quarta-feira, agosto 22, 2007

POIARES - Autarquia acusa FEDICOP de “análise falsa”

POIARES - Autarquia acusam FEDICOP de “análise falsa”
Coimbra e Poiares, identificadas como tendo pagamentos para efectuar às construtoras civis com atrasos superiores a 15 meses, consideraram a análise “falsa” e “desactualizada”.Segundo a Federação Portuguesa da Indústria de Construção e Obras Públicas (FEPICOP), as câmaras municipais de Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz e Guarda têm dívidas a construtoras civis por liquidar há mais de 15 meses, quando a lei estabelece um prazo médio de pagamento de 40 dias. Além daquelas câmaras, a FEPICOP identificou ainda as autarquias de Ílhavo, Montemor-o-Novo, Santa Maria da Feira, São Pedro do Sul, Vila Nova de Poiares e Vouzela como as maiores incumpridoras do país, com facturas por liquidar há mais de 15 meses.
“Não corresponde à verdade. Não há qualquer situação de conflito ou de pressão”, afirmou o presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares, admitindo apenas “alguns atrasos com duas empresas”, mas sujeitos a acordos com planos de pagamento.
“Está absolutamente controlado, temos um bom entendimento com as empresas, não há qualquer situação de conflito nem de pressão”, sublinhou, por seu turno, Jaime Soares, ao lembrar que “os municípios têm dificuldades e quem não cumpre é o Estado”.De acordo com o autarca de Poiares, os pagamentos são feitos com um prazo de dois a quatro meses e os atrasos devem-se a factores como a demora do Estado a disponibilizar verbas no âmbito de contratos-programa ou ao processo de conferência de facturas.
E remata logo “A Federação [FEPICOP] está muito ávida para justificar a sua existência, com certeza está a precisar de afirmação, mas entra pelo caminho mais fácil e sinuoso”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Alguns atrasos? Só duas empresas? Porquê as outras já não fiam? Essa da afirmação faz-me lembrar algumas coisas que se passaram ao longo de muitos anos nesta santa terrinha onde até os porcos andavam de bicicleta.

Pedro M. S. disse...

Convidamos os leitores do Blog "Poiares online" a visitarem o "Mundo de Pé na Cova - De Penacova para o mundo, com humor!"
http://bnoticiaspenacova.blogspot.com

Cumprimentos.

Anônimo disse...

Poiarenses e não só (também às autoridades deste País que deveriam de olhar mais para o que se faz e não faz em Poiares,pois assim até estão coniventes com o presidente da Câmara....óbvio). Autoridades que metem a cabeça na areia como a avestruz, para não verem a desgraça! Como estes estão os abstencionistas que não votam e que por isso agora não podem falar...ou queixar-se, mas lutem !!!)
O que é que o presidente faz: desbarata os dinheiros públicos!
Se não vejam o que ele já fez aos milhões de euros que pediu emprestados à Caixa Geral de Depósitos o ano passado (e já os esbanjou?), para que os vindouros paguem a factura.
O caso da Fraga é um exemplo excelente. Os monumentos outro exemplo. A compra de palmeiras, segundo dizem cerca de 40 000 euros, outro. Isto é o que se diz uma gestão ruinosa !!Para não esquecer a dívida que a Camara já tinha anteriormente.
Mas e o que não se fez?: desde os simples passeios na vila e na zona industrial que por não existirem, são uma afronta e representam a insensibilidade do presidente para a segurança dos cidadãos. Ele prefere os monumentos que dão nas vistas e lhe permitem um blá,blá blá... para enganar as pessoas!
Agora vejam (lembrem-se!) que não existe uma verdaddeira ETAR no Concelho de Poiares e os resíduos perigosos e cancerígenos estão a ir para o Mondego e para os níveis freáticos que contaminam as águas subterrâneas de Poiares e dos concelhos vizinhos.
Não existe uma sinalética e nome de ruas(onde os Poiarenses e grandes figuras distritais e nacionais sejam lembradas.
Não existe um saneamento minimamente aceitável que salvaguarde a saúde dos poiarenses.
Onde está o Delegado de Saúde e que faz ele?
Não existe liberdade e espaço para exercer o direito de cidadania, discutindo os problemas sem complexos para bem de todos os poiarenses sem excepção.
Não paga aos fornecedores, acha que o Estado é mau pagador e então ele também não paga. É UMA VERGONHA !!como é que os fornecedores podem pagar aos seus empregados e assumir também os seus compromissos? Os fornecedores também podem dizer ao Estado que a Camara de Poiares não lhes paga?
Isto só está assim em Vila Nova de Poiares porque não há um controlo das autarquias que obrigue alguns autarcas a ser honestos e competentes e terem uma noção perfeita e clara do que é um serviço público e não se servirem apenas a si próprios e aos seus correligionários. Aqueles que seguem o presidente da Cãmara também ficarão para a historia como causadores da péssima gestão do concelho de Poiares e para a falta de liberdade existente.
Lutem poiarenses !!!
Nem Salazar faria o que o actual presidente de poiares faz !!
Havemos de continuar a lamentarmo-nos deste estado de coisas em Poiares?
Onde está o Governador Civil? Onde estão os deputados?
Onde está o Ministério Público?
Onde estáo Ministro das Finanças?
Onde está o presidente da Associação de Municipios?
Onde está a oposição política?
Estamos perante uma gestão danosa, desbragada,autoritária,selvagem, sem qualquer controlo, destruidora do concelho de Poiares,abandonada pelas autoridades nacionais.
Lutem poiarenses !!!!!