terça-feira, setembro 14, 2010

Eleições no PS Distrital

Vitor Baptista apoiado por 11 líderes concelhios e Ruivo por quatro
Os presidentes das Concelhias de Miranda do Corvo e Mira são os únicos a não assumirem uma posição pública sobre qual o candidato que “patrocinam” para a Federação do Distrito de Coimbra do PS

As eleições para a Federação do Distrito de Coimbra do Partido Socialista (PS) prometem “aquecer” o fim-de-semana seguinte à “escaldante” dupla actuação da banda irlandesa U2, no Estádio Cidade de Coimbra. Marcadas para 9 de Outubro, as eleições colocam frente-a-frente Victor Baptista e Mário Ruivo, reeditando o “duelo” de 25 de Outubro de 2008 em que Baptista levou a melhor por 678 votos.
Agora, a menos de um mês do acto eleitoral, que decidirá se Baptista avançará para o quarto mandato consecutivo ou se Ruivo assumirá, pela primeira vez, a “cadeira do poder” do número 21 da “Dr. Oliveira Matos”, rua onde está instalada a sede da Federação do Distrito de Coimbra dos socialistas, as “máquinas logísticas” de ambas as candidaturas divulgam, publicamente, os nomes de diversos militantes que as apoiam.
O Diário de Coimbra procurou saber, no que às 17 concelhias socialistas diz respeito, nomeadamente de quem as preside, qual dos candidatos merecerá o seu voto. Os sítios das candidaturas de Mário Ruivo (www.mudarparavencer.org) e de Victor Baptista (www.victorbaptista2010.com) são, só por si, espaços de divulgação dos apoios “presidenciais”, com o actual líder da Federação de Coimbra a receber a concordância de 11 líderes concelhios.
Apesar da manifestação pública do apoio individual de quase todos os presidentes das 17 concelhias socialistas do distrito de Coimbra, que reforçaram tratar-se de uma escolha enquanto militantes, estes sublinharam a filosofia do PS em que cada militante é livre de escolher a opção que entender, sem estar obrigado a seguir uma determinação colectiva por parte da concelhia a que pertence.
Dos municípios em que o PS ganhou nas autárquicas de 13 de Outubro de 2009, Victor Baptista conta com o apoio dos seguintes líderes concelhios: Nuno Moita (Condeixa), João Portugal (Figueira da Foz), Lurdes Castanheira (Góis), Ricardo Simões (Penacova) e Mário Jorge Nunes (Soure). Além destes, Cristina Jesus (Cantanhede), Carlos Cidade (Coimbra), Emílio Torrão (Montemor-o-Velho), Carlos Ferrão (Pampilhosa da Serra), Renato França (Penela) e Miguel Novo (Vila Nova de Poiares) também estão do lado de Baptista.

Ganhar ou vencer?
O recandidato à liderança distrital dos socialistas, Mário Ruivo, é assumidamente apoiado pelos presidentes das concelhias de Arganil (Carlos Teixeira), Lousã (Luís Antunes), Oliveira do Hospital (Francisco Rolo) e Tábua (Rui Brito). Destes, apenas o município de Arganil não é liderado por um presidente eleito pelas listas do PS nas autárquicas de 2009.


Um comentário:

Anônimo disse...

Mais um dos tais que ja está ha muito tempo e que deu cabo da imagem que tinha o Distrito de Coimbra.
Vitor Baptista e Jaime Soares ao terem assumido as Distritais dos maiores partidos, conseguiram liquidar Coimbra e o seu distrito.
Jaime Soares ja desandou apesar de continuar a ser um metediço e a prejudicar o trabalho do actual do PSD. Agora Vitor Baptista ao querer continuar e o deixa-lo la ficar será a morte anunciada de um pobre distrito.
Coimbra quase ja perdeu tudo o que tinha a perder.