quinta-feira, setembro 11, 2008

“Gorgulho ferrugento” no ataque às palmeiras

“Oportunista de fragilidades” ataca palmeiras
“Gorgulho ferrugento” das palmeiras é uma praga típica do Norte de África e o seu surgimento na zona centro foi uma enorme surpresa .
É o resultado do comércio das palmeiras e provavelmente das alterações climáticas e do tão falado aquecimento global do planeta. O “gorgulho ferrugento” das palmeiras é uma praga típica do Norte de África que recentemente surgiu nos países mediterrânicos, tendo já sido detectado em Espanha, Itália, França, Grécia e Algarve. Em Coimbra foi uma surpresa enorme, segundo o vereado Luís Providência e em Poiares aguarda-se pelo comportamento do Palmeiral implantado no jardim da Raça.
A autarquia deve estar atenta e iniciar o mais rapido possivel o tratamento a esta praga.
São necessários dois tratamentos, um nesta época do ano e outro na Primavera.
A autarquia deveria proceder igualmente ao tratamento de palmeiras de domínio privado, num raio de 10 quilómetros pois a causa do que possa aparecer deve-se à importação e plantação de tal palmeiral.
Os sintomas devem-se à actividade alimentar das larvas no interior das palmeiras. Podem observar-se folhas desprendidas da coroa e caídas no chão, orifícios e galerias na base das folhas, coroa desguarnecida no topo da planta ou com aspecto achatado devido à queda das folhas centrais, que amarelecem e secam, amálgama de fibras cortadas e húmidas com um cheiro fétido.
O insecto, cujo nome científico é Rhynchophorus ferrugineus (Olivier), ataca as palmeiras se estiverem frágeis e convive com elas se estiverem robustas. Daí a designação de “oportunista de fragilidades”.
A União Europeia considerou a praga de luta obrigatória, tendo aprovado a Decisão 2007/365/CE que estabelece medidas de emergência contra a introdução e propagação do insecto.
Para além de Coimbra, já foram confirmados casos na Lousã e Poiares.


Nenhum comentário: