quarta-feira, setembro 03, 2008

O Choradinho do Costume

«Não podemos deixar de chamar a atenção de toda a sociedade conimbricense da assumida desqualificação das nossas estruturas de saúde». Não podia ser mais esclarecedora a crítica da Comissão Política Distrital de Coimbra do PSD (Partido Social Democrata), manifestada em forma de comunicado.
De forma a justificar a inquietação, os sociais-democratas revelam que «basta analisar os valores do Capital Estatutário que querem atribuir à mais recente entidade empresarial, Hospitais da Universidade de Coimbra [HUC], EPE [Entidade Pública Empresarial]», acrescentando que, «sem qualquer dúvida, a vão estrangular financeiramente, pondo em causa toda uma estratégia futura».
A título de exemplo, o PSD compara «o Capital Estatutário dos HUC, EPE (cinco milhões de euros) com os valores atribuídos ao Hospital de Santa Maria (133 milhões de euros), em Lisboa: são 26 vezes mais!». «Ou com os do Hospital de São João (120 milhões), no Porto: 24 vezes mais», prosseguem o paralelismo, deixando, de seguida, uma certeza: «Coimbra não serve só a sua Área Metropolitana. Serve a região e o país».
No rol de críticas ao Governo, os sociais-democratas de Coimbra referem que, «como não se não bastasse, veio hoje [sexta--feira] a público que o plano estratégico dos HUC para o futuro mais ou menos próximo é completamente desconhecido dos seus profissionais, inclusive directores de serviço, e de todos nós».
Intitulado “Que a Rainha Santa Isabel nos valha!”, o comunicado explica que «como a totalidade das apostas deste Governo socialista vão no sentido de acabar com todas as estruturas descentralizadas do Estado nesta cidade», apelando, de seguida, à padroeira de Coimbra: «Só com a sua bênção, Senhora, é que nos poderemos salvar desta maldição».
Estas frases devem ter um autor muito católico e bem conhecido de todos nós.

“Atentado” à cidade
«A Direcção Regional da Agricultura e Pescas da Região Centro já foi transferida para Castelo Branco; o caso da Direcção Regional de Economia também já veio na comunicação social; fala-se da possível saída da delegação de Coimbra da Agência Lusa ou até da delegação regional do IPJ [Instituto Português da Juventude]», enumera Jaime Soares da Comissão Política Distrital de Coimbra do PSD . Mas a lista de prováveis encerramentos, segundo o partido, não se fica por aqui. «E ainda se preparam para transferir a Direcção Regional de Educação do Centro, assim como têm a intenção de deslocalizar a Entidade Regional de Turismo do Centro, entre muitos outros», avançam.
«Não satisfeitos, estão apostados na desqualificação de Coimbra enquanto cidade da saúde, das ciências da saúde, diríamos até Capital Nacional da Saúde», garantem os sociais-democratas, que, «perante mais este atentado à nossa cidade, ao nosso distrito e ao nosso povo», voltam a afirmar a sua «revolta e indignação por tanto desrespeito» naquilo que «é mais uma prova inequívoca da incapacidade do Governo socialista».
No documento, o PSD de Coimbra afirma que «basta de tanta incompetência e destruição», que, sublinham, «a não ser rapidamente invertida porá em causa o nosso desenvolvimento colectivo, condenando o nosso futuro». «Senhor Dr. Victor Baptista e Senhor Jaime Soares,são capazes de nos explicar o porquê deste mau-olhado dos Governos e dos seus Partidos em relação a Coimbra e ao nosso distrito?!», questiono eu.
«Lá que os governantes instalados no Terreiro do Paço sejam insensíveis aos problemas de Coimbra, já nós sabemos e não é nenhuma novidade»,

E cá vem o choradinho. Até parece o choradinho dos "lelos" a apelar à Rainha Santa
«Agora que sejam os próprios socialistas de Coimbra, nomeadamente o seu secretariado distrital a apoiar estes atentados, desrespeitosos à própria dignidade humana, à comunidade universitária, académica e científica, em suma, a todos nós. Não o poderemos permitir mais», reprovam, antes de finalizar: «Assim, só com um novo Milagre das Rosas. Valha-nos Senhora!».
Que chorrilho...

2 comentários:

Anônimo disse...

Continua a ser uma vergonha.

Anônimo disse...

E já agora. Em tudo quanto eles dizem há alguma mentira? nÃO PASSAS DUM SÚCIA DA TRETA, Ó "ROSINHA". Cor dos invertidos...