terça-feira, fevereiro 01, 2005

POIARES - Semana da Chanfana fechou com "chave de ouro"



O grande êxito leva organização a aumentar a fasquia em termos de qualidade e eficiência, mas também a aumentar no próximo ano o evento para a Quinzena da Chanfana
A Semana da Chanfana, que decorreu em Vila Nova de Poiares no princípio do mês, chegou ao fim, após terem sido entregues as condecorações a todos os restaurantes que aderiram ao evento. A singela cerimónia serviu também para saber quem foi a unidade de restauração que acabou por sobressair entre todas as outras, e poder ter o prestígio de ostentar durante um ano o galardão de Restaurante Recomendado pela Confraria da Chanfana.
Em análise estiveram diversos aspectos que iam desde a qualidade da sua cozinha, a arte de bem receber e a genuídade do prato, entre outros, por um júri composto por personalidades diversas, algumas com reconhecidas competências profissionais na área da gastronomia.
O Restaurante Dona Elvira, situado no Entroncamento de Poiares foi o grande vencedor, sucedendo assim à "Moendinha". Contudo não se pense que foi tarefa fácil chegar a esta conclusão, como o referiu o Juiz da Confraria, Jaime Soares, que revelou mesmo ter sido uma disputa acérrima.

Êxito força evento a durar uma quinzena
O sucesso da II Semana da Chanfana foi de tal ordem que a organização deste evento, a cargo da Confraria da Chanfana com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, pretende alargar o tempo da realização do evento para uma quinzena.
Exemplo desse mesmo êxito foi o grande afluxo de visitantes, tendo-se registado mesmo em vários restaurantes filas de espera, como também nalguns a Chanfana esteve em risco de esgotar. Ao todo foram servidas cerca de duas mil doses desta iguaria gastronómica, sinal de que por Vila Nova de Poiares passaram milhares de pessoas.
O contentamento por as metas inicialmente propostas terem sido largamente ultrapassadas, estava bem expresso nas palavras da Mordomo-Mor, Madalena Carrito. Serão introduzidas melhorias e outros critérios de forma a responder às necessidades dos visitantes, em termos de qualidade e eficiência.

Nenhum comentário: