As obras no Ramal da Lousã arrancarão em 2008 e a circulação ferroviária ficará cortada durante dois anos, para que tram-trains iniciem transporte em 2010. A garantia é de Álvaro Maia Seco que ontem conseguiu convencer a Câmara de Coimbra da importância das alterações ao projecto. Aprovação do executivo será formalizada dia 27. Álvaro Maia Seco garante que a Metro Mondego (MM) está a trabalhar para que «em meados do ano que vem» se iniciem as obras da primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego, ou seja, que arranque em 2008 toda a intervenção prevista entre Serpins e a estação de Coimbra-Parque, incluindo as alterações que agora quer implementar no traçado. Lá para 2010 os tram-trains já estarão a circular em todo o Ramal da Lousã mas, para isso, a circulação ferroviária será interrompida entre a Lousã e Coimbra durante dois anos.
Ainda este ano, serão lançados os concursos de algumas empreitadas de modo a que este calendário possa ser totalmente cumprido e o processo não sofra substanciais atrasos.Que o projecto não tenha mais grandes entraves é aliás uma das principais preocupações da MM neste momento e foi isso mesmo que Álvaro Maia Seco foi dizer ontem ao executivo camarário ao apresentar todos os pormenores sobre as alterações que a administração da empresa pretende para o trajecto do metro e que, aliás, mereceram a concordância da Câmara de Coimbra, após várias horas de discussão, onde a MM deu a conhecer todo o trabalho que tem vindo a desenvolver para, respondendo a uma solicitação da Secretaria de Estado dos Transportes, melhorar todo o projecto, tornando-o mais eficiente técnica e financeiramente.
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