segunda-feira, maio 28, 2012

Só de Tipo ja passado....Cuidado com a Alzheimer.

ARTIGO DE ALERTA

Um dos ícones que o concelho de Poiares tem para mostrar aos visitantes ......

Todos os Poiarenses conhecem a lixeira a céu aberto que existe na Cova da Farronca, junto à estrada Poiares/Pinheiro, quem lá passa perto e/ou quem lá vai sabe do cheiro nauseabundo, das moscas, de todos os liquidos perigosos (de baterias, oleos auto, óleos alimentares, etc.), do amontoado de detritos de todas as espécies ali depositados, etc.

O assunto é pertinente e de interesse geral ...... trata-se de SAÚDE PÚBLICA e AMBIENTAL.

Com sentido de responsabilidade (que qualquer cidadão bem formado deve ter) o vereador Artur Santos na reunião de câmara levantou o assunto, questionando “o responsável máximo pelos destinos do concelho” sobre o assunto, mas tanto ele como qualquer cidadão de bom senso, ficou abismado com a resposta dada pelo nosso edil sobre o assunto.

Transcrevemos “aqui” o texto com o relato que circula na rede sobre o assunto, numa transcrição da explicação dada pelo edil:

- ...Isso é consequência de um ditadorzinho (zinho porque deve conhecer maiores) chamado José Sócrates, aquando de secretário de estado, ministro do ambiente e primeiro ministro, acabou com as lixeiras, o que, eu acho bem, no entanto impediu o acesso das câmaras aos fundos para tratar deste assunto e, como a câmara verificou, tal como noutras localizações, que as pessoas depositavam ali lixo indiscriminadamente, então colocámos uns contentores, que na nossa previsão da altura, cobririam o lixo ali depositado num mês que é quando se procede à recolha, no entanto verifica-se que em duas semanas ou menos já aquilo está atulhado e colocado de forma pouco cívica, mesmo com avisos da polícia municipal. Não podemos fazer mais, por isso, aconselho o sr. vereador a, uma vez que é tão benevolente e preocupado com o ambiente e as populações, a ir-se lá instalar e procurar ensinar e sensibilizar a população a depositar o lixo... seria certamente importante esse seu trabalho e eu até lhe mando colocar lá uma cadeirinha e um chapéu de sol para ficar mais bem instalado..........

Isto numa sociedade moderna e civilizada é de bradar aos céus! Todos os Poiarenses pagam uma taxa mensal (grande) para que o Município faça a recolha dos resíduos sólidos urbanos, e isto vindo do “ (i)responsável máximo pelos destinos do concelho” é grave! Muito grave ..... perante uma resposta destas e na procura da solução para o problema aconselho todos os Poiarenses a depositarem este tipo de lixo em frente da habitação do nosso edil ..... Os Municípios existem para solucionar este tipo de situações!

Decompondo o que diz, penso que as soluções não serão muito difíceis e pode ser feito muito mais!

- Efectuar uma recolha semanal e/ou Colocar mais contentores e/ou contentores maiores

-Resolve a questão do amontoar, pois é a fonte do problema relativamente a uma triagem por parte dos cidadãos (estão cheios, deposita-se ao lado).

- Entregar a recolha dos mesmos à ERSUC

-Assunto resolvido, eles colocam os contentores adequados e fazem a recolha com a assiduidade necessária (só terá o Município de manter as contas em dia).

Depois o discurso do costume é mais do mesmo, refere avisos e Polícia Municipal(P.M.)..... relativamente a avisos a placa dá indicações com o nº dos contentores e a respectiva triagem, mas se estão cheios colocam-se aonde? A P.M. só se fôr para multar (num aumento de receitas previsto no saneamento financeiro), pois os cidadãos se tiverem lixo para depositar e não lhes fôr permitido (por estarem cheios os contentores) vão, de uma forma mais grave ainda, depositá-los em qualquer outro lado. O remate final é a cereja no topo do bolo, descartando a responsabilidade do município na sensabilização das populações, propõe ao vereador (que se preocupa com o ambiente e as populações) que se instale lá (com oferta de cadeira e chapéu de sol) numa ação de sensibilização às populações.

Este tipo de afirmações vêm de um homem que não está bem ............ eu venho-o dizendo, com a idade a sua arrogância, prepotência e desprezo pelos Poiarenses está a ultrapassar todos os limites ................ o lugar que propõe ao vereador em questão será talvez a sua ambição futura (já só faltam uns meses).............. um lugar onde poderá continuar a fazer m..... à vontade, só não sei se merecerá o chapéu de sol!

Nenhum comentário: