sexta-feira, março 30, 2012

Inferno de chamas continua em Penela com a ajuda do vento


Novo incêndio deflagrou em Tola e não deu tréguas a mais de 300 bombeiros e às populações que viram chamas fustigar praticamente todo o concelho. Ontem à noite, fogo chegava a Condeixa.
O concelho de Penela voltou ontem a viver um autêntico inferno e o cenário que já era triste com o violento incêndio que, na quarta-feira, ameaçou várias aldeias da Serra do Espinhal, obrigando mesmo à evacuação de pessoas, tornou-se ainda mais triste. O fogo que deflagrou cerca das 11h00, na localidade de Tola, não deu tréguas às populações e a centenas de bombeiros de várias corporações da região Centro que tiveram dificuldade em dominar um incêndio que depressa avançou por várias localidades, muitas vezes com duas frentes de vários metros de comprimento.
A velocidade com que as chamas galgavam encostas e percorriam hectares de floresta, aproximando-se de várias localidades do concelho, algumas com apenas meia dúzia de casas, obrigou os bombeiros a um trabalho redobrado de protecção das populações que viram o incêndio chegar bem perto dos seus pertences, e, portanto, atacavam-no como podiam: regando telhados, apagando pequenos focos de incêndio com garrafões de água, e combatendo as chamas com terra, atirada com a ajuda de um tractor e uma escavadora.

11 comentários:

... disse...

Mas o que se passa? Não ha bombeiros suficientes? Agora queixam-se do pessoal voluntario que não aparece?
Mas se estão inscritos mais de 40.000, o que é feito deles quando é preciso? Se fosse no verão, quando estão para banhos com a familia ainda se compreendia.
Justifica-se mais do que nunca uma estrutura profissionalizada de Bombeiros e de protecção Civil e acabar com este rega bofe que está bem espelhada na eleição deste presidente da Liga.
vejam la se durante o inverno alguem quis fazer fogos controlados para delimitar as areas de protecção dos povos e povoados nas zonas de floresta.
Ninguem mexe um dedo, mas almoçaradas, tomadas de posse e paleios com fardas tipo Idi Amin ou Bokassa já é mato.
Na verdade ainda ha gente muito boa nos Bombeiros, mas que ha gente muito má e não recomendavei, tambem os ha.
Agora estamos mesmo mal entregues. Veja-se o que está a acontecer agora. Nem pio..

maiorvoluntariodaminhapovoacao disse...

Quem fala assim não é gago não cheira a cebola e não é ceboso, mas jà tem lugar garantido la no lugar (vila do distrito). Agora vou para as minhas contas...

Anônimo disse...

O Sr. sabe tanto do que está a falar, como eu. So não percebo é de lagares de azeite. Ou quase Nada!!!

Sabe o que são voluntários? Não me parece. Os patrões dispensam os funcionários e todos podem ir para os incêndios. É claro que nem todos. Alguns que trabalham em empresas privadas e mesmo em algumas do estado, não são logo dispensados! E por muitos bombeiros que hajam, há incêndios incontroláveis devido aos ventos. Estamos em Março. Os Bombeiros contam na sua grande maioria apenas com os funcionários pois os restantes apenas estão livres à noite enquanto alguns ficam em sua casa a relaxar...

Não sou de Penela, nem de Poiares, mas de uma outra vila do distrito e sabe o que é o seu comentário me parece? Que o Sr. é alguem bem informado e que topa bem o Sr. Jaime Soares e então aproveita para mandar uns bitaites sobre bombeiros. Se o quer acusar de não ter feito ainda nada,faço-o atacando outra coisa que não os bombeiros, porque o sr. percebe do que se esta a passar.!!!

Dj-firefighter disse...

O "Sr" é bom é a abrir caminhos e corta fogos em hora de aflição levando tudo à frente sem rei nem roque. Quando digo horas de aflição é mesmo quando está tudo a arder. Há uma meia dúzia de anos era ver o fogo de um lado e as máquinas a abrirem do outro, e estiveram meses paradas à espera de vontade para serem usadas ou a serem usadas para outros fins. Isto é falta de planeamento e prevenção, não se limpam caminhos, abrem corta fogos, não se criam pontos de àgua estratégicos no inverno e primavera. Chega o verão e é o que se sabe, ou pior ainda numa situação de seca fora de época iniciam-se os fogos mais cedo.
Vir para os jornais pedir dinheiro e dizer que os fogos são de origem criminosa na maioria das situações(amostra feita a olho) não resolve nada, a solução passa pela prevenção e pelo estabelecimento e aplicação de medidas exactas e concretas.

- A situação relatada anteriormente é ficticia e passada em Vila Nova da Rabona - Para puro divertimento dos leitores do blog... -

Anônimo disse...

Sobre o tema prevenção estou inteiramente de acordo. Até lhe digo mais, fiscalização também está em falta. Mas enquanto Poiares é um exemplo de Câmara demasiado próximo de Bombeiros, o resto do país não é assim. E o primeiro post e comentário foi generalista, até porque falam dos 40000 bombeiros. Estes bombeiros já dispensam muito tempo das suas vidas em muita coisa. A prevenção cabe às respectivas entidades. A fiscalização também. E nenhuma delas está a ser cumprida como antigamente eram. Mas a culpa não é dos bombeiros.

Em relação a arder de um lado e abrir do outro com máquinas. Sobre isso, apenas lhe digo, que parece mais fácil do que é. Sabe que quando arde, os proprietários ficam tipo "Venham todos", mas se não arde e um pinheiro é deitado abaixo, então querem ser indemnizados desse valor. Mesmo que os seus terrenos estejam anos ao abandono. Agora imagine isto em N pinheiros, eucaliptos...

Neste capitulo, a lei é a culpada assim como os nossos governantes, que nada fazem para que se possa proceder a essas aberturas sem problemas legais.

E por falar em governo e governantes, explique-me lá, porque raio hão-de eles se importar com isto, quando em pleno Março, sem estruturas profissionais e durante a semana, se conseguiu mobilizar 500 bombeiros? Com tanto maluco a faltar ao trabalhar e a dar o corpo ao manifesto, a troco de uns bitaites em blogs e outras bocas do género (já que em géneros recebem 0), porque hão-de os nossos governantes preocuparem-se com bombeiros e protecção civil?

Vire as balas para o lugar certo, que acho que está certo nalgumas opiniões, mas a apontar para o lado errado...

Anônimo disse...

Balas? Isso é para a caça grossa...

E as limpezas e as manutenções de caminhos?

Esperemos por novas propostas de quem detem o poder e também já agora de quem defende os interesses dos bombeiros.

Anônimo disse...

Não acredito que este presidente da liga faça alguma coisa em condições. Veio mais uma vez retgirar o lugar a gente mais jovem e com muita capacidade e ainda muito tempo para mostrarem o que valem. este ja mostrou bem o que não vale e não é nesta idade que ira fazer alguma coisa.
Parece-me que aqui quando se acusam bombeiros, a acusação é dirigida às chefias que so a eles lhes interessa a causa.

Anônimo disse...

como esta ligado aos bombeiros e ja li algumas vezes aqui escrito e ouvi já em varios cafes mas apagam sempre porque lhe deve interessar no tempo do comandante jaime soares isto nao se via mas quem manda agora tem medo porque?porque e que a telefonista foi apnhada em cenas intimas com um bombeiro onde atende os telefones e o comandante nao quer saber, tem pena ou nao quer ver, isto e conversa diaria nos cafes e os outros bombeiros tambem sabem e o comamdante nao faz nada, o jaime soares faz falta havia respeito e dignidade e essa porca continua la sem ninguem fazer nada, mas esta mensagem vai ser apagada por alguem que tem o rabo trolhado como foi com as outras que já li e apagaram abra m os olhos

Anônimo disse...

e acham bem que as falta de respeito continuem

Anônimo disse...

ESTE BLOGGER ESTÁ CADA VEZ MAIS POBREZINHO...O POLVO JÁ CÁ DEVE TER CHEGADO...

Anônimo disse...

Ai marchava agora um polvo à Lagareiro e depois mandar por no livro...