segunda-feira, dezembro 19, 2011

Arrestos a casas de Paulo Penedos e outros arguidos julgados hoje

Tribunal de Ovar decide hoje o caso do arresto de três casas a Paulo Penedos e outros arguidos do processo Face Oculta. Clique para visitar o Dossiê Face Oculta

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/arrestos-a-casas-de-paulo-penedos-e-outros-arguidos-julgados-hoje=f695228#ixzz1gzOnp2S9

A juíza Raquel Ferreira Neves, titular do caso Face Oculta, começou a julgar esta manhã, no Tribunal de Ovar, uma providência cautelar contra o arresto preventivo de três casas do arguido Paulo Penedos e das moradias de Lopes Barreira e Namércio Cunha.

Clique para aceder ao índice do Dossiê Face Oculta

O Tribunal de Ovar está a ouvir testemunhas de Paulo Penedos e de outros arguidos daquele processo, nomeadamente Lopes Barreira (empresário amigo de Armando Vara) e Namércio Cunha (antigo diretor geral das empresas de Manuel Godinho, principal arguido do Face Oculta).

Paulo Penedos tem arrestada uma casa em Coimbra e duas em Vila Nova de Poiares, para além de um terreno neste concelho, para garantir os 256 mil euros que o Ministério Público considera ter ganho ilicitamente, isto é, que "não são congruentes com o seu rendimento lícito".

O Ministério Público defende que a quantia de 256 mil euros se "presume constituir vantagem de atividade criminosa", pelo que promoveu o arresto das três casas e do terreno solicitando que sejam declarados perdidos "a favor do Estado".

Dinheiro limpo, contrapõe Paulo Penedos

Paulo Penedos contesta esta versão, tendo indicado várias testemunhas a fim de convencer a juíza de que aquele valor resultou do seu trabalho enquanto advogado e consultor jurídico.

Lopes Barreira contesta, por sua vez, a apreensão da sua moradia em Cascais, que o Ministério Público mandou arrestar para ser acautelada uma indemnização de 242 mil euros em caso de condenação.

Namércio Cunha, conhecido como o "arrependido" do processo, por ter sido o único arguido que colaborou com as autoridades na fase das investigações, do mesmo modo contesta o arresto preventivo de sua casa em Oliveira do Bairro.

O MP considera sem justificação legal cerca de 82 mil euros que passaram por duas contas bancárias de Namércio Cunha e, por isso, requer essa importância a favor do Estado, tendo arrestado assim a casa do arguido (avaliada em 91 mil euros) para garantia de eventual pagamento em caso de condenação.


3 comentários:

Anônimo disse...

Elas cá se fazem cá se pagam, seu grande vigarista. Mas ainda tem a sorte de ter o Edil cá do burgo a defende-lo em tribunal!! São iguaiszinhos um ao outro...Mas quem com ferros mata com ferros morre...um já está a seguir vái o outro.

Anônimo disse...

Há quem diga que na garagem da casa que tem na Risca Silva se encontra uma imensa fortuna em automóveis, levem-lhos porque afinal são roubados...aos contribuintes.

Anônimo disse...

Mas que contribuites é que ele roubou? Ainda não percebi que raio de roubo fez este Paulo Penedos. Ha muito mais gente que nos rouba as descaradas e ninguem fala nisso. è flagrante o caso BPN em que efectivamente roubaram, e esse sim foi o Estado que cobriu esse roubo e naturalmente, nós é que pagamos. Agora este rapazinho bem cheiroso, trabalhou para um sucateiro como ha muita gente que trabalha para os sucateiros daqui de Poiares. Alguem se incomodou com os carris da Lousã que aqui vieram parar? Alguem prendeu os nossos sucateiros?
Quando prenderem os nossos sucateiros então ja estarenmos à vontade para arrestar as coisas do Penedos.