sexta-feira, outubro 28, 2005

Já ca faltava o Mafarrico....

O chefe Bombeiro Jaime Soares ameaça entregar ambulâncias.
O mal-estar está instalado e, «se a situação não se inverte, um dia destes, todas as ambulâncias do concelho de Poiares ficam à porta do INEM». Por ano, mais de 20 mil transportes saem dos postos de emergência médica, instalados nas corporações de bombeiros do distrito de Coimbra.

«Todos os dias se criam condições que caminham para a ruptura total entre bombeiros e INEM. As duas estruturas são necessárias, só que a coabitação deve ser séria». Jaime Soares, presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Coimbra admite mesmo que «está iminente a ruptura entre os bombeiros de Coimbra e o INEM», em causa põe o relacionamento com o Instituto Nacional de Emergência Médica, o funcionamento administrativo e a organização de todo o trabalho.
Se o elegerem como Presidente da Liga deixará de haver problemas.
As desavenças entre algunns Bombeiros de Lisboa e INEM ameaçam estender-se a Coimbra, já que a Poiares chegou ha muito.
Lembram-se daquele acidente em Vale de Vaz em que uns jovens dum Subaru trucidaram um outro carro? Como o outro conductor morreu, culparam logo o morto antes de morrer. parece que ate lhe deram a extrema unção.Este sábado, na reunião nacional de bombeiros a realizar em Santarém, Jaime Soares admite «propor a entrega das ambulâncias do INEM» à instituição. Isso só ainda não aconteceu, «porque, para nós a população está em primeiro lugar e queremos continuar a dar apoio às pessoas, mas sem espectáculo e com a máxima discrição. É assim que os bombeiros trabalham», acrescenta e foi por isso que este presidente estava quase na hora do acidente ás tantas da madrugada no local e deixou escapar o condutor do Subaru.Quando o INEM chegou e quis saber quem era e onde estava o condutor do Subaru já ninguem sabia.
São estas frases que deixam a certeza de que há um mal-estar instalado, que começa quando «o INEM não sabe respeitar os parceiros, quem já cá estava e que sabe fazer as coisas, porque temos pessoas responsáveis. O que deveria ser feito era incluir a emergência médica nos bombeiros, só era preciso colocar lá médicos e assim se evitava gastar muito dinheiro».
Jaime Soares aponta ainda aquilo que classifica como «situação muito grave, que é a existência de um único número de socorro ? o 112 - , que deveria funcionar bem, com uma resposta rápida ao chamamento de socorro para os bombeiros, mas que não é assim.
Por isso quando for dos peditorios vai colocar autocolantes nos vidros das viaturas com o numero de telefone dos bombeiros.Assim quem quiser pode telefonar logo para os Bombeiros que eles levantam-se logo a correr. Espero que seja por falta de organização e não por outra razão qualquer, mas todo este funcionamento tem de ser reformulado e o chamamento devia ser feito directamente para o corpo de bombeiros, de forma a que estes saiam logo». Sem querer pôr em causa a instituição INEM...omessa..., Jaime Soares garante que, «muitas vezes, os bombeiros são desrespeitados e parece que são funcionários ao serviço do INEM, quando cada um tem um papel a desempenhar».Não se esqueçam que na epoca dos fogos os Bombeiros são as pessoas mais importantes neste país.
As criticas à existência de um único número nacional de socorro são justificadas com exemplos e, o presidente da Federação Distrital de Bombeiros de Coimbra lembra que, se «acontecer um acidente a 300 metros do quartel de bombeiros, aqui em Vila Nova de Poiares ninguem atende e depois liga-se para o 112, quem atende é a PSP, que depois reencaminha a chamada para o INEM e, estes, por sua vez entram em contacto com a pessoa que telefonou. Enquanto tudo isto acontece, a pessoa ferida ou doente, desespera e, quando chega a vez de os bombeiros se prepararem e irem buscar as pessoas, somos nós que ouvimos de tudo, porque demorámos muito tempo. É preciso que se faça uma análise profunda deste funcionamento, sempre que há uma comunicação tardia aos bombeiros». Jaime Soares garante-nos que «os bombeiros querem o INEM, mas com respeito e seria bom que todos entendessem que uns precisam dos outros».
É com estes argumentos que Jaime Soares admite que, «se a situação não se inverter, um dia destes, o INEM terá todas as ambulâncias do distrito de Coimbra à porta e depois façam o que quiserem com elas».Olha entreguem-nas ao Cavaco.
O Jaime Soares nunca apoiaria o Cavaco aqui ha uns tempos...agora é a melhor escolha. Tambem o Pessoal do INEM devia ser corrido agora ja os bombeiros querem o INEM.
Que raio de coelho estará para sair da cartola ?

Nenhum comentário: