sexta-feira, agosto 01, 2008

Estrada da Beira motiva queixas

Uma obra num talude em Ponte de Ribas, Miranda do Corvo, está a provocar a indignação do presidente da Câmara de Poiares. Jaime Soares considera que "estão a destruir a Estrada da Beira".
Segundo ele, a EN 17 (conhecida por Estrada da Beira) precisa de uma intervenção de fundo, "uma vez que se trata de uma 'estrada mãe' e um importante motor de desenvolvimento para a região". Ressalva ainda que uma intervenção no local não seria muito dispendiosa. "Acho muito bem que se façam melhoramentos nas outras estradas, mas não percebo porque não se faz também na Estrada da Beira".
A solução para a via, segundo Jaime Soares, passaria pelo alargamento lateral de sete a oito troços (entre os quilómetros 11 e 19), de forma a criarem-se vias de ultrapassagem. "Ganharíamos cerca de quatro quilómetros destas vias, muito importantes para o escoamento do tráfego", justifica. Considera também a necessidade de dois túneis, "um com cerca de quatro quilómetros, outro com perto de dois". O edil observa que "só se fizeram obras retocáveis na estrada" e só não se fez mais "devido à teimosia, incompetência e má-fé de algumas pessoas", não querendo concretizar as críticas.
A EN 17 é frequentemente utilizada por empresas de camionagem. João Candeias, gerente da empresa Espiga Ouro (Vila Nova de Poiares), considera que "devia ser feita uma via alternativa, porque a EN 17 já não é uma estrada, é uma rua, com casas e estabelecimentos comerciais a darem directamente para a estrada", afirma.
O autarca defende que se deve corrigir o talude e colocar gabiões (estrutura de aço, preenchida com pedras) para segurança dos automobilistas.O facto de a obra se realizar noutro concelho não é relevante para Jaime Soares."A Estrada da Beira é de nós todos e não posso ficar calado com estas situações".

3 comentários:

Anônimo disse...

É de facto confrangedor continuar a ouvir tanta asneira sobre a Estrada da Beira por parte de quem foi o maior culpado dela continuar a ser o que é.
daqui a uns tempos e que já não falta muito, a EN.17 so vai servir Poiares. Os outros Concelhos irão brevemente resolver e bem os seus problemas.
Como é possivel insistir-se em querer alargar a EN.17 ? So deitando as casas abaixo nas terras por onde passa.
Enterrar mais dinheiro? como ja se fez por 3 vezes por causa da maluqueira dum individuo predestinado?
Agora fazer tuneis em 4 kms? e alargar partes para depois ter ou não ter sinais luminosos para proteger as populações? com esse dinheiro e com que se gastou indevidamente, ate ja se teria feito uma Auto Estrada entre a Ponte Velha e Coimbra pela Serra do Carvalho.
Razão tem o representante da camionagem de Poiares. Ha necessidade de uma estrada alternativa e PONTO FINAL.

Anônimo disse...

Ora nem mais.
Como ja ninguem lhe liga, tem que arranjar sempre qualquer coisa para continuar a ser falado e a ser do contra.
tanta gente lhe tem referido que o maior culpado e praticamente o unico, por ter-mos uma estrada que não é mais do que uma rua que vai dar a Coimbra se deve a ele.
Uma pessoa que está ha mais de 30 anos num lugar daqueles ja estorva bastante ha mais de 15 anos.
Com outra gente e com melhor capacidade nada daquilo se teria passado. Ja haveriam outros meios de comunicação mais modernos para se chegar a Coimbra. Lembrm-se daquela celebre ponte Europa para ligar a Penacova?
A culpa foi de quem não correu com ele quando devia. Agora já não vale a pena. O tempo encarrega-se de o escorraçar.

Anônimo disse...

Bem visto.

Só um pequeno comentário: Muros de Gabiões, são Estruturas de Pedras, engaioladas com redes de aço, e não estruturas de aço preenchidas por pedras.

Cumprimentos e lembrem-se: Não votem no Jaime.