quarta-feira, novembro 07, 2012

Recuperando um post de ha 7 anos...25 Junho 2005


Ninguem se entende - Miguel Almeida substitui Jaime Soares

Ao fim de cerca e quatro meses na Assembleia da República, Jaime Soares prepara-se para regressar à Câmara de Vila Nova de Poiares.
2 de Junho é o seu último dia como deputado. De volta está o autarca e candidato a novo mandato. Miguel Almeida será assim o senhor que se segue, para evitar aquelas confusões de Alcochete.Para alguma coisa servem os amigos.
Depois daquela confusão com o Ministro Antonio Costa, o melhor foi meter o rabinho entre as pernas e refugiar-se em Poiares.
Ate parecia aquela figura do Bokassa do Atlantico.
O pedido de suspensão de mandato foi apresentado na semana passada, em cumprimento dos estatutos regimentais, e no próximo dia 3 de Julho volta a assumir a figura de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Coisa que nunca deixou, nem deixou que as presidentas em exercicio abrissem a correspondência da Câmara. Ah grande heroi.
Pelo caminho ficam cerca de quatro meses de experiência para lamentar com que Jaime Soares não se entendia.Tamanha era a confusão que baralhou alhos com bugalhos,com intervenções centradas basicamente em questões relacionadas com a protecção civil, as obras da Estrada da Beira ? bem como a limitação de mandatos e a revisão da lei eleitoral foram alguns dos assuntos que mexeram com o autarca de Poiares e o levaram a tentar levantar a voz e dizer de sua justiça em sede parlamentar...mesmo para lamentar.Só que o mandaram bater a bola baixinha que ali não seria tolerado o mau habito terceiro mundista de berrar. Todavia, a grande questão que verdadeiramente apaixonou Soares foi, sem dúvida, a possibilidade que teve mandar umas bocas ao ministro da Administração Interna a propósito da antecipação da época de fogos e a disponibilização de meios, mormente aéreos, para o combate aos incêndios.Só que este lhe deu para tras, ficando Soares a fazer figura de sendeiro.
Com uma experiência empirica de alguns anos a correr atras dos fogos florestais, Soares baralhou essa experiencia com as experiencias cientificas de combate a fogos florestais, ja que ha meios de sobra a desperdiçarem-se por esse país fora como afirmaram tecnicos americanos que recentemente nos visitaram.
Chegaram à conclusão que os nossos bombeiros são bons rapazes mas que os seus comandantes são muito fraquinhos. É por isso que Portugal arde tanto. Não ha comando e os comandantes são analfabetos na interpretação dos fogos florestais. Na proteção civil é a mesma coisa. Ate mandam vir com o INEM.
Sem falsas modéstias, quer ser o autarca mais tolerado em tempo na historia de Portugal. Quer bater o record...nem que para isso os outros 4 tenham de morrer mais cedo.
A grande paixão ainda vai ser o querer ser Presidente da Liga dos Bombeiros.Como Presidente de Câmara é meio caminho andado para isso.

Sobre a sua alegada envolvência nos meandros do caso Freeport, Miguel Almeida não se pronuncia nem sabe o que dizer e deixa quaisquer declarações sobre o assunto para a próxima segunda-feira, já nas cadeiras do Parlamento. Marques Mendes que se cuide, pois isto cheira a esturro.Independentemente disso, admite que, a haver alguma incompatibilidade, terá de ser a Comissão de Ética a dizê-lo.
Publicado em 25 Junho 2005

4 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bons rapazes. Os anos passam e os maus vícios na politica persistem.

Anônimo disse...

Persistem e cada vez pior. Já não ha tunel, quanto mais luz ao fundo do tunel. Uma desgraça no nosso concelho. Muita gente vai passar fome, vai andar descalça e trabalhar de sol a sol. É a herança que vamos ter desta gente.

Anônimo disse...

Mas muita chanfana e chanfanix vão ter para se "chanfanicarem" com alegria!

Anônimo disse...

Mas o que é que la foi fazer? falar sobre fogos florestais? Disse tanta asneira na Comissão que o convidaram a regressar a Poiares. No entanto não deu o lugar em Poiares a quem estava a desempenhar bem esse lugar. Quis continuar a dar espectaculo e é o que se tem visto nestes ultimos anos. Uma vergonha que envergonha qualquer poiarense com as dividas acumuladas e com as obras todas incompletas. As outras serão para pagar dentro de 30 anos. quem vier a seguir que pague, nem que seja com a "grelha".