quarta-feira, dezembro 02, 2009

Sera que é desta que vão presos.....

Autarcas contra suspeição lançada por dados oficiais

Governo decidiu divulgar investigações da IGAL nas vésperas do congresso dos edis.
O Governo revelou, ontem, que já recebeu 536 queixas de ilícitos praticados em autarquias. A revelação caiu mal junto dos autarcas a poucos dias de começarem o seu congresso e preferem denunciar a fraca execução do QREN.

"Acho lamentável. O Governo ainda não percebeu que os autarcas são o seu principal parceiro. Continua a ver-nos como maus da fita", desabafa o presidente da Câmara do fundão, Manuel Frexes, reagindo à divulgação dos dados.

A Inspecção-Geral da Administração Local (IGAL) recebeu este ano 536 queixas de ilícitos praticados em autarquias, que seguem para o Ministério Público quando se verifica que são de natureza criminal.

Citado pela agência Lusa, o gabinete do secretário de Estado da Administração Local, que tutela o organismo, revela que no ano passado o número chegou às 971 queixas, das quais 37 constituíram matéria crime, "incluindo crimes que se incluem no tema 'corrupção', como sejam, falsificação, prevaricação e abuso de poder".

"Não creio que o Governo ande bem quando atira com esses números na semana do congresso", adianta Frexes ao JN, argumentando que é defensor de "inspecções regulares às autarquias superiores a uma vez por mandato (de quatro anos)". "Deveríamos evoluir para auditorias rotineiras", declarou.

As queixas que chegam à IGAL provêm de entidades ou cidadãos, que usam quer a queixa electrónica na página Internet da Inspecção-Geral, quer o fax, telefone ou correio. A IGAL, que vai ter mais vinte inspectores no próximo ano, tem um plano anual de inspecções às autarquias. Quando as denúncias indicam "ilegalidade manifesta", a Autarquia em causa é alvo de um inquérito.

Para Jaime Soares, presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares e membro da direcção da Associação Nacional de Municípios (ANMP), há "temas mais relevantes para o congresso, como a lei de Finanças Locais, o QREN, a Administração do Território e a reivindicação da ANMP de fazer parte do Conselho de Estado".O autarca lembra que foi por recomendação da ANMP que se passou a fazer uma inspecção por mandato às autarquias. "Estamos de consciência tranquila porque assumimos abertamente a defesa da honestidade e da transparência na actividade autárquica", disse.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ó meu caro amigo,não viu o descarmento do ministro do PS,que veio dizer que o caso Face Oculta era espionagem politica e agora veio dizer que a culpa é de Ferreira Leite porque sabia das escutas!
Portanto a culpa não é dos"larápios",não é de quem andou envolvido nas trafulhices!
A culpa é da lider do PSD como ele disse hoje!
E não é que o ministro PS até tem razão no meu entender!
Se Ferreira Leite e Cavaco Silva sabiam,o mais que tinham a fazer era denunciar isso ao país antes das eleições legislativas. Porque assim votamos numa cambada de corruptos com provas adquiridas,o que não é o mesmo que no Freeport!
Portanto com esta justiça ainda vai preso é o juiz que o mandar prender!!!!!!

Anônimo disse...

Pois vai. Quem vai preso é o juiz. Essa era a vontade que o nosso presidente quer sempre que o mandam a julgamento.
Nem por isso vai preso.
Mas quando deixar a Câmara e se não se refugiar no partido para ir ate deputado, vai mesmo preso por tanta asneira que fez.
Para o ceu não vai de certeza-