quarta-feira, dezembro 13, 2006

Ecomarche de Poiares

Temos recebido alguns mails de leitores deste blog, lamentando a ausencia de produtos conceituados de produzidos na nossa região ou nas proximidades.
Esses produtos foram aceites , aprovados e ( pagos e bem pagos em dinheiros e especie) para aparecerem nas prateleiras dos Ecos e dos Interes.
Não se sabe porquê, é raro haver a Agua de Penacova nas prateleiras do Eco de Poiares ou se a há, está escondida atras de outras aguas ou com os rótulos propositadamente virados ao contrário.
Na mira do lucro e sem interesse em defender os seus clientes poiarenses, os donos-gerentes da loja de poiares resolvem a seu bel prazer meter os produtos que mais lhe convem em detrimento dos acordos de cedencia de posição na Rede Mosqueteiros que se obrigavam com as autarquias a promover os produtos da região para compensar a quebra do comercio tradicional.
Dizia-se na altura: As pessoas que se candidataram e a quem foi entregue o Eco de Poiares, são humildes, boas pessoas e trabalhadoras que vão ajudar as pessoas cá da zona. Não são de Poiares, mas é como se fossem. Têm cá bons amigos. Se as batatas, os feijões, as couves, os nabos, o grão de bico etc forem de boa qualidade e cumprirem as normas da qualidade exigida pelos Mosqueteiros vão ajudar a desenvolver Poiares.
Ao fim de uns anitos, a cevada começou a picar na barriga. Não ha nenhum produto da região que lá seja promovido. Os enchidos de Vilarinho? Há-os em todo o país e é bastante procurado em todas as grandes superficies.
As promessas para que fosse autorizada a abertura desta superficie comercial em Poiares, começaram a ir por agua abaixo.
E a pergunta é:
Porque se escondem propositadamente nas prateleiras a Agua de Penacova? A quem aproveita?À gerência vai-lhe competir dizer que não é verdade. estamos a vêr que daqui para a frente vai aparecer muitos garrafões e garrafas das Aguas de Penacova, nas prateleiras e bem à vista.
Isso é mesmo o que se quer, que os nossos produtos regionais e de proximidade sejam comercializados e consumidos por todos nós, já que são bons e dão emprego ao nosso pessoal.

20 comentários:

Anônimo disse...

A ADM deste blog agradece os comments efectuados aos posts publicados.No entanto e por respeito a todos os bloguistas e leitores, deverão sempre apresentar um avatar ou um nick e deixar de utilizar o celebre anonymous, que não dignifica quem os publica nem quem os lê. Posteriormente e conforme o teor dos posts, serão retirados os comments anonymous o que não consideraremos censura

Anônimo disse...

Não publicar um comentário que não contenha ofensas, palavras menos correctas só por não contem o nome de que o escreve? Haja paciência!
Ah finalmente assumido: CENSURA!!!!!
para quando a morte da ditadura em Vila Nova de Poiares?
Votemos em branco mas, pelo amor de Deus, jaime soares NÃO! Chega!
Tiremo-lo da Cãmara antes que ele enloqueça de vez e não nos venhamos arrepender de dar-lhe mais uns anos de poder digo, DITADURA.
ESTOU MESMO A VER QUE NÃO LEREI ESTE COMENTÁRI AQUI NO BLOG MAS NÃO FAZ MAL JÁ O COPIEI, HÁ JORNAIS QUE O DIVULGARÃO POIS NADA CONTEM DE OFENSIVO.
Eu posso dizer que o meu nome é jaime e chamar-me Joaquim.

Anônimo disse...

Mais vale não aceitar anónimos.
Resolve a questão e é mais dignificante.

João

Anônimo disse...

Oh atentissimo não tenhas problemas. Ninguem te faz mal aqui. Se souberes ler, cumpriste com o que a ADM pedia.
Escreveste um nick e já é qualquer coisa. A ADM quer la saber se es jaime ou joaquim ou se es analfabeto.
Da maneira que escreves, até pareces que fizeste a antiga 4ª classe como o outro Jaime da Câmara.E ate pareces ele a berrar pelas ruas como um capado, ao utilizares maiusculas aqui.
Deixa lá que isso passa. Mete gelo.

Anônimo disse...

Eu pensei que em Poiares ditadoe era só o Jaime.

Afinal o mal pega-se. Mas olhe que copiar o original é feio e demonstra pouca inteligência.

AH! E outra coisa. Nao critique o dito. Você é pior que ele.

Anônimo disse...

Pelos comentarios aqui elaborados nota-se que o anonymous das 12:20AM ou não percebeu nada do que os ADMs disseram ou é mesmo burro.
Na Venda Nova havia alguns.
Afinal o mal pega-se. Mas olhe que portar-se como original é feio e demonstra pouca inteligência dum poiarense de raça.
AH! E outra coisa. Nao critique o dito. Não se arme em artolas. Você é pior do que ele ou é como ele.
Cultivem-se.

Anônimo disse...

Ó Zé do telhado, acalme-se. Você a disparar dessa maneira não mata nada.

Quanto à ADM percebi muito bem e mantenho. E há por aqui mais gente a pensar o mesmo. Você é minoria.

Quanto ao resto, realmente não percebi, devo ser mesmo burro. Então um "poiarense de raça" não pode ser original? Tem que ser fotocópia? Essa é boa.

Mas olhe que é capaz de ter razão. Pela amostra você é fotocópia. Xerox. E mal tirada.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar quero pedir desculpas pelos caracteres escritos em maiúsculas confesso que só depois de o"publicar" é que reparei.
Não tenho o hábito de "berrar" pois, tanto quanto sei, quem berra são os animais irracionais e eu sou bem racional.
Quanto a mminha escrita, é como diz o povo: "para quem é....bacalhau basta"

Anônimo disse...

... mas o Jaiminho já "influenciou" o administrador deste blog?
Ora bolas, a coisa corria tão bem !
É capaz de perder interesse !?..

Vítor Ramalho disse...

O grande capital não tem pátria nem regiões.

Anônimo disse...

Eu sou um Penacovense que moro numa aldeia junto ao rio e considero legitimas as criticas aqui feitas ao Jaime Soares. No entanto eu trocava a ditadura do Jaime Soares pela anarquia do Eng. Mauricio. É obvio que o J.S. faz muitas asneiras mas pelo menos faz alguma coisa, o Eng. Mauricio não faz nada mal feito ou melhor nas aldeias da zona ribeirinha ele não faz mesmo nada, nem bem nem mal!

Anônimo disse...

Ah! Só faltava esta.

Que voltem o Pombal e o Salazar.

Eram ditadores, mas faziam.

Pois...

rei lear disse...

Do JUMENTO (sem precisar de ir ao Ecomarché) com a devida vénia:

"O Jumento sabe que José Sócrates já escolheu a iguaria gastronómica para a consoada na Residência Oficial de São Bento, não querendo fugir à tradição e aproveitando o facto de o peru já estar bem gordinho e querendo prestar uma homenagem a Cavaco Silva, o seu mais recente admirador, o prato vai ser "Peru à Palácio de Belém".

Trata-se de uma reinvenção de um prato que na Madeira é mais conhecido como Peru à Terceira República e a que alguns também chamam "Peru à Contenente", nos hotéis da Madeira também é servido como "Dindonneau Farci à Albertoô". O peru tem que ser criado na Madeira, pois lá são mais fáceis de engordar e apresentam a aquele ar rechonchudo que torna o bicho mais apetitoso. Convém também que seja morto por aquelas bandas, depois de bem embebedado com uns copos de poncha.

Escolhendo um peru bem gordinho, leva-se o bicho a passear por algumas tascas dando-se-lhe a beber uns valentes copos de poncha. Quando o bicho começar a confundir o Presidente da República com o elefante das moedas do Jardim Zoológico arrefinfa-se-lhe com um maço de Diários da República na crista e fim de se lha acabar com o pio.

Gordinho, bem temperado com a poncha e a perder o pio é a altura de o deixar bem depenado, ficará com um ar mais magro, mas não perderá o seu aspecto luzidio. Depois mistura o que sobrou do poncho, se é que o peru não o bebeu todo, com um copo de aguardente de cana da adega da Assembleia da República e incendeia-se, passando-se depois a criação por cima da chama para que fique bem depenado.

Já depenado põe-se em cima de uma tábua e dão-se-lhe vários cortes por baixo do orçamento, retirando-se o excesso de obras públicas, inaugurações, certificando-nos de que não trás sifões agarrados. Faz-se um corte sobre a mitra (sobrecu), comprimindo-lhe o ventre para deitar cá para fora todos os impropérios que ficaram por digerir. corta-se a ponta das asas para nos certificarmos de que não foge para o galinheiro da Buenos Aires. O peru está amanhado e pronto para ser levado ao forno."

Anônimo disse...

Bem... realmente a coisa está a render, da agua de penacova a receita de peru "amadeirado" lê-se de tudo. Até reclamação de obras no concelho de penacova...
Mas quem sabe se a ausencia dessa marca de agua não é imposição de alguma "democracia" instituida que, sabe-se lá porquê, nem pode ouvir falar!!!
Mas não vos preocupeis porque as obras em poiares são só de fachada e no final quem as vai ter de pagar são os concelhos originais da area agora ocupada por poiares a quem mais cedo ou mais tarde será "devolvido"

Anônimo disse...

Eh lá. Agora Poiares nem território tem?

É emprestado de outros concelhos? Quais?

Boa polémica...

Anônimo disse...

POIARES UNIDO JAMAIS SERÁ "DEVOLVIDO"!
Juca

Anônimo disse...

Mas querem acabar com Poiares ou com o Jaime?
Quando é que inauguram o monumento ao Bombeiro na Rotunda?
Será que o outdoor da Chanfana que está na Rotunda ainda não rendeu dinheiro para fazer o monumento?
Um outdoor daqueles custa mais de 20.000 Euros por ano.
Aos anos que já lá está deve já sobrar dinheiro.
Vamos fazer o monumento como se fez o da Força Aerea.

Anônimo disse...

Leiam e releiam o que diz o "Rei Lear" e se entenderem é bom sinal...
se não entenderem...podem passar na mesma aos "bufos"

ops(de vez em quando excedo-me :-) lol lol lol

Anônimo disse...

sr. administrador.. :|
porque razão se apagam posts e não os comentários aos mesmos...
Qual a sequência anterior do "Eh lá. Agora Poiares nem território tem?
É emprestado de outros concelhos? Quais?
Boa polémica...
Afinal o sr. não é ditador, é mesmo BURRO.... haja paciencia.

Anônimo disse...

Com estes comentarios dá para ver que em Poiares ja ha burros a mais. Ainda o Jaime os vai aproveitar para fazer chanfana. Como não ha cabras, limpem o sebo aos burros.
Nem que sejam anonymus.