quarta-feira, outubro 12, 2005

Senhor da Serra - Escola Ferrer Correia

Antes do final de Outubro, a Escola Ferrer Correia (Senhor da Serra), pioneira em Portugal na implantação do sistema de ensino integrado, vai instalar um sistema de cartões de radiofrequência para os seus alunos, acabando assim com o dinheiro vivo dentro do recinto escolar.
Trata-se de um projecto inédito no distrito de Coimbra que está a ser desenvolvido por uma empresa ligada à Universidade de Aveiro e que consta de um cartão equipado com um chip que regista todas as despesas efectuadas pelo aluno, desde o bar e refeitório até à papelaria.
O sistema permite também registar as entradas e saídas dos alunos sem que estes tenham de retirar o cartão da carteira, ao mesmo tempo que anota a assiduidade às aulas. O cartão, do tipo Multibanco, é carregado pelos pais com uma quantia a gastar pelos alunos nas várias valências. Deixa de haver dinheiro a girar dentro da escola e os pais podem saber os gastos dos filhos, explica José Manuel Simões, presidente do Conselho Executivo da Escola Ferrer Correia.
Cada aluno terá uma password e através da Internet os pais podem aceder à memória do cartão, visualizando os gastos, faltas e as horas de entrada e saída da escola.
Numa segunda fase, o sistema poderá informar os pais em tempo real se o aluno está a faltar a alguma disciplina.
Segundo José Manuel Simões, até ao final do ano esta aplicação inovadora vai coabitar com o actual método de cartões de papel e pagamentos em dinheiro, mas a partir do início do próximo ano é obrigatório o uso do cartão de radiofrequência. Cada unidade terá um custo de cinco euros, a suportar pelos encarregados de educação, enquanto a instalação do sistema ronda os 20 mil euros.
Para a instalação deste sistema, a Escola Ferrer Correia conta com a comparticipação de algumas empresas privadas, da Associação de Pais e da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.
Este estabelecimento de ensino é frequentado por quase cinco centenas de discentes, desde o ensino pré-escolar até ao 9.º ano, passando pelos cursos profissionalizantes.
Desde Abril de 2004 que se encontra a funcionar em modernas e funcionais instalações, inauguradas pelo então primeiro-ministro Durão Barroso. Na última sexta-feira comemorou o seu 37.º aniversário.

Nenhum comentário: