causas que abraça, entrou pobre na câmara e quer sair pobre da câmara. Entra e sai com uma mão à frente e outra atras.
Quase no fim de mandato ou onde ja não faz mais nada espera que na câmara não o comecem a empurrar pelas escadas abaixo. Sempre se bateu e orientou pelos valores da profissão que tinha antes de o empurrarem para a câmara em 74, quando nem numa cadeira se sabia sentar.
Assumiu na altura a bandeira que ja existia em Poiares e começou a tratar as pessoas do povo e os doutores tambem por tu. Jurou que um dia tambem o haviam de tratar por doutor, nem que para tal criasse a universidade senior de Poiares sendo o aluno nº1 e se licenciasse em novas oportunidades.
Até ao último dia quer manter sempre o mesmo espírito de entrega, a mesma forma de estar de um homem que nasceu no povo, vive ao lado do povo, viveu do povo, serve-se do povo, insulta o povo e será corrido pelo povo.
Entrevista adaptada ás circunstancias actuais
domingo, março 25, 2012
Mas que espectaculo. è preciso ser-se atrevidote e não ter a noção do ridiculo.
A ideia é acatar algumas das propostas da Associação dos Presidentes de Juntas de Freguesia e com isso amaciar os autarcas e a relação tensa que estes têm mantido com o ministro Miguel Relvas. Várias conversas e encontros decorreram nos últimos dias, mesmo durante o Congresso do PSD, e terão ajudado a serenar os ânimos.
Os protestos dos autarcas ficaram, praticamente, à margem desta reunião. Tirando o histórico Marta Soares, de Vila Nova de Poiares, que confessou a sua "mágua com Miguel Relvas", a guerra autárquica passou à margem da Sala Tejo.
Relvas ainda não discursou no Congresso.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/psd-conversas-com-a-anafre-acalmam-autarcas=f714317#ixzz1q5EBC52c
quinta-feira, março 22, 2012
O Seu a Seu Dono
Caldense agraciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses
António Galamba foi agraciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses com o crachá de ouro, no passado fim de semana.O caldense, antigo vereador na câmara das Caldas, recebeu na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses, pelas mãos de Jaime Marta Soares, presidente da Liga, o crachá pelo trabalho desenvolvido enquanto governador civil de Lisboa.
Quem la esteve desmente a noticia, dizendo:
Exmos. Senhores,
Ao ler a vossa notícia não posso deixar de fazer uma correcção à mesma.
A condecoração entregue ao Dr. António Galamba, foi proposta pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa.
A imposição teve lugar na sede da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa e não onde indicam.
Por último não foi entregue pelo bombeiro Jaime Soares que preside ainda à Liga, mas sim pela Sra. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, acompanhada sim pelos chefes dos bombeiros da Liga e da Federação de Lisboa.
Poiares disponível para receber o tribunal da comarca
Jaime Soares refere que, num quadro de solidariedade inter-concelhia, poderá acolher serviço até à programada extinção
sexta-feira, março 16, 2012
Isto só lá vai com penas de prisão
O problema é que Maria das Dores Meira diz que não pode, "à custa do seu salário e património", reembolsar o Estado (por isso o reembolso vai sobrar para os funcionários…).
Pergunta: se os dois despachos que promoveram os funcionários são da responsabilidade da presidente, quem senão ela deveria reembolsar o Estado pela errada utilização de dinheiro dos contribuintes?
É injusto? Não. Os autarcas, e todos os decisores públicos, têm de ser responsabilizados pelos seus actos (em Elvas, em 2010, ocorreu uma situação parecida). No caso das autarquias há um longo historial de má gestão (se mais de 50% dos municípios vivem com dificuldades financeiras, isso significa que foram muito mal geridos). E, em alguns casos, essa má gestão raia a gestão danosa.
