quarta-feira, julho 27, 2011

Isto está mesmo mau ....

A juventude poiarense anda mesmo indignada com todas as atitudes do autarca.
O melhor seria ele chanfanicar-se já ...
Ora vejamos o que a Carla Lima foi dizendo no Acorda Poiares
Por fim, e não quero parecer com isto desmancha prazeres (já sei que haverão vozes a referir "lá está, tinha que vir a parte do contra") mas APESAR DE QUE primeiro que tudo seja de LOUVAR a iniciativa e o esforço de promoção do nosso concelho, e que, tal deveria ocorrer MAIS VEZES, e em parcerias (pois só em grupo seremos mais fortes, não perdendo por isso a nossa soberania ou independência dos restantes) apraz-me fazer dois comentários negativos: 1º O discurso do Sr. presidente (novamente com a questão do Chanfanixe, e não há de ser por acaso que mais nenhum concelho se envolve nisto ou na publicidade disto) que SEM PIADA nenhuma, embora ele deva achar que tem, mistura chanfana, Poiares e chanfanixe, chanfanicação e, imagine-se GRELOS.... com muita imaginação, falta de decoro e de postura representativa do lugar e das pessoas que representa. Fazendo uma figura triste que me envergonha enquanto Poiarense. Má publicidade, pode gerar falatório mas não é abonatório nem mais valia para o Concelho pelo contrário. 2º comentário negativo: a questão de chamarmos pessoas/turistas ao nosso COncelho é positiva, agora, chamamo-los para lhes oferecer o quê? Chanfana? Hospitalidade e bem receber Poiarense? Natureza? E MAIS? onde ficam? o que vêm? onde se divertem? que actividades? etc..... isto é o que mais me choca. Trazer para aqui pessoas para ver aquilo que a RTP não mostrou? a Ribeira ali ao lado, cimentada, mal cheirosa e horripilante na imagem? A fraga esburacada mais uma vez e sem utilidade? o saneamento que não existe e o mau cheiro predominante? o pouco comércio, mas agora coberto de pó e cimento pelo esburacar do centro da vila? o Cristo? As Medas abandonadas? as piscinas fechadas ou com tanque pelo joelho? o parque das palmeiras gradeado e sem que se possa pisar a relva, ter sombra ou desfrutar do espaço pago por nós? QUE LHES MOSTRAMOS NÓS? a ponte romana vetada ao esquecimento? O centro de vila típico, agora miscelânea com obras consideradas "modernas" e que desfiguram a história?... o CCP cor de laranja e o novo centro escolar? Os passeios esburacados? a avenida que nunca termina de construir? as luzes que apagam de noite? o muro e passeio junto ao Jardim de Infancia no centro da Vila que abaga e está preste a cair? OU mostramos-lhes o montante de dívida que não se vê o gasto em lado nenhum? Os insultos e os Berros? a falta de democracia?

segunda-feira, julho 25, 2011

As “marradas” e os donos das “hastes”

CARLA LIMA sente-se indignada e escreve assim depois de ouvir o que ninguem gosta.

Eu faço por prezar que os textos que aqui vou escrevendo, manifestando a minha opinião (livre) sobre os diversos e pertinentes assuntos do dia a dia da nossa comunidade, sejam assentes na “figura pública” dos diversos intervenientes e não em ofensas pessoais de baixo nível e indirectas..
- De baixo nível, porque referem questões pessoais e no sentido depreciativo de situações decorrentes da vida, da qual somos intervenientes pela consequência do facto.
- Indirectas, porque a frontalidade só existe quando manifestada perante a subserviência dos seus acólitos e normalmente aos berros, não existe a frontalidade, a educação e a capacidade de discutir opiniões diferentes das suas, com aqueles que têm a “coragem” de as apresentar e manifestar.
Isto vem a propósito das bocas “indirectas” que hoje ouvi, quando entrei no “Jardim das Palmeiras” (a mais pura espécie “endógena” de V. N. de Poiares) com o propósito de fazer umas fotos para inserir na notícia sobre o directo da RTP. O público presente, o local e a boa educação impediu-me de interpelar uma “figura pública”, que conversava com alguém, mas no momento em que eu passava por perto (sem recorrer à bajulação e ao beija mão, como sempre faço), subiu o tom de voz dizendo para quem o ouvia:
- Andam aí alguns gajos a marrar comigo!
- Nem sabe quem é o pai, mas gosta de marrar comigo!
É evidente que a indirecta era para mim, sou filho de pai incógnito, lido bem com isso e tenho todos os direitos como qualquer outro cidadão, não constituindo isso um estigma para mim. Para mais vindo de um ser humano que não será um grande exemplo de virtudes, menos relevância tem.
O que me incomodou a sério foi a questão das “marradas”, pelo termo em si e pelo objectivo com que é dito.
O objectivo é evidente! .............. uma resposta habitual a quem manifesta opiniões diferentes ............. e a sua maneira de as discutir, pois como sou daqueles que não é dependente do seu “aval” para exercer uma actividade, resta apenas o insulto gratuito!
A questão do “termo” é que é complicada ......”marrar”.
1. Bater com os chifres.
2. Dar marrada.
3. Bater com o marrão (martelo).
4. [Calão] Bater com a cabeça.
5. Esbarrar com alguém.
6. [Portugal: Regionalismo] Toldar-se (o vinho).
7. Amarrar (falando-se do cão).
8. Estudar muito, queimar as pestanas; encornar.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
De todos os significados, a nossa “figura pública”, se fosse culto, bem educado e se soubesse usar a língua de Camões, teria dito:
-4 - Nem sabe quem é o pai, mas gosta de “esbarrar” comigo!
E estaria correcto, porque é isso que fazemos, implicamos, criticamos, complicamos hábitos, questionamos, informamos .............. enfim, pomos à discussão pública os assuntos e isso incomoda.
Poderia fazer uma referência a cada uma destas interpretações de “marrar”, mas vou ficar-me apenas pela 1ª e pela última, pois pelo meu conhecimento de português são sem dúvida nenhuma o seu significado nas versões:
Português correcto –“bater com os chifres”
Calão – “encornar”
Partindo do pressuposto e falando português correcto, “bater com os cifres” foi o que pretendeu dizer. Isso é de todo impossível da minha parte, assente na ausência do acessório apropriado (chifres) para o efeito, fico a aguardar a informação necessária onde adquirir e o manual de instruções prórias para o seu uso!
Sobre o termo “encornar”, forma de calão e significado de “marrar”, está ligado na forma popular à infedilidade conjugal. Eu afirmo aqui publicamente que não ando a “encornar” ninguém.
Espero que a celeridade, de referência, na circulação de informação na nossa comunidade, não deixe os seus créditos por mãos alheias e faça chegar a informação aos seus destinatários .... rapidinho.

Realmente a Carla Lima é uma mulher corajosa e de uma maneira educada responde quase à letra a um inletrado.
Como alguem ja referiu neste e noutros blogues, temos um bom substituto do 29

quinta-feira, julho 21, 2011

Verão Total em directo de Poiares por causa da CHANFANA

"Verão Total", programa diário de verão da RTP, será efectuado em directo dePoiares no próximo dia 25 de Julho , numa emissão a ser efectuada a partir do Jardim das Palmeiras africanas no recinto da Raça Poiarense, durante 5 horas repartidas por 2 períodos. A emissão tem como objectivo a divulgação da Candidatura da Chanfana às 7 Maravilhas da Gastronomia.
Serão cinco horas de emissão, das 10h às 13h e das 16h às 18h, num programa totalmente dedicado às 7 Maravilhas da Gastronomia e, neste caso concreto, à candidatura da Chanfana, protagonizada por quatro municípios: Vila Nova de Poiares, Góis, Lousã e Miranda do Corvo.
O mote é a candidatura da Chanfana, mas ao longo das cinco horas de emissão, muitos serão os temas de conversa, onde várias ilustres personalidades estarão presentes para falar das diversas temáticas inerentes ao excelente prato gastronómico que é a Chanfana, e:

- desde o artesanato,

- a história, passando pelo desenvolvimento regional, que este produto turístico também é capaz de gerar.

- Aproveita-se o evento para apresentar uma banda inovadora de latas e caldeiros para comerar o principio do Fim.


Embora as temáticas sejam variadas, a gastronomia acabará, naturalmente por ser o ponto central do programa, divulgando e promovendo a Chanfana, verdadeiro ex-líbris da gastronomia não só regional, como nacional.
Espaços de conversa, entrevistas, artesanato ao vivo e várias intervenções musicais serão muitos os atractivos presentes neste programa que representará mais um contributo de peso para apoiar, divulgar e promover o apelo ao voto na candidatura da Chanfana às 7 Maravilhas da Gastronomia, juntando-se às muitas outras iniciativas que já têm sido desenvolvidas e que têm gerado uma ‘verdadeira’ onda de apoio, deixando antever as melhores expectativas para o resultado final da votação que será conhecido em Setembro.

Iremos aguardar com muita expectativa o aparecimento dessa banda de Latas e Caldeiros com a irreverência identica à que existia com os antigos Ronko Toka.

Ora ca está o que não devia acontecer....

A Câmara, a Protecção Civil e os Bombeiros

A Protecção Civil é a actividade desenvolvida pelo Estado, na qual devem participar os cidadãos, com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave, catástrofe ou calamidade, de origem natural ou tecnológica, de atenuar os seus efeitos e socorrer as pessoas em perigo. Temos assistido e bem– com especial incidência, desde 2004 até ao presente – , à transferência sucessiva de competências para os Municípios na área da Protecção Civil, sem que sejam disponibilizados, pelo Poder Central, os meios financeiros, humanos, técnicos e/ou equipamentos que os bombeiros querem.
Assim, os Municípios, para defesa da segurança dos cidadãos, do património e do ambiente, são obrigados sistematicamente a canalizar meios afectos ao exercício de outras competências para a realização de investimentos e de despesas de funcionamento dos Serviços Municipais de Protecção Civil – estima-se que, nesta matéria, os Municípios tenham afectado cerca de 52 milhões de euros em 2010.
No entanto, a realidade demonstra que o ‘braço armado’ das acções de Protecção Civil – ao nível dos meios humanos, técnicos e equipamento – são, naturalmente, os 413 corpos de bombeiros voluntários existentes no país que deveriam obrigatoriamente ser de bombeiros municipais com elementos profissionais e da responsabilidade de cada Câmara.
Desta forma, cumpre evidenciar que o financiamento dos corpos de bombeiros voluntários é assegurado na sua esmagadora maioria pelos Municípios – que têm substituído o Estado nesta incumbência – através da concessão de apoios anuais a estas estruturas, bem como na comparticipação das despesas das Equipas de Intervenção Permanente – estima-se que cerca de 56 milhões de euros em 2010 – sem os quais as mesmas não teriam capacidade para garantir os meios de prevenção e socorro das populações.
Importa, também, salientar o facto de 27 Municípios serem detentores de corpos de bombeiros sapadores e municipais, cujos encargos de funcionamento – meios humanos, técnicos, equipamentos e infra-estruturas – são suportados integralmente pelas Autarquias – estimam-se em cerca de 130 milhões de euros em 2010, os custos de funcionamento – , na medida em que não usufruem de qualquer mecanismo de financiamento proporcionado pelo Estado.
Com efeito, o Estado assegura o funcionamento de sectores vitais para a sociedade, como a saúde, a justiça e a segurança pública, etc. Então porquê menosprezar um sector igualmente vital para a segurança dos cidadãos como é o caso da Protecção Civil? Ora vejam.

Poiares é um verdadeiro luxo. Tem tudo na mesma pessoa e podia fazer então muito melhor. Tem o presidente na Câmara, nos Bombeiros, na Protecção Civil na Dueceira , na associação de Caça e da Pesca e ate no Aerodromo de Cernache. So falta realmente o Aerodromo do Bidoeiro , o Campo de Golfe como zona tampão para os Fogos Florestais e as cabras na Serra do Carvalho.
Com isso tudo nunca mais havera um fogo como o que ia arrasando Coimbra e nunca mais o acusarão de ter comandado mal esse incidente.

Diário de Coimbra apela ao voto ...na Gastronomia

Diário de Coimbra apela ao voto nas maravilhas gastronómicas da região
Queijo da Serra da Estrela, chanfana, leitão e pastel de Tentúgal. Que bela e deliciosa refeição se faz ao centro com estes quatro produtos. Iguarias que constituem a “mesa” da região Centro e que se encontram entre as 21 finalistas do concurso que, em Setembro, vai eleger as 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.
Os portugueses estão convidados a votar, por telefone, SMS ou através do facebook, para eleger cada uma das maravilhas das sete categorias do concurso (entradas, sopas, mariscos, peixe, carne, caça e doces).
O Diário de Coimbra, jornal que se assume como «defensor de Coimbra e das Beiras», não será imparcial nestas eleições e está a apelar ao voto nas quatro candidaturas da região a maravilhas gastronómicas. Apoiamos, por isso, as candidaturas lançadas pela Confraria do Queijo Serra da Estrela, pelos municípios de Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares com a Chanfana, pela Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal e pela Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada. Este concurso visa divulgar e promover o património gastronómico nacional, reconhecido e apreciado em todo o mundo pela sua diversidade, pelos sabores únicos e qualidade dos produtos com que os pratos são confecionados.
«As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural, e são factor decisivo na escolha de Portugal como destino turístico», podemos ler no portal do concurso. O ponto de partida é a gastronomia tradicional, «mas a evolução na forma de confeccionar e a abordagem contemporânea dos grandes “chefes” não será esquecida», realça a organização, que garante, ainda que «as 7 Maravilhas vão reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, associadas a regiões que as representam».

quarta-feira, julho 20, 2011

Mas o que foi que se passou?

Visto no FaceBook

Desculpem o desabafo, mas como é possível que aqui por vezes se evite que, quando nos reportamos ao que vai mal neste Concelho, não se fale no Sr. Presidente quando, quem deveria ser o exemplo e o gestor da NOSSA TERRA e representante da DEMOCRACIA (pela qual o nosso povo tanto lutou) é o primeiro a falhar nessas e em muitas outras coisas??
É inacreditável e inaceitável que alguém só porque lhe é atribuído poder e confiança, possa abusar do mesmo, insultando, ameaçando e quase... quase... agredindo as pessoas... Refiro-me ao atentado à democracia e ao respeito pelos outros que o mesmo, ontem, em sessão de câmara, fez ao vereador da oposição Artur Santos, quando o insultou, ameaçou e levantando-se lhe encostou o punho ao nariz (em pé, estando o vereador sentado no seu lugar e sem reagir) vociferando e insultando, apenas, porque alguém questiona, pergunta, indaga, exige e propõe algo diferente ou contraditório ao que o edil pensa. Que terra é esta? que democracia é esta? E querem que os jovens adiram às questões cívicas e à política...
sinceramente,...

Eça de Queiroz em 1872 - Portugal e Grécia

“…Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza,
mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo
abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito.
Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico
e que pela sua decadência progressiva, poderá …vir a ser riscado do
mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal.”


Eça de Queiroz, 1872, in As Farpas


É fantástico, não é? Não há cura possível...
Eça de Queiroz sempre tão actual.
So lhe faltou falar de Poiares..

segunda-feira, julho 18, 2011

Jaime Soares quer ser candidato à presidência da Liga Portuguesa dos Bombeiros

Jaime Soares bem quer...

“Os governantes de Portugal que se cuidem, eu não vou dar tréguas”, disse Jaime Soares, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, depois de anunciar a sua candidatura às eleições para a presidência da Liga Portuguesa dos Bombeiros, no próximo mês de outubro.

A vontade foi manifestada no decorrer da sessão solene de homenagem e condecoração dos Bombeiros Voluntários de Penacova, onde Jaime Soares enalteceu o serviço, não só dos bombeiros de Penacova, mas de todo o país. “Os bombeiros estão sempre ativos para responder a qualquer necessidade da sociedade”, sublinhou.

quinta-feira, julho 14, 2011

Miranda do Corvo – Chanfana promovida na Figueira da Foz

Iniciativa é promovida por quatro municípios até quinta-feira
No átrio do Casino da Figueira da Foz está a decorrer, até quinta-feira, uma promoção da candidatura da Chanfana às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, iniciativa dos Municípios de Miranda do Corvo, da Lousã, de Góis e de Vila Nova de Poiares.
Durante os dias em que a iniciativa decorre, os quatro Municípios são responsáveis pela animação cultural, no Café Concerto do Casino figueirense. Neste pormenor, Miranda do Corvo estreou-se nos primeiros dois dias, com as actuações dos músicos Paulo Sousa, Miguel Carvalho e Manuel Gameiro e dos grupos “5 pró Fado” e “Ai Que Vida”.
Degustações de Chanfana, promovidas pela autarquia de Miranda do Corvo, têm contribuído para promover a candidatura deste conhecido prato, integrando um conjunto de inúmeras iniciativas que os quatro municípios têm realizado para que a Chanfana venha a ser eleita como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Recorde-se que a votação na Chanfana poderá ser feita on-line (www.7maravilhas.sapo.pt), por telefone (760302713) e por SMS enviando 713 para o número 68933.

terça-feira, julho 12, 2011

Jaime Soares estica o pescoço....

Jaime Soares em pura demagogia admite candidatura independente à Câmara de Coimbra

Jaime Soares não descarta a possibilidade de, em 2013, ser candidato à presidência da Câmara Municipal de Coimbra. À margem do XIX Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado anteontem, em Coimbra, o autarca de Vila Nova de Poiares e vogal do Conselho Directivo da ANMP garantiu que «se as estruturas do PSD de Coimbra forem sectárias e se movimentarem dentro de interesses de grupo ou pessoais, em relação à escolha da pessoa para protagonizar a candidatura à Câmara de Coimbra, eu - mesmo que tenha de o fazer como independente - assumirei uma candidatura».
Ao seu estilo, Jaime Soares, desavindo com as actuais estruturas distritais do partido, afirmou que «o PSD de Coimbra não tem as melhores pessoas em termos distritais para dirigir este processo da afirmação do PSD no distrito», reforçando ter «razões para pensar desta maneira, com factos que, ao longo dos tempos, fui tendo conhecimento». «Estou a falar de factos directos, alguns passados comigo», prosseguiu, antes de garantir ter «muitas dúvidas sobre a seriedade de processos e a isenção de determinadas pessoas», dirigindo-se, «concretamente às pessoas que dirigem o PSD no distrito de Coimbra neste momento».

domingo, julho 10, 2011

Rearborização da Serra do Carvalho

MUNICIPIO DE VILA NOVA DE POIARES
Concurso Público para rearborização da Serra do Carvalho (área florestal de 59,74) ha.
http://dre.pt/pdfdiacp/2011/07​/131/404891683.pdf

Vale a pena ver a publicação do diacp.

Pode ser com isto se consiga apagar o estigma do maior incendio ocorrido na zona centro nos ultimos 30 anos e começado numa serra de triste memoria.
Uma deficiente avaliação da capacidade do fogo redundou numa grande tragedia.
Ha ainda quem diga que poderia ter sido bem pior.
O bom povo português nunca consegue encontrar culpados.
Ou isto ou o "tal" francês que se meteu com uma camareira paga para o incriminar, que foi logo preso e com um caução fabulosa.
Por cá ainda vamos sendo o povo do "tem pena".