quinta-feira, julho 21, 2011

Ora ca está o que não devia acontecer....

A Câmara, a Protecção Civil e os Bombeiros

A Protecção Civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, na qual devem participar os cidadãos, com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, de origem natural ou tecnológica, de atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo. Temos assistido e bem– com especial incidência, desde 2004 até ao presente – , à transferência sucessiva de competências para os Municípios na área da Protecção Civil, sem que sejam disponibilizados, pelo Poder Central, os meios financeiros, humanos, técnicos e/ou equipamentos que os bombeiros querem.
Assim, os Municípios, para defesa da segurança dos cidadãos, do património e do ambiente, são obrigados sistematicamente a canalizar meios afectos ao exercício de outras competências para a realização de investimentos e de despesas de funcionamento dos Serviços Municipais de Protecção Civil – estima-se que, nesta matéria, os Municípios tenham afectado cerca de 52 milhões de euros em 2010.
No entanto, a realidade demonstra que o ‘braço armado’ das acções de Protecção Civil – ao nível dos meios humanos, técnicos e equipamento – são, naturalmente, os 413 corpos de bombeiros voluntários existentes no país que deveriam obrigatoriamente ser de bombeiros municipais com elementos profissionais e da responsabilidade de cada Câmara.
Desta forma, cumpre evidenciar que o financiamento dos corpos de bombeiros voluntários é assegurado na sua esmagadora maioria pelos Municípios – que têm substituído o Estado nesta incumbência – através da concessão de apoios anuais a estas estruturas, bem como na comparticipação das despesas das Equipas de Intervenção Permanente – estima-se que cerca de 56 milhões de euros em 2010 – sem os quais as mesmas não teriam capacidade para garantir os meios de prevenção e socorro das populações.
Importa, também, salientar o facto de 27 Municípios serem detentores de corpos de bombeiros sapadores e municipais, cujos encargos de funcionamento – meios humanos, técnicos, equipamentos e infra-estruturas – são suportados integralmente pelas Autarquias – estimam-se em cerca de 130 milhões de euros em 2010, os custos de funcionamento – , na medida em que não usufruem de qualquer mecanismo de financiamento proporcionado pelo Estado.
Com efeito, o Estado assegura o funcionamento de sectores vitais para a sociedade, como a saúde, a justiça e a segurança pública, etc. Então porquê menosprezar um sector igualmente vital para a segurança dos cidadãos como é o caso da Protecção Civil? Ora vejam.

Poiares é um verdadeiro luxo. Tem tudo na mesma pessoa e podia fazer então muito melhor. Tem o presidente na Câmara, nos Bombeiros, na Protecção Civil na Dueceira , na associação de Caça e da Pesca e ate no Aerodromo de Cernache. So falta realmente o Aerodromo do Bidoeiro , o Campo de Golfe como zona tampão para os Fogos Florestais e as cabras na Serra do Carvalho.
Com isso tudo nunca mais havera um fogo como o que ia arrasando Coimbra e nunca mais o acusarão de ter comandado mal esse incidente.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nem tinha reparado na capacidade de trabalho do homem da Protecção Civil do meu concelho.
Por isso é que no fogo que ia arrasando Coimbra andava a conduzir um jipão com agua numa aldeia depois da Ponte Velha em vez de estar num posto de comando como devia estar.
Andava a dar espectaculo no meio dessa aldeola, gritando e esbracejando como um bombeirito num tirocinio.
Foi o que se viu. Quando outros comandantes lhe chamaram a atenção
é que largou o camião da agua e foi ver o que se passava.
Já era tarde. Muito tarde.
Bombeiros e Protecção Civil deve ser tratado por profissionais e bons profissionais, apoados sim por voluntarios e estruturas voluntarias de apoio.
Ha que acabar com todo este amadorismo e com estes curiosos.

Anônimo disse...

Meus amigos, o homem exerce todas essas funções porque o elegem para tal.
Não consigo entender como é possível essa espécie continuar a (des)governar Poiares.
Vamos lutar para que o genes não permaneça no Concelho.
Já chega! (e há muito!!!)

Anônimo disse...

Realmente se o Sr tem estes cargos todos é porque os merece, e meus amigos, não caminhamos para melhor, mesmo com a sua arrogância ainda sabe pedir desculpas, nem que seja já tarde. Na Câmara tem feito o que esta a vista, nos Bombeiros, se não é o MELHOR para lá caminha. Errou na escolha de novos bombeiros(as), que não sabem estar nem se dar ao respeito, mas um dia vai verificar o que lá meteu, não tem educação,principalmente elas, que também não se dão ao respeito.É de lamentar que estas tenham vindo estragar o bom nome dos bombeiros

Anônimo disse...

Será que o Sr sabe do que se passa no seu quartel, eu como homem se fosse mulher nunca deixaria ir o meu marido fazer serviço com estas bombeiras, realmente é uma vergonha, mas é alguem que conhece os cantos à casa que incentiva as outras de certeza, mas para ele não saber há alguem que a protege e não devem ser colegas, pelos vistos até jantares lá se fazem sem o seu consentimento, cá fora não se fala de outra coisa, NÃO HÁ MESMO VERGONHA.

Anônimo disse...

Não sabe?
Disto sabe ele muito bem. É um verdadeiro seleccionador nacional. É mesmo nisto que é campeão.
Sera que se farda de bombeira?
Como vai sair da Câmara e já está mais do que reformado, pode entreter-se nos Bombeiros e passar la o tempo mesmo fardado para não andar com a camisa e as calças besuntadas.
A democracia tem destas coisas.

Anônimo disse...

OS LAMBE-BOTAS TAMBÉM SÃO CULPADOS:

Há gente po aí que são autenticos caça-simpatias, hipócritas, contadores de anedotas que cobram proventos pelo riso, falsos como judas, que não olham a meios para atingir os fins.
Veja-se o(a) funcionário(a) sem escrupulos que elogia descabida e descaradamente o Snr Presidente e, quantas vezes, depreciando vilmente os colegas e no seu intímo também depreciando o elogiado.
Também tem lugar o manhoso conto da anedota, qual conto da carochinha para amenigar o ambiente e criar condições para levar a água suja da sua hipocresia ao moinho da sua afectada vida.
Um bom bajulador, um inconfessável contador de anedotas VALE MAIS do que um trabalhador competente, sério, respeitável, mas sem lata. Esses "lambe-botas" da inteira confiança de Va Exa, nada mais sabem fazer que evidenciar-se, lisonjear, porfiando no protagonismo, são de um oportunismo desconsertante...mas ao que parece , são as pessoas mais válidas para si Sr. Edil.
Va Exa considera-os válidos porque esses falsos elogios que lhe são dirigidos são como "bálsamo", que exaltam a sua auto-estima, autenticas cascas de banana que lhe são lançadas à sua vaidade faminta de poder. E tem sido essa vaidade cega, cheia de mentiras e falsidades, que tem feito com que o Senhor tenha recambiado o Concelho de Vila Nova de Poiares para lá da Pré-História.
É por isso que, muitas vezes, somos julgados e punidos, nós os que ainda temos um pingo de vergonha, não por aquilo que fazemos ou dissemos, mas por aquilo que esses traidores "lambe-botas" afirmam que fazemos ou dissemos e em que Va Exa acredita cegamante.
E é assim que almas rectas de vida honesta tantas vezes prejudicando a sua vida pessoal, se vêm ultrapassadas por esses intriguistas sem escrupulos, que profissionalmente nada valem, mas que sabem viver. Tão bom é o bajulador como o pobrezinho do bajulado, que se espoja de vaidade, não vendo que está sendo ludribriado, deixando-se conduzir como ingénua marionete. Coitado.
Contra este ignóbil flagelo só há um meio para se evitar cair ainda mais fundo: É esconjurar esses intriguistas a quem tem dado ouvidos e depois entregar o que resta a alguém que consiga aos poucos recuperar o Concelho da "Pré-História" em que Va Exa o encalhou.
TENHA UM PINGO DE BOM SENDO E DEMITA-SE.


Eu é que sou burro...