quarta-feira, março 14, 2007

Jovens de Poiares no " Terras ao Sol "

Meio milhar de jovens geocientistas discute “Terras ao Sol":: O congresso tem como objectivo a compreensão do papel das geociênciasMeio milhar de alunos de 23 Escolas Básicas e Secundárias de todo o País vão participar no II Congresso dos “Jovens Geocientistas - Terras ao Sol”, que decorrerá nos próximos dias 19 e 20 de Março no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O Congresso é promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e está centrado nos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. São eles os autores dos trabalhos a apresentar durante o evento. Estes trabalhos estão a ser orientados pelos seus professores e por docentes do Departamento de Ciência da Terra. Com o apoio institucional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Programa Ciência Viva, o II Congresso dos “Jovens Cientistas” tem inscritos alunos de 23 Escolas Básicas e Secundárias de todo o país (Cercal do Alentejo, Vilar Formoso, Cacém St. António dos Cavaleiros, Ferreira do Zêzere, Louriçal , Juncal, Guarda, Tondela, Caxarias, Baião, Figueira de Castelo Rodrigo, Poiares, Lousã, Penacova, Seia, Alcobaça e Coimbra).
Compreensão do papel das geociências Utilizando como objecto de estudo a Terra, o congresso tem como objectivos a compreensão do papel das geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra e a vida, a estimulação de atitudes críticas e solidárias em contexto de trabalho cooperativo, bem como a identificação de problemas de investigação, a concepção e implementação de percursos de investigação e a compreensão dos mecanismos de validação e divulgação de resultados. A Sessão de Abertura do II Congresso dos “Jovens Geocientistas - Terras ao Sol” está agendada para 9h30m. No primeiro dia os trabalhos encerram às 17h30m. No 2º dia do Congresso serão efectuadas duas Excursões Geológicas de Campo, cujo objectivo é a sensibilização e conhecimento das questões envolvidas na exploração mineira, nomeadamente as da prospecção, mineração e recuperação ambientais e a sensibilização para a valorização e conservação do património geológico e cultural.
1. Visita às salinas da Figueira da Foz e Museu da Pedra do Município de Cantanhede. 2. Visita à antiga área mineira da Urgeiriça

Nenhum comentário: