segunda-feira, julho 25, 2011

As “marradas” e os donos das “hastes”

CARLA LIMA sente-se indignada e escreve assim depois de ouvir o que ninguem gosta.

Eu faço por prezar que os textos que aqui vou escrevendo, manifestando a minha opinião (livre) sobre os diversos e pertinentes assuntos do dia a dia da nossa comunidade, sejam assentes na “figura pública” dos diversos intervenientes e não em ofensas pessoais de baixo nível e indirectas..
- De baixo nível, porque referem questões pessoais e no sentido depreciativo de situações decorrentes da vida, da qual somos intervenientes pela consequência do facto.
- Indirectas, porque a frontalidade só existe quando manifestada perante a subserviência dos seus acólitos e normalmente aos berros, não existe a frontalidade, a educação e a capacidade de discutir opiniões diferentes das suas, com aqueles que têm a “coragem” de as apresentar e manifestar.
Isto vem a propósito das bocas “indirectas” que hoje ouvi, quando entrei no “Jardim das Palmeiras” (a mais pura espécie “endógena” de V. N. de Poiares) com o propósito de fazer umas fotos para inserir na notícia sobre o directo da RTP. O público presente, o local e a boa educação impediu-me de interpelar uma “figura pública”, que conversava com alguém, mas no momento em que eu passava por perto (sem recorrer à bajulação e ao beija mão, como sempre faço), subiu o tom de voz dizendo para quem o ouvia:
- Andam aí alguns gajos a marrar comigo!
- Nem sabe quem é o pai, mas gosta de marrar comigo!
É evidente que a indirecta era para mim, sou filho de pai incógnito, lido bem com isso e tenho todos os direitos como qualquer outro cidadão, não constituindo isso um estigma para mim. Para mais vindo de um ser humano que não será um grande exemplo de virtudes, menos relevância tem.
O que me incomodou a sério foi a questão das “marradas”, pelo termo em si e pelo objectivo com que é dito.
O objectivo é evidente! .............. uma resposta habitual a quem manifesta opiniões diferentes ............. e a sua maneira de as discutir, pois como sou daqueles que não é dependente do seu “aval” para exercer uma actividade, resta apenas o insulto gratuito!
A questão do “termo” é que é complicada ......”marrar”.
1. Bater com os chifres.
2. Dar marrada.
3. Bater com o marrão (martelo).
4. [Calão] Bater com a cabeça.
5. Esbarrar com alguém.
6. [Portugal: Regionalismo] Toldar-se (o vinho).
7. Amarrar (falando-se do cão).
8. Estudar muito, queimar as pestanas; encornar.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
De todos os significados, a nossa “figura pública”, se fosse culto, bem educado e se soubesse usar a língua de Camões, teria dito:
-4 - Nem sabe quem é o pai, mas gosta de “esbarrar” comigo!
E estaria correcto, porque é isso que fazemos, implicamos, criticamos, complicamos hábitos, questionamos, informamos .............. enfim, pomos à discussão pública os assuntos e isso incomoda.
Poderia fazer uma referência a cada uma destas interpretações de “marrar”, mas vou ficar-me apenas pela 1ª e pela última, pois pelo meu conhecimento de português são sem dúvida nenhuma o seu significado nas versões:
Português correcto –“bater com os chifres”
Calão – “encornar”
Partindo do pressuposto e falando português correcto, “bater com os cifres” foi o que pretendeu dizer. Isso é de todo impossível da minha parte, assente na ausência do acessório apropriado (chifres) para o efeito, fico a aguardar a informação necessária onde adquirir e o manual de instruções prórias para o seu uso!
Sobre o termo “encornar”, forma de calão e significado de “marrar”, está ligado na forma popular à infedilidade conjugal. Eu afirmo aqui publicamente que não ando a “encornar” ninguém.
Espero que a celeridade, de referência, na circulação de informação na nossa comunidade, não deixe os seus créditos por mãos alheias e faça chegar a informação aos seus destinatários .... rapidinho.

Realmente a Carla Lima é uma mulher corajosa e de uma maneira educada responde quase à letra a um inletrado.
Como alguem ja referiu neste e noutros blogues, temos um bom substituto do 29

11 comentários:

Do FB José Manuel Gouveia disse...

Carla Lima com isso podemos nós bem... com ou sem eles (cifres, cornos, etc), esse elemento que à educação deve muito, vai ter que levar com elas (marradas) durante muito tempo. Ele e muitos mais a quem a verdade dói...

Do FB de A J Carvalho disse...

Carla: Os cães ladram a caravana passa, continue a (marrar) enquanto puder. Quando lhe falam e faltam ao respeito pelas costas é porque lhe respeitam a cara porque começam a ter medo de si. Você é jovem e tem tudo pela frente. Não se deixe amarfanhar por esse tipo de linguagem de carroceiro que é tipica da pessoa em questão Procure nos actos públicos andar sempre acompanhada de testemunhas que não tenham medo de dar a cara em tribunal e quando tiver matéria para tribunal não exite. Aliás, você é jurista deve saber defenfer-se. O problema da maior parte dos poiarenses foi sempre o comodismo e o medo.

Do FB do Jesuita disse...

Mas esse javardo teve o desplante de se insurgir contra os poiarenses que não gostam dele?
É um infeliz a quem ja ninguem passa cartão.Nem no partido nem nos bombeiros.
Todos acham que ja está a mais ha muito tempo. Os seus vereadores estão mortinhos para que ele desande.
Parece que so ele não sabe.

Anônimo disse...

A Banda das Latas e Caldeiros acabou por se fazer ouvir. Por isso esta cena macabra do 29.

Do FB da Isabel Pedro disse...

Realmente Carla, eu deste Sr. já nada me espanta...não fiques magoada. Como diz o velho ditado " as ações ficam com quem as praticam" e quem falou calão foi ele (" MARRAR"). E mais se ele assim falou é porque ele está afetado com o assunto. E issso é muito importante, é para ele ver que existem pessoas que interessam pelo desenvolvilmento da nossa terra. E como diz o Sr Antonio Miguel a" VIDA se encarregará de lhe dar o que merece".

Do FB do Antonio Miguel disse...

deixa: "os cães ladram e a caravana passa".
À indignidade responde-se com desprezo.
Deixa que o Universo, a VIDA, se encarregará de lhe dar o que merece.
Tudo se paga e às vezes a custos elevados.
Entrega os desaforos e as pusilanimidades à VIDA.
Prossegue e vive a vida, tu com dignidade.
Como diria brasileiro...PQP

Anônimo disse...

Essa figureta é mesmo um miseravel labrego.
Envergonha ja todos os poiarenses.
Ja não tem amigos nem ninguem lhe da ja confiança.
Nem na Associação de Municipios onde lhe achavam piada. No Partido nos Bombeiros e na propria Camara ja ninguem quer saber dele.
Quem é que irá ficar para pagar as contas da Câmara? nem nos proximos 3 mandatos havera dinheiro para pagar a quem se deve.
talvesz por isso a facil integração noutro concelho.
Ao que chegamos, ou melhor ao que deixamos chegar isto.

Do FB do Nuno P. Lima disse...

POIS...TODOS TEMOS RAZÃO, MAS A VERDADE É QUE ELE (PRESIDENTE DA CAMARA DE POIARES), LEVOU OS SEUS 3 "COLEGAS" PARA POIARES E AINDA TELEVISÃO...

O Amigo do 29 disse...

Nuno deixa la que o Segadães ha-de apresentar a conta.
E quando Gois, Lousã e Miranda acharem que não devem pagar por igual é que vai ser bonito.
Será mais um calote que Poiares irá ferrar.

carla lima disse...

Só de referir que isto foi escrito pelo meu pai (carlos conceição) no aqui_poiares e não por mim (carla lima)bem como, as ofensas foram a ele dirigidas, embora me tenham afectado indirectamente a mim, porque o amo e porque indigna a qualquer pessoa ver um ser humano ser mal tratado apenas porque apetece a outro alguém, ou porque nem sempre se concorda com esse outro alguém. Obviamente, fui eu que postei nos grupos do FB e fui eu que comentei isso.

Anônimo disse...

OS LAMBE-BOTAS TAMBÉM SÃO CULPADOS:

Há gente po aí que são autenticos caça-simpatias, hipócritas, contadores de anedotas que cobram proventos pelo riso, falsos como judas, que não olham a meios para atingir os fins.
Veja-se o(a) funcionário(a) sem escrupulos que elogia descabida e descaradamente o Snr Presidente e, quantas vezes, depreciando vilmente os colegas e no seu intímo também depreciando o elogiado.
Também tem lugar o manhoso conto da anedota, qual conto da carochinha para amenigar o ambiente e criar condições para levar a água suja da sua hipocresia ao moinho da sua afectada vida.
Um bom bajulador, um inconfessável contador de anedotas VALE MAIS do que um trabalhador competente, sério, respeitável, mas sem lata. Esses "lambe-botas" da inteira confiança de Va Exa, nada mais sabem fazer que evidenciar-se, lisonjear, porfiando no protagonismo, são de um oportunismo desconsertante...mas ao que parece , são as pessoas mais válidas para si Sr. Edil.
Va Exa considera-os válidos porque esses falsos elogios que lhe são dirigidos são como "bálsamo", que exaltam a sua auto-estima, autenticas cascas de banana que lhe são lançadas à sua vaidade faminta de poder. E tem sido essa vaidade cega, cheia de mentiras e falsidades, que tem feito com que o Senhor tenha recambiado o Concelho de Vila Nova de Poiares para lá da Pré-História.
É por isso que, muitas vezes, somos julgados e punidos, nós os que ainda temos um pingo de vergonha, não por aquilo que fazemos ou dissemos, mas por aquilo que esses traidores "lambe-botas" afirmam que fazemos ou dissemos e em que Va Exa acredita cegamante.
E é assim que almas rectas de vida honesta tantas vezes prejudicando a sua vida pessoal, se vêm ultrapassadas por esses intriguistas sem escrupulos, que profissionalmente nada valem, mas que sabem viver. Tão bom é o bajulador como o pobrezinho do bajulado, que se espoja de vaidade, não vendo que está sendo ludribriado, deixando-se conduzir como ingénua marionete. Coitado.
Contra este ignóbil flagelo só há um meio para se evitar cair ainda mais fundo: É esconjurar esses intriguistas a quem tem dado ouvidos e depois entregar o que resta a alguém que consiga aos poucos recuperar o Concelho da "Pré-História" em que Va Exa o encalhou.
TENHA UM PINGO DE BOM SENDO E DEMITA-SE.


Eu é que sou burro...