quinta-feira, junho 26, 2008

POIARES cada vez mais isolado

Benefícios da Concessão de Estradas do Pinhal Interior são hoje e amanhã dados a conhecer
O secretário de Estado das Obras Públicas efectua hoje e amanhã um périplo pela região Centro para apresentação da Concessão de Estradas do Pinhal Interior. Paulo Campos passa hoje pelos concelhos da Sertã, Castanheira de Pêra, Pampilhosa da Serra e Arganil, onde vai dar a conhecer, detalhadamente, os benefícios que as obras – cujo concurso público internacional para a concessão foi recentemente lançado pelo primeiro-ministro – trarão a cada um dos municípios envolvidos. Amanhã a visita do governante prossegue pelos concelhos de Penela, Ansião, Alvaiázere e Figueiró dos Vinhos, com a mesma finalidade.
A concessão em causa terá uma extensão total de 567 quilómetros, entre lanços para construção (173 quilómetros), para requalificação (135 quilómetros) e para exploração (229 quilómetros), representando um investimento de 772 milhões de euros. Será «o empreendimento rodoviário mais ambicioso deste mandato», referiu, na altura da apresentação pelo primeiro-ministro, comunicado do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
O desenvolvimento da região Centro, rasgando o território no eixo Tomar/Coimbra é o objectivo desta concessão que tem ainda em vista ligar o Centro ao futuro Aeroporto Internacional de Lisboa. Mas para os concelhos que vão ser beneficiados significa o desejado desenvolvimento económico.
Para Arganil, por exemplo, as vias em causa representam o culminar de anos de espera e o passo fundamental para o desenvolvimento do concelho. «São obras há muito ansiadas pelos arganilenses», diz o presidente da Câmara de Arganil, considerando que as vias que Paulo Campos hoje apresenta – a nova EN342, entre Lousã, Góis, Arganil, Coja e IC6 e o troço do IC6, entre Catraia dos Poços e o nó de Tábua – permitem «o desenvolvimento de toda a região». Mais, considera Ricardo Pereira Alves, a obra da EN342 vai até mais longe do que seria de esperar inicialmente (terminaria em Coja), estando prevista uma ligação ao IC6, que assume «um papel essencial do ponto de vista da mobilidade da região Centro». Foi, de resto, uma das reivindicações do concelho de Arganil junto do Governo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Poiares está é isolado nas decisões. Ja ninguem liga a Poiares por muita culpa do seu Presidente eleito.

Anônimo disse...

O capitalismo financeiro
Foi absolutamente decepcionante a falta de resposta do último Conselho Europeu à crise dos preços petrolíferos, quer quanto a medidas contra a especulação nos mercados internacionais quer quanto a projectos de poupança e de substituição de petróleo. É chocante a displicência dos dirigentes europeus (com poucas excepções) perante uma crise que ameaça gravemente a estabilidade económica e social europeia.
Mas há boas notícias de Washington, onde os deputados acabam de aprovar legislação para impor restrições à especulação com o preço do petróleo nos mercados financeiros (mercados de "futuros"). Até nos Estados Unidos se sabe que tem de haver limites para o capitalismo financeiro. Uma lição para a UE --, ou como uma "economia de mercado liberal" pode dar lições de regulação financeira a uma "economia de mercado coordenada"!
[Vital Moreira] [27.6.08]