sexta-feira, junho 20, 2008

O Governo percebeu

O Governo percebeu que não podia olhar para a floresta sem uma abordagem integrada»,
afirmou José Miguel Medeiros na Lousã, durante uma visita ao Centro de Meios Aéreos, no aeródromo da Chã do Freixo, no âmbito da Semana Distrital da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
José Miguel Medeiros, natural de Ansião, recordou que na sua infância, neste concelho do Pinhal Norte, distrito de Leiria, “havia uma economia em torno da floresta e a floresta estava limpa”.
«Se o território estivesse ocupado como quando eu era miúdo, não havia fogos», disse.
O secretário de Estado da Protecção Civil, ex-governador civil de Leiria, salientou que a «sangria populacional» das áreas florestais do Centro, nas últimas décadas, potenciaram a deflagração e propagação dos incêndios.
«Conheço hoje mais gente de Pampilhosa da Serra em Lisboa do que a viver no seu concelho, onde vai de vez em quando de visita ou para passar férias, chegando a organizar as festas das suas aldeias», afirmou.
Há algumas décadas, na Pampilhosa e noutros municípios da região, «havia toda uma economia de subsistência que permitia acudir à floresta»
«Houve clarividência do ministro António Costa», sublinhou, lembrando que o antigo titular do MAI, actual presidente da Câmara de Lisboa, decidiu então que «não podia continuar» a anterior atitude do Estado perante os problemas da floresta.
O Governo Civil de Coimbra, em colaboração com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), promoveu hoje, na Lousã, a terceira e última sessão distrital de Defesa da Floresta Contra Incêndios, visando «a sensibilização para a necessidade de coordenação intermunicipal e a troca de informação entre agentes de protecção civil e entidades com responsabilidades nestas áreas»
«Aprende-se com a experiência dos outros, com o que corre bem e com o que corre mal»,

Na fase Bravo, de 15 de Maio e 30 de Junho, o dispositivo operacional de combate a incêndios no distrito de Coimbra compreende seis equipas de intervenção permanente (30 elementos).
Inclui ainda 17 equipas de combate a incêndios (85 elementos), 12 equipas logísticas de apoio ao combate (24 elementos), um grupo de reforço a incêndios florestais (32) e três comandantes às operações de socorro.
Quanto a meios aéreos, a fase Bravo no distrito dispõe de um helicóptero ligeiro e um avião «Dromadair», no Centro de Meios Aéreos da Lousã.
Mais dois «Dromadair» estão também em Cernache (Coimbra) e Coja (Arganil), além de um helicóptero na Pampilhosa da Serra.
disse o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, ao intervir na sessão, ao início da tarde, no auditório do Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF) da Lousã.

Nenhum comentário: