quinta-feira, junho 19, 2008

Projectos do IC6, IC7 e IC37 estarão prontos em Abril de 2009

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Governo anunciou as escolhas dos traçados que sempre foram defendidos pela Câmara de Seia, excluindo definitivamente a construção de grandes túneis na travessia da Serra da Estrela.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, acaba de anunciar a escolha dos traçados que constituirão a Rede Rodoviária da Serra da Estrela, adjudicando o estudo prévio necessário para o lançamento daquela concessão, constituída pelos IC6, IC7 e IC37.
A assinatura do documento, que é um «grande acontecimento para Seia e [para a] Serra da Estrela», referiu fonte da Câmara Municipal de Seia, teve lugar no dia 14 de Junho, em Conímbriga, Condeixa-a-Nova, durante a cerimónia de apresentação da concessão de estradas “Pinhal Interior”.
Com o objectivo de encontrar o cenário «mais favorável» para o desenvolvimento da Rede Rodoviária na zona da Serra da Estrela, «tendo em conta a sustentabilidade do território – atendendo, pois, a critérios não só de natureza rodoviária, mas também social, ambiental e de desenvolvimento económico» –, o Governo lançou um Estudo de Avaliação Ambiental Estratégica para o Desenvolvimento da Rede Rodoviária Nacional na Região do Centro Interior que teve em conta três cenários, refere uma nota do Ministério.
O “Cenário A” era a interpretação restrita do preconizado no Plano Rodoviário Nacional (PRN) 2000 (IC6 - Coimbra/Venda de Galizes (IC7)/Covilhã (IP2); IC7 - Venda de Galizes (IC6)/Celorico da Beira (IP5); IC37 - Viseu (IP5)/Nelas/Seia (IC7)). No “Cenário B” estava contemplada a opção de atravessamento do maciço central da Estrela com o recurso a túnel, ligando de forma mais directa Coimbra e Viseu à Covilhã. Por fim, o “Cenário C” constituiria a optimização dos traçados preconizados do PRN 2000, não os sobrepondo obrigatoriamente à rede viária existente (EN17, EN230 e EN231) e daí resultando uma menor extensão global.
Depois de realizados todos os estudos – Relatório do Plano e Relatório Ambiental –, seguidos das respectivas consultas públicas, o Relatório Final «apontou o “Cenário C” como preferencial». «O Governo acolheu esta recomendação, optando pelo traçado optimizado do IC6, IC7 e IC37», refere o gabinete do Ministro Mário Lino.
A decisão do Governo foi, recorde-se, aquela que sempre foi defendida pela maioria dos autarcas e das “forças vivas” do Concelho de Seia, considerando-a o Município «a proposta mais coerente e sustentável para o Concelho e para a região».
O estudo prévio foi adjudicado à Projectope - Gabinete de Topografia e Projectos, SA, pelo montante de 985.990 euros, e deverá estar concluído dentro de 300 dias. Este estudo debruçar-se-á sobre uma zona com uma extensão aproximada de 150 quilómetros, com o objectivo de «encontrar uma solução segura, rápida e cómoda para “abrir as portas” à Serra da Estrela». A sua conclusão, prevista para Abril de 2009, tornará possível o lançamento da concessão prevista para a região.
Com a construção do IC6, IC7 e IC37, o Governo «pretende aproximar as sedes de concelho das redes viárias de elevada qualidade, reduzindo em cerca de 60 por cento o tempo de percurso na região», refere aquela mesma nota. A futura concessão beneficiará directamente os seguintes concelhos: Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Seia, Guarda, Oliveira do Hospital, Tábua, Viseu, Mangualde, Nelas e Covilhã.

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