Sempre que se apure que um autarca, ou outro decisor público, utilizou erradamente dinheiro dos contribuintes, e se for considerado culpado pelos tribunais, deve cumprir pena de prisão. Mas prisão efectiva. É uma punição exagerada? Não. Enquanto um decisor público não acabar atrás das grades por gestão danosa (isto é um eufemismo porque há actos que configuram crimes bem mais graves…) a irresponsabilidade vai continuar.
Vila Nova de Poiares merece mesmo que se faça uma auditoria às suas contas e se se considerar que houve gestão danosa ou evidente má gestão, será evidente e os contribuintes aplaudirão que os culpados sejam presos. Ao menos que seja dado o exemplo.
Camilo Lourenço
quinta-feira, março 15, 2012
segunda-feira, março 12, 2012
domingo, março 11, 2012
Como se entrava para Direito na Universidade na Figueira da Foz
Ha uns anos para se entrar nas Universidades privadas foi dada a aoportunidade a alunos de efectuarem exames ad hoc. Esses exames eram de cultura geral e eram apreciados tambem ad hoc, por um juri mais bem ou mal disposto.
Um aluno desses, bem nosso conhecido teve 0% no exame (mas não respondeu errado a nenhuma pergunta)
Respondeu assim:
Brilhante!!!...Retirada (?) de uma prova escrita desses Ad Hoc...O aluno bem nosso conhecido acabou por entrar directamente em Direito, depois de revista a prova e de passar para 16 valores a sua classificação...Hi,Hi,Hi,Hi,..
------------------------------
(parece mais uma prova de pensamento divergente...)
1) Em que batalha morreu o Almirante Nelson?
Na sua última.
2) Onde foi assinada a Declaração de Independência?
No fim da folha.
3) O Rio Ave corre em que Estado?
No estado líquido.
4) Qual é a principal causa do divórcio?
O casamento.
5) Qual é a razão principal para falhar?
Os exames.
6) O que é que não se pode comer ao pequeno-almoço?
O almoço e o jantar.
7) O que parece uma metade de uma maçã?
A outra metade.
8) Se lançarmos uma pedra pintada de vermelho ao mar azul, no que é
que se transforma?
Num a pedra molhada.
9) Como é que um homem consegue estar oito dias sem dormir?
Facilmente. Dorme de noite.
10) Como é que se pode levantar um elefante com uma mão?
Não é possível encontrar um elefante só com uma mão.
11) Se tiver 3 maçãs e 4 laranjas numa mão e 4 maçãs e 3 laranjas na
outra, o que é que tem?
Mãos muito grandes.
12) Se foi preciso a 8 homens, 10 horas para construir um muro, quanto
tempo demorarão 4 homens a fazê-lo?
Nenhum. O muro já tinha sido construído pelos outros.
13) Como é que se consegue deixar cair um ovo em cima de um chão de
cimento sem o partir?
De qualquer maneira. O chão de cimento dificilmente se parte.
sexta-feira, março 09, 2012
O FOSSIL ARCAICO - Um Poema de Alberto de Canavezes
Lançada no meu caminho
Seu papa-formigas…
Manipulador
Terás o meu aplauso.
Não quero que mo digas
Fá-lo, seu bedum arcaico.
Falo de manso…
Meu manso pré-histórico
O teu fóssil é já mosaico.
E o teu fim será meteórico.
Não uses é nenhum dos meus…
Para me atingires.
Tenho dó de ti.
Não o ouses nem o faças
Porque por ti passará
Uma tempestade
Que te partirá
As tuas débeis vidraças.
Estás nas minhas mãos
Como um boi…
Atado a uma corda.
Não me julgues
Não me tentes
Não zurzes mais…
Porque senão
Ouvirás vozes “espirituais”.
Qual é o teu reino no meio dos animais!?
Não orquestres o meu silêncio.
Será pior “a tormenta que o soneto”
Eu levanto-me entre o incenso
E tu entre qualquer teto…
Andas a maquinar
A mendigar…
Que eu não desfrute
Da minha cidadania.
Andas atazanar o cabalo
No burro que és…
Quem diria!
Não te digo:
“Vá chatear a humanidade”
Com um arredar de pés
Dir-te-ei em solidariedade
Vai chatear a tua tia.
ALBERTO DE CANAVEZES
quinta-feira, março 08, 2012
Nos "media" nada aparece sobre isto, porque será?
RESPONSÁVEIS PELA CRISE ISLANDESA COMEÇAM A SER PRESOS
Julgamento a sério dos culpados de crimes financeiros contra a Pátria?...
Enfim, a Islândia é outra sociedade, uma democracia a sério.
Na Tugalândia não há cá luxos desses...
Os directores de bancos islandeses que arrastaram o país para a bancarrota
em finais de 2009 foram presos por ordem das autoridades, sob a acusação de
conduta bancária criminosa e cumplicidade na bancarrota da Islândia.
Os dois arriscam-se a uma pena de pelo menos oito anos de cadeia, bem
como à confiscação de todos os bens a favor do Estado e ao pagamento de grandes indemnizações.
A imprensa islandesa avança que estas são as primeiras de uma longa lista de
detenções de responsáveis pela ruína do país, na sequência do colapso
bancário e financeiro da Islândia.
Na lista de possíveis detenções nos próximos dias e semanas estão mais
de 125 personalidades da antiga elite política, bancária e financeira, com
destaque para o ex-ministro da Banca, o ex-ministro das Finanças, dois
antigos primeiros-ministros e o ex-governador do banco central.
A hipótese de cadeia e confiscação de bens paira também sobre uma dezena
de antigos deputados, cerca de 40 gestores e administradores bancários, o
antigo director da Banca, os responsáveis pela direcção-geral de Crédito
e vários gestores de empresas que facilitaram a fuga de fortunas para o
estrangeiro nos dias que antecederam a declaração da bancarrota.
Em Outubro de 2008, o sistema bancário islandês, cujos activos representavam o equivalente a dez vezes o Produto Interno Bruto do país, implodiu, provocando a desvalorização acentuada da moeda e uma crise económica inédita
domingo, março 04, 2012
Quatro concelhos da Beira Serra – Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua – vão dispor de 14 novas unidades de turismo rural, até 2013.
Os projetos são apoiados por fundos comunitários, através da Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra (ADIBER), o grupo de ação local (GAL) que gere as verbas do Leader + nestes concelhos do interior do distrito de Coimbra.
Além destas unidades, a ADIBER apoia outras “iniciativas que contribuem para a afirmação da Beira Serra como destino turístico de qualidade, como a recuperação de património, arquitetónico e paisagístico, ou pequenas estruturas de produção e comercialização de produtos endógenos”.
sábado, março 03, 2012
E por cá?
Mais uma notícia que passa inteiramente ao lado dos nossos fazedores de opinião.
PARABÉNS BRASIL ! ! !
Leiam com cuidado... e atenção!!! E digam-me... SE ELES CONSEGUEM, PORQUE É QUE NÓS NÃO CONSEGUIREMOS MORALIZAR A NOSSA CLASSE POLÍTICA, PRINCIPALMENTE OS NOSSOS DEPUTADOS DAS ASSEMBLEIAS NACIONAL E REGIONAIS?
UMA LEI DESTAS É HISTÓRICA.... SEJA EM QUE PAÍS FOR!!!
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda da Constituição do Brasil)
PARABÉNS, BRASIL!
A Lei da Ficha Limpa foi promulgada e aprovada rapidamente. Por que ? O povo exigiu , e a meu ver, a Presidenta...quis.
Lei de Reforma do Congresso de 2011 (emenda da Constituição do Brasil)
1. O congressista será assalariado somente durante o mandato. E não terá aposentadoria proveniente somente pelo mandato.
2. O Congresso contribui para o INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ). Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congresso participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.
3. Congresso deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.
4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário.
5. Congresso perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.
6. Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõem o povo brasileiro.
7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.
É ÚTIL P/despertar consciencias nas populações das nossas aldeias e freguesias, para verem em quem votam !!!
Ficha Limpa é uma lei brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu mais de 2 milhões de assinaturas.
O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010.[1] Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar.