sexta-feira, dezembro 04, 2009

Jaime Soares apela ao diálogo entre bombeiros e Protecção Civil


Jaime Soares, ainda Presidente da Federação diz que bombeiros do distrito estão «totalmente
disponíveis» para colaborar e critica criação de estruturas não necessárias.
Mostrou-se ontem aberto ao diálogo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil para a defesa dos interesses dos bombeiros. «Os bombeiros do distrito estão totalmente disponíveis para colaborar lado a lado com tudo aquilo que compete à Autoridade Nacional de Protecção Civil», afirmou , durante a cerimónia comemorativa do 32.o aniversário dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova.
Dirigindo-se directamente ao comandante operacional distrital, Ferreira Martins, Jaime Soares até admite que se cumpra a lei que envolve os bombeiros, que tantas e tantas vezes critica, mas afirma que há muita coisa que pode ser feita «conjuntamente» e a Federação a que ainda preside tem «um papel importante em todo o processo». Afirma mesmo que Ferreira Martins «terá a vida mais facilitada com diálogo franco e aberto com a Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra».
Como sempre e sem saber bem o que diz, o também ainda comandante dos Bombeiros de Poiares lembrou que uma associação de bombeiros funciona como um todo, envolvendo corpo activo, comando e direcção, onde todos são voluntários. «Mas há muita gente que anda a querer confundir isto». Mais, considerou ainda , as estruturas dos bombeiros voluntários continuam a não ser devidamente apoiadas. Ao invés, «estão a fazer-se gastos de que um dia a sociedade vai arrepender-se», considerou, afirmando também que estão a ser criadas estruturas «não necessárias», que «não melhoram a capacidade de resposta».
Que o melhor é apagar fogos com os ramos de pinheiro à moda antiga e nada de modernices.Que aqueles estudos da Universidade de Coimbra, são modernices desnecessarias .
Continuando a “apontar o dedo”, abordou a temática da formação dos bombeiros, considerando que esta é da responsabilidade do comandante. «Mas já se andam a vislumbrar alguns modernismos que complicam o que não é complicado», atirou, afirmando que a escola dos bombeiros «é o seu quartel» e o seu responsável «é o comandante» onde tambem se pode aprender a jogar à sueca e a contam anedotas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ó pá mas aindas aqui pões a foto dele?!
Podias ter dito que te arranjava a do meu cão que é muito mais interessante e quase tão conhecido como ele!