quarta-feira, dezembro 28, 2011

A Televisão Digital Terrestre.

Fernando Ruas preocupado com "esforços financeiros" para ver TV

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, mostrou-se preocupado com os "esforços financeiros com algum significado" que alguns portugueses estão a ser obrigados a fazer para poderem ter Televisão Digital Terrestre.

TDT vai substituir sinal analógico de TV


Em declarações aos jornalistas em Viseu, Fernando Ruas lembrou que a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu desde o início que "a passagem do analógico para o digital não podia ser tão simplista" e que, nalguns casos, nomeadamente em locais onde há pouca cobertura de Televisão Digital Terrestre (TDT), os equipamentos necessários têm "um custo elevado para os cidadãos".
O presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes (PSD), foi um dos autarcas que já pediu ao Governo o reforço da cobertura TDT e o adiamento do prazo para desligar o sinal analógico, porque as freguesias de Alcofra, Cambra, Campia, Carvalhal de Vermilhas e a localidade de Vasconha, na freguesia de Queirã - onde vive 42,6% da população do concelho, cerca de 4500 pessoas - tem "probabilidade reduzida de cobertura".
Nestes casos, o acesso só poderá ser assegurado através da TDT complementar via satélite (Direct to Home - DTH), o que "acarretará custos acrescidos às populações", alertou o autarca.
"Nós estamos tão atentos na associação que nem precisámos de queixa nenhuma. Quando a primeira experiência foi instalada em Alenquer tomámos logo posição e, portanto, só vamos manter esta posição", disse Fernando Ruas (PSD).
Apesar de o assunto só dever ser discutido numa próxima reunião do conselho directivo da ANMP, o seu presidente avançou que "é altura de o retomar e saber qual é a posição deste Governo em relação à matéria".

Um comentário:

Anônimo disse...

Boas. Comprei um aparelho descodificador "TDT" nos Correios que me custou € 44,00 e cheguei a casa liguei os cabos e ficou logo a dar os 4 canais. Aconselho quem quiser pois escusam de gastar dinheiro desnecessário a comprar antenas e outros descodificadores mais caros.