domingo, setembro 07, 2008

Cá teremos a XIBOPARADE

Agora com a Poiartes 2008, onde a Chanfana volta a ser rainha na mesa e onde já ha mais confrades do que gente, o presidente achou por bem mostrar aos papalvos que tambem consegue fazer como as vacas que andaram em Lisboa na COWPARADE. Por isso de 12 a 15 de Setembro, “as cabras e os chibos , de todas as cores e decoradas com os mais diversos motivos e feitios, vão invadir a nossa Capital da Chanfana numa XIBOPARADE”.
Ao todo serão umas 20 cabras e bodes em fibra de vidro, que serão distribuídos pelas empresas, instituições e entidades que participam na Mostra de Gastronomia, que as irão pintar e decorar a gosto, devolvendo-as a tempo de integrarem uma exposição colectiva, a exemplo do que se faz lá fora e qe se viu com as vaquinhas.Pelo gozo que deu esta iniciativa de grande cultural a mostrar o que são cabras, já que as não ha nos montes, dará uma nova perspectiva à cabra serrana e às tradições culturais e gastronómicas das nossas regiões, cujos ex-líbris são, sem sombra de dúvida, a chanfana”, de Semide, de Miranda, de Penela, da Lousã e naturalmente de Poiares tambem. Diz o responsavel por ter gasto o dinheiro com as cabras de fibra que no final, “as peças poderão ser adquiridas e/ou leiloadas em favor da dinamização e defesa da gastronomia tradicional portuguesa, nomeadamente, da chanfana." Há que avisar a ASAE para que não pensem que ainda alguem as vai meter nos caçoilos e colocar nas arcas frigorificas. No meio disto não se consegue perceber quem paga inicialmente as cabras de vidro, se a Câmara ou a Confraria (ou as duas), ou se se manda apontar no tecto.
Qual será o preço pelo qual elas serão adquiridas ou leiloadas, visto que estas ficam ao fantástico preço de 425€ + IVA. No total são uns míseros 8500€ sem IVA. Quem irá pagar isto? Seremos outra vez todos nós?
Se não as venderem seria interessante colocar duas cabras á entrada de cada freguesia para não se rirem umas das outras.
Para a minha podem mandar dois bodes por favor.

6 comentários:

Anônimo disse...

De que côr vão pintar o Bode?

Anônimo disse...

podem colocar a cabra da ADIP debaixo do bode. (já é costume)

Vítor Ramalho disse...

Cada vez mais os políticos do sistema fazem folclore mediático e cada vez menos algo pelo povo e pelo país.

Anônimo disse...

A "RESPUBLICA"

É este o país das "novas oportunidades"? Da "qualificação"? Das "plataformas tecnológicas"? Da "competitividade"? Do "mérito"? O país que anda, há décadas, "no bom caminho"? A "crescer"? Ou, pelo contrário, trata-se de um país mentido, de um embuste permanente? Um país, em que em cada dez, há um analfabeto, não contando com a população universitária? Um país em que o "empreendedorismo" esconde o "chico-espertismo", a trapaça, a facilidade? Um país virtual, "encomendado" aos jornais, às televisões e aos blogues? É esta a "Respublica" do eng. º Sócrates? Que lhe faça bom proveito.

Anônimo disse...

O BODE? MAIS PARECE UMA OVELHA NEGRA.

... disse...

Com barbas?