quarta-feira, dezembro 19, 2007

LOUSÃ - Gang juvenil julgado por 80 crimes

O caso conhecido por «papa-quilómetros» começa a ser julgado no tribunal da Lousã
Um gang de sete jovens, com idades entre os 16 e os 26 anos, começa a ser julgado no Tribunal da Lousã esta quarta-feira, num processo em que é acusado, nomeadamente, de 18 crimes de furtos de veículos.
Entre 2006 e inícios de 2007, o grupo praticou mais de 80 assaltos, em Penela, Lousã, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Soure, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Miranda do Corvo, Ansião, Alvaiázere, Fátima, Ourém e Tomar.
Nos tribunais das comarcas de Tomar, Condeixa, Penela, Ourém, Ansião e Ferreira do Zêzere correm outros processos, no seguimento do rasto de assaltos consumados pelo gangue «papa-quilómetros», como ficou conhecido das autoridades.
O grupo, constituído por cinco rapazes e duas raparigas, é acusado pelo Ministério Público (MP) dos crimes de furto simples, furto e uso de veículos, roubo e condução ilegal praticados em vários concelhos da região Centro.
O grupo furtava viaturas com recurso a gazuas e, noutros casos, assaltava pessoas sob a ameaça de armas brancas e com agressões físicas, obrigando as vítimas a entregar dinheiro, telemóveis e até sapatilhas de marca que traziam calçadas.
Quatro elementos do gangue viriam a ser detidos em flagrante delito pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR da Lousã, no dia 3 de Março, na localidade de Almalaguês (limite dos concelhos de Miranda do Corvo e Coimbra), com um veículo furtado em Coimbra no dia 26 de Fevereiro.
No âmbito deste processo, o MP constituiu ainda arguidos sete receptadores, com recurso a escutas telefónicas, entre eles um mecânico, um vendedor de automóveis e um vigilante, por aquisição de bens «sabendo que eram de proveniência ilícita».

Nenhum comentário: