quarta-feira, dezembro 27, 2006

Estrada que une concelhos divide autarcas do PSD

Como não podia deixar de ser e que este blog ha anos que alertava, zangaram-se os compadres.
Mais do que evidente que o caos que se gerou na Estrada da Beira se deveu à actuação de Jaime Soares, que com a mania dos protagonismos e de pato-bravismo que comprometeu por muitos anos uma ligação condigna do interior a Coimbra.
Bastava saber ler e escrever para entender que as melhorias propostas e exigidas por Jaime Soares à antiga JAE, seria um desperdicio de dinheiros publicos e ficaria uma javardice sem eficiencia nenhuma. Hoje em dia em que um autarca de outro concelho propõe uma solução, lá aparece o carcassinha a mandar vircom asneiredo e má criação, com medo que lhe roubem o protagonismo. A ligação a Coimbra pela Serra do Carvalho é mais do que evidente uma solução inteligente que já no Sec. XIX era defendida pela Engenharia Militar.Em pleno Sec. XXI aparece ainda um artista, a mandar vir com as soluções inteligentes. A Estrada da Beira, que une Coimbra ao interior do distrito, está a dividir autarcas do PSD, por causa da apresentação de uma proposta de construção de uma via alternativa, anunciada esta semana pelos vereadores PSD da Lousã. Os vereadores do PSD da Lousã defenderam esta semana uma via alternativa à Estrada da Beira, a entroncar no futuro traçado do IC3, entre Tomar e Coimbra, cujo trajecto definitivo será conhecido no final do primeiro trimestre de 2007.
«A construção do IC3 com passagem nas Torres do Mondego será fundamental para se poder viabilizar uma alternativa à Estrada da Beira, que se encontra estrangulada», disse o vereador social-democrata Pedro Curvelo, que, enquanto candidato à autarquia da Lousã, já tinha defendido esta solução.O autarca social-democrata defendeu que «esta alternativa é uma via estruturante para resolver os problemas de acessibilidade rodoviária a Coimbra, não só da Lousã mas também de todo o interior do distrito, incluindo Góis, Arganil e Pampilhosa da Serra».«Consideramos que a construção do IC3 associada à variante de Foz de Arouce e o seu prolongamento com a via alternativa da Estrada da Beira poderá alavancar definitivamente o nosso desenvolvimento», sustentou. Segundo Pedro Curvelo, o projecto que propõe permitirá um trajecto com cerca de 21 quilómetros (desde as rotundas da Lousã à da Portela) «rápido, seguro e sem atravessamento de povoações até Coimbra, a uma velocidade de 90 quilómetros por hora que se fará em cerca de 14 minutos». Para isso, acrescentou, basta que o novo traçado do IC3 contemple um nó de ligação na margem esquerda do Mondego, «que permita posteriormente ligar uma nova via alternativa da Estrada da Beira, entre o final da futura Variante de Foz de Arouce (Lousã) e as Torres do Mondego».
O presidente da Câmara de Poiares, Jaime Soares (PSD), lamentou que o autarca social-democrata da Lousã tenha avançado com uma proposta alternativa sem debater o assunto com a autarquia.«Não conheço a proposta, mas entendo que é uma atitude pouco ética o PSD da Lousã não ter tido previamente uma conversa com quem tem procurado soluções e feito propostas sobre a Estrada da Beira», disse Jaime Soares, presidente da Câmara de Poiares e da Distrital do PSD de Coimbra.
O presidente da autarquia de Poiares afirmou que, «se a proposta tiver viabilidade e valor», não terá problemas de a «apreciar e apoiar», mas não deixou de criticar a atitude dos seus companheiros de partido.«O PSD da Lousã não descobriu nada. Todos sabemos que a actual estrada está esgotada e não tem hipóteses, mas é uma atitude inqualificável divulgar uma proposta sem, no mínimo, termos conversado, já que somos altamente interessados», criticou Jaime Soares.Na opinião do autarca de Poiares, as soluções deveriam ser discutidas entre as autarquias atravessadas pela Estrada da Beira, mas Jaime Soares reconhece «liberdade aos vereadores social-democratas da Lousã para apresentarem projectos». «Este é o pior caminho para procurar protagonismos partidários e pessoais e esgrimir argumentos políticos», considerou no entanto Jaime Soares. Já o presidente da Câmara Municipal da Lousã, o socialista Fernando Carvalho, referiu que «é desfasado estar a discutir a proposta do PSD, quando se está ainda a discutir o novo traçado do IC3». «Esse é um assunto de interesse para a Lousã», disse, por seu turno, a presidente da autarquia de Miranda do Corvo, a social-democrata Fátima Ramos, instada a comentar a proposta dos companheiros de partido do concelho vizinho. Para a autarca, que é também vice-presidente da distrital do PSD de Coimbra, «o que interessa neste momento é a construção do IC3, porque vai permitir melhor acesso à auto-estrada, a Coimbra e ao IP3». «O importante é que o Governo opte pelo novo IC3, com o traçado previsto entre Penela e Miranda do Corvo, e avance com a sua concretização o mais rapidamente possível», acrescentou.
Para o que estamos guardados? Para aturar velhos rabugentos, mal encarados e com esgares de doença?
Fatima Campos Ferreira tinha razão quando o mandou calar no Pros e Contras e não de deu hipotese de meter o bico, apesar de se ter posto em bicos de pes na 1º fila. Foi uma vergonha e desonra para a raça poiarense.

9 comentários:

Anônimo disse...

Estamos sujeitos a que se a Lousã e Miranda se unirem, beneficiando as ligações com Gois e a Pampilhosa, atraves da ligação à estrada de Tomar-Coimbra, Poiares ficará completamente sozinha e isolada a esgrimir-se por novas acessibilidades.
Os Poiarenses irão pagar bem caro as casmurrices do seu lindo labregossauro, que já começa a ser desprezado e a tornar-se desprezivel.Alguma coisa de bom que levou anos a faze-lo e noutros contextos, está agora a destrui-lo duma forma vertiginosa.Como já não tem nada a perder, pensará com os seus botões. " Quero é que estes gajos se lixem todos ", para não dizer uma palavra mais feia que é habitual

Anônimo disse...

Para quê melhores acessos para Poiares? Não tem caminho de ferro, não tem autoestrada, só precisamos de pequenas estradas onde possa passar um carrito....mai nada!!

Anônimo disse...

O Jaime Soares não passa de um a "cabeça dura". Ele sabe muito bem e há muito tempo que a proposta do PSD Lousã é a única alternativa válida para resolver o problema das acessibilidades na região.
Sabe, mas porque foram outros a ter a coragem de avançar com a proposta está contra, mesmo que com isso prejudique o seu próprio concelho.
Uma completa tolice. Há tempos arranjou um problema com o presidente da concelhia de Góis. Agora vai pelo mesmo caminho com o da Lousã...
Começa bem o último mandato do "Sr. presidente da distrital".
E ainda vai acabar "melhor", é só esperar para ver.

Anônimo disse...

Com casmurrice ou sem ela a estrada pela serra do Carvalho é a unica solução.Quem está contra ela está contra as populações.

Anônimo disse...

Já há muitos anos, que os dignos Poiarenses, aquele de gema, que querem o progresso, enão o poder defendem que a alternativa à Estrada da beira, seria um rasgo pelos lados do Carvalho. Só o casmurro do que está no poder, não o entede. Se agora os da Lousã, que já o defenderam não o querem, sabe-se porquê. É que teem que o aturar nas suas «birrices» ao que não estão dispostos. Este alargamento que se fez recentemente, já foi reclamado quando do primeiro. O Burro não deixou, agora vai deixar passar uma coisa dessas. Mas vocês do PSD que andam de maõs dadas com ele, metam-lhe isso na cabeça.

Anônimo disse...

pois é... mas a realidade é que poiares ficará COMPLETAMENTE isolado (orgulhosamente sós). Desde a abertura dos IP's que a redução do transito na EN17 é progressiva. Só quem não tem visão e olha só para o umbigo e se acha o maior não vê que não é com marchas lentas que acelera o transito. Estamos no sec. XXI e não é viável um acesso que se quer rapido ter um traçado a passar na quase totalidade por localidades, e que não tem grandes (ou nenhumas) hipoteses de desvio. Mas enfim, pode ser que sirva para o boncossaurio ver que está a mais e que o futuro não passa por ele.

JOÃO BRANDÃO disse...

Caros amigos de Vila nova de Poiares.
Para acessar ao Blog " CENTRAL PENACOVA" deverão digitar:
http://centralpenacova.blogspot.com
Agradeço a vossa atenção e desde já este blog fica a vossa disposição para qualquer intercambio.

Anônimo disse...

Sempre Atento (o verdadeiro) said...
Ora então vamos lá ver: todos nós queremos mais e melhores acessos, certo? Então, se os Presidentes das Câmaras em questão lutaram e estão a envidar todos os esforços no sentido de melhorar, facilitar e dignificar os seus Concelhos, porque motivo o sr. presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares não faz o mesmo?
Só quem não tem que fazer o percurso diário V.N.Poiares-Coimbra-V.N.Poiares é que não se queixa.
Se o sr. presidente do nosso Concelho tivesse que deslocar-se diariamente para TRABALHAR em Coimbra, de certo já teria envidado (não é "endividado") também todos os esforços nesse sentido.
sr presidente criticar e não apresentar alternativas é fácil executar é que é o cabo dos trabalhos!!!
Corrija algumas rotundas do nosso Concelho como por exemplo: em S.Miguel à entrada do elefante azul digo, ADIP (que é autêntica ratoeira, a rotunda, entenda-se); as rotundas da Avenida....
Enfim... Haja paciência para tanta prepotência...

11:51:00 AM
(copiei e colei para não ter o trabalho de voltar a escrever)

Anônimo disse...

O Jaime está maluco.

Agora em Poiares parece que proibiram o trânsito mde camiões em tudo quanto é sítio.

Só passam os carros da Câmara, da família do presidente e de quem fôr pedir uma "autorização especial".

Parece-me que sei qual é o problema. Há por aí muitos burros e não há que lhe dar a fazer.

Vai daí põem-se a puxar umas cargas. Só faltam as carroças...