quinta-feira, março 22, 2012

Poiares disponível para receber o tribunal da comarca

Deve trazer Agua no Bico


Jaime Soares refere que, num quadro de solidariedade inter-concelhia, poderá acolher serviço até à programada extinção
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares disse ao Diário de Coimbra estar aberto à possibilidade de acolher o Tribunal da Comarca de Penacova, em caso de ser tomada uma decisão nesse sentido, em face da falta de condições nas actuais instalações.
A questão não foi suscitada por Jaime Soares, mas, depois de um contacto por parte de uma Magistrada do Ministério Público, o autarca informou o Ministério da Justiça (MJ) da disponibilidade de espaço para receber os serviços.
«É uma questão de solidariedade para com os nossos vizinhos, que, se não tiverem condições, nós podemos receber o tribunal », disse o autarca, deixando claro tratar-se apenas de uma questão de boa vizinhança entre dois municípios que partilham a comarca.
Jaime Soares frisou que, no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares «temos oito gabinetes e uma sala de sessões à disposição do MJ, caso assim o entenda», relativizando esta questão, «até porque seria apenas temporária».
As condições de trabalho no Tribunal de Penacova, instalado nos antigos Paços do Concelho, são notoriamente insuficientes, tendo-se agravado a situação com o início das obras de reabilitação urbana da vila, que isolaram o edifício. Recorde-se que o Ministério da Justiça e a autarquia assinaram um protocolo para a construção do novo tribunal em 2008, obra nunca realizada pelo Estado, e, mais recentemente houve um acordo para a reabilitação da escola do Largo D. Amélia, mas que, segundo Humberto Oliveira, terá caído em saco roto com a decisão de encerrar o serviço. Centro Cultural de Penacova pode perder financiamento O autarca de Penacova recorda que foi feito o projecto para a obra, que custaria 150 mil euros a cada uma das partes, mas, depois de tudo acordado, terá deixado de ter interlocutor no MJ, ficando a saber há pouco tempo que o tribunal está na lista daqueles que vão encerrar.
Este projecto permitiria desocupar os antigos Paços do Concelho, para onde a autarquia tem projectada a criação de um Centro Cultural, ao abrigo de uma candidatura a fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), lançada ao mesmo tempo das empreitadas de reabilitação urbana e do parque de estacionamento, que já estão em obra há meses.
Neste momento, segundo Humberto Oliveira, «é quase certo que vamos perder esses fundos na limpeza que o Governo vai fazer às candidaturas por executar», havendo, assim o risco quase certo de o concelho perder o tribunal, de acordo com a proposta da Direcção- Geral da Administração da Justiça, e de não conseguir tomar posse do edifício em tempo útil para a concretização do Centro Cultural.
Perante esta situação, Humberto Oliveira está disposto a encontrar uma solução imediata e refere que, «se quiserem, na terça-feira, coloco todos os meios da câmara à disposição para se transferirem para o Largo D. Amélia.
I

4 comentários:

Anônimo disse...

Deve trazer mesmo, agua no bico. Em Poiares é à grande e à francesa.
Mas antes isso, de dar utilidade às instalações neste país do que estarem às moscas depois de se ter arrasado tanto dinheiro.
efectivamente Poiares tem muita coisa nitidamente às moscas enquanto o que era necessario para as populações ficou por fazer e que nunca mais se fará na vida. Assim só daqui a muitos anos e com gente capaz. Com a desgraça que se cometeu em Poares nem daqui a 5 mandatos as coisas se endireitarão. Os dinheiros que houver, mal darão para pagar a metade dos funcionarios que existem-
Qual saneamento, qual abastecimento de aguas, qual carapuça. Nem daqui a 20 anos. talvez so quando tiver netos é que isso venha a acontecer e quando formos equiparados aos habitantes do interior do Magrebe. Temos que pagar o custo desta democracia leiloeira que elegia qualquer "xorisso" para tomar conta da tasca.Vamos pagar isso bem caro e com lingua de palmo e meio. A de palmo ja la vai.

Comendador do peixe do rio disse...

O edificio laranja vai passar a tribunal? Assim sempre tem algum uso, tirando as festas da chanfana dos confrades. Deve também ser para alguns comendadores gastarem menos gasoil nas idas ao tribunal.

Sempre fica ao virar da esquina...

Anônimo disse...

Então sera desta que ficara preso em casa. Ja não se vai chorar e pedir clemência a Penacova.
Muito aturou a juiza que tinha pena do desgraçado e mandava-o embora.

Anônimo disse...

Mais confrades?