sábado, dezembro 26, 2009

MIRANDA DO CORVO - Fundação ADFP anuncia construção de hospital e hotel para 2010

O presidente da Fundação ADFP (Associação de Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo), Jaime Ramos, garantiu a construção de um hospital e de um hotel da instituição para o próximo ano, «caso não venha a suceder nenhuma catástrofe».

O anúncio foi feito no almoço de Natal da fundação, que juntou cerca de três centenas de pessoas, entre convidados, dirigentes, funcionários, colaboradores e utentes. O projecto da clínica médico-cirúrgica da ADFP, já aprovado Direcção Geral de Saúde, prevê a construção de um edifício de três pisos, junto ao Centro Social Comunitário, com serviço de urgência, bloco operatório, consultas de várias especialidades e serviços de imagiologia (TAC, RX e ecografia) e de farmácia.
Engloba internamento com 70 camas para cuidados paliativos e de convalescença, duas salas de cirurgia e serviço de ambulatório nas áreas de Pediatria, Ginecologia, Urologia, Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Psiquiatria e Medicina Interna.
O Hospital da ADFP tem uma área prevista de 4.000 metros quadrados e um custo aproximado de cinco milhões de euros, contando com 260 lugares de estacionamento automóvel, podendo responder às necessidades dos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Poiares e também a algumas populações de Coimbra, como Almalaguês, e Condeixa.
Na Quinta da Paiva, a instituição prepara-se também para avançar com a construção de um hotel, concretizado assim um sonho com mais de uma década.
Durante o almoço de Natal, o presidente da Fundação ADFP referiu ainda que se encontram em fase de conclusão as obras do Centro Social do Senhor da Serra, com a Residência Cristo Redentor e creche, que devem entrar em funcionamento em meados de 2010.
Na sua intervenção, Jaime Ramos enalteceu também o Parque Biológico da Serra da Lousã, situado na Quinta da Paiva, «que é muito mais do que um simples zoo, com uma ampla amostra da fauna nacional».

Os elogios estenderam-se à Universidade Sénior, vencedora do último concurso de cultura geral da RUTIS (Rede Universitária Seniores), pela luta que trava para que regresse a Portugal o Tesouro de Chão de Lamas – um conjunto de peças proto-históricas exposto desde 1922 no Museu Arqueológico Nacional de Madrid.
Após a actuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior, que interpretou temas natalícios, e ainda antes da actuação do Quarteto de Metais de Coimbra, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Fátima Ramos, renovou o empenho em «trabalhar sempre da forma como o fizemos com a ADFP».

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas Poiares é que costumava a ser a Capital Universal destas coisas e agora fica atras de Miranda do Corvo.
Que tal a Universidade Senior de Poiares? O aluno nº1 ja fez alguma disciplina? ou nunca pôs os pes nas aulas. O melhor é nomea-lo reitor.
E o Parque Biologico das cabras pra chanfana na Serra do Carvalho?
Fazia era um Parque no Bidoeiro para ver aterrar os aviões.

Anônimo disse...

Eh pá,isso é que é pensar em GRANDE!

Anônimo disse...

Temos que o gramar e mais nada!