domingo, agosto 24, 2008

POIARTES 2008 - XIX Feira Nacional de Artesanato




Cabras de todas as cores, com os mais diversos motivos e feitios, com cornos e sem cornos, vão estar expostas em Vila Nova de Poiares, conhecida pela chanfana. O objectivo é promover aquele prato típico da regiăo a as tradiçőes ligadas á cabra serrana. De 12 a 15 de Setembro, no âmbito da feira de artesanato "Poiartes 2008".
Ao todo săo duas dezenas de cabras em fibra de vidro pintadas por empresas e instituiçőes que participam na Mostra de Gastronomia incluída na feira de artesanato. A exposiçăo ficará patente entre os dias 12 e 15 de Setembro e integra-se nas celebraçőes do VII Grande Capítulo da Confraria da Chanfana.

Quem, a caminho de Vila Nova de Poiares, espreitar os cartazes publicitários, que ilustram o concelho, como a "Capital Universal da Chanfana", poderá imaginar a importância da chanfana na Beira Litoral. A Chanfana é confeccionada com carne de cabra velha, coberta com vinho em caçoilas de barro preto, que văo ao forno. Representantes de mais de 60 confrarias e apreciadores deste prato de cabra velha, reúnem-se no dia 14, nas celebraçőes do VII Grande Capítulo da Confraria da Chanfana.
Durante quatro dias, mais de uma centena de artesăos demonstram as suas habilidades na criaçăo de genuínas peças de artesanato. Paralelamente ao certame decorrem uma série de actividades, nomeadamente o XIV Festival de Folclore do concelho, a IX Mostra de Gastronomia e diversos espectáculos de música popular portuguesa.


3 comentários:

Anônimo disse...

E AS CABRAS???? ALGUÉM QUER PINTAR A "CABRA MOR" ??? Axo que nem o Jaime a quer pintar.

Anônimo disse...

Axo q essa nao tem cornos mas tem distribuido alguns...

Anônimo disse...

Podem pinta-las todas de verde