sexta-feira, março 09, 2012

O FOSSIL ARCAICO - Um Poema de Alberto de Canavezes

A cada pedra
Lançada no meu caminho
Seu papa-formigas…
Manipulador
Terás o meu aplauso.
Não quero que mo digas
Fá-lo, seu bedum arcaico.

Falo de manso…
Meu manso pré-histórico
O teu fóssil é já mosaico.
E o teu fim será meteórico.

Não uses é nenhum dos meus…
Para me atingires.
Tenho dó de ti.
Não o ouses nem o faças
Porque por ti passará
Uma tempestade
Que te partirá
As tuas débeis vidraças.

Estás nas minhas mãos
Como um boi…
Atado a uma corda.
Não me julgues
Não me tentes
Não zurzes mais…
Porque senão
Ouvirás vozes “espirituais”.

Qual é o teu reino no meio dos animais!?
Não orquestres o meu silêncio.
Será pior “a tormenta que o soneto”
Eu levanto-me entre o incenso
E tu entre qualquer teto…


Andas a maquinar
A mendigar…
Que eu não desfrute
Da minha cidadania.
Andas atazanar o cabalo
No burro que és…
Quem diria!
Não te digo:
“Vá chatear a humanidade”
Com um arredar de pés
Dir-te-ei em solidariedade
Vai chatear a tua tia.

ALBERTO DE CANAVEZES

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas que poema descomunal...
Tão bem expressivo...
Tão acertivo...
Assenta-lhe como uma luva...
Mas o comendador que é, para ele será, um grande louvor...
O burro sou eu...

Anônimo disse...

CARLOS HENRIQUES, mais conhecido por carlos piriquito.
Alguém o conhece na política Poiarense?
Já se interrogaram porque razão o ainda presidente o quer a suceder-lhe?
Partilho algumas opiniões:
-Ser um fantoche manobrado pelo actual presidente;
-É confrade e adepto da actual confrade-mor;
-Está na direcção da Caixa de Crédito Agricola de Poiares por interesses do actual presidente da camara;
-Está comprometido com a ADIP que é presidida como todos sabem pela confrade-mor;
-E sobretudo tem conhecimento de muita coisa obscura protelada pelo presidente da camara actual.
SE FOR ESTE O ELEITO, ENTRE OUTRAS COISAS, A CONFRARIA CONTINUA A SER SUBSIDIADA PELA CAMARA E A ADIP CONTINUA COM GARANTIA DE FINANCIAMENTO, UM AVAL EM BRANCO TENDO COMO FIADOR A CAMARA MUNICIPAL DE POIARES.
O burro sou eu...

Anônimo disse...

Mas afinal ja ha sucessor?
Corram-nos à pedrada. é o que merecem. Pois candidatam-se para não serem presos?

Anônimo disse...

À pedrada? Então andou o presidente do estaminé a gastar dinheiro nas calçadas e vamos agora arrancar as pedras para lhas atirar?

Vendo bem até nem é mal pensado!