sexta-feira, março 30, 2007

Jaime Soares - Ministério Público acusou o presidente da Câmara

Acusado de usar meios da Câmara em obra particular
Ministério Público acusou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, de ter usado meios da Autarquia para realizar obras particulares. Num processo em que o autarca responde pela prática dos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso (na forma continuada e agravada), estão em causa, segundo apurou o JN, obras particulares que terão sido executadas por funcionários do município, alegadamente durante o seu horário de trabalho na Autarquia. É igualmente acusado de ter usado viaturas, equipamentos e materiais pertencentes à Câmara para concretizar esses trabalhos.
Jaime Soares garante, no entanto, estar de "consciência tranquila" e diz que nem requereu a instrução do processo para poder "clarificar tudo" durante o julgamento.
Uma das obras que estão em causa neste processo é a construção de anexos nas traseiras da sua própria residência, que o Ministério Público conclui ter sido concretizada com meios da Autarquia. Há, nomeadamente, a suspeita de que esses trabalhos tenham sido executados por funcionários municipais, durante os seus horários de trabalho.
O Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra acusa também Jaime Soares de ter recorrido aos meios da Câmara para a realização de obras num estaleiro de sucata de que é proprietário. Está igualmente indiciado por usar meios pertencentes ao município para proceder à remoção de terras de um espaço (propriedade de uma empresa) onde está prevista a construção de uma unidade hoteleira.
A retirada dos cartazes afixados pelo seu partido (PSD) durante campanhas eleitorais terá sido, igualmente, executada por funcionários municipais, alegadamente por ordem do arguido, segundo conclui a investigação, levada a cabo pela Directoria de Coimbra da PJ.
No âmbito deste processo, em que estão em causa situações que remontam principalmente aos anos de 2002 e 2003, o DIAP acusa ainda o presidente da Câmara de ter recorrido a funcionários municipais para executarem, nos seus horários de trabalho, obras em instalações pertencentes à Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares.

Recurso a funcionários - Em 1993, um relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna revelou que, durante o mandato 1983-86, Jaime Soares recorreu a um funcionário da Câmara para, em horas de serviço, montar gradeamentos e portões num armazém seu.
Uso de equipamentos - O mesmo relatório, que chegou a ser apreciado pelo Tribunal de Contas, dava como provado que o autarca poiarense utilizou equipamento do município, como uma retroescavadora, para construir a piscina da sua residência particular.
"Quem não deve não teme"
Jaime Soares ainda aguarda o julgamento em liberdade e espera que no decurso do julgamento "tudo venha a ser clarificado", porque diz ter provas que o ilibam da acusação. Diz, de resto, estar habituado a safar-se das denúncias feitas por e, à semelhança do que aconteceu com outros processos em que foi arguido, espera ser absolvido também agora. Tipo apito dourado.

Nota: Exc.do Jornal Noticias lá de tras 05.11.06.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esta acusação é uma realidade. Tudo isto e muito mais sepassou. É pena que só agora venha ao de cima. É do conhecimento público que as obras desde os muros do armazém de sucata no Entroncamento, do emadeiramento dentro de sua casa com madeira de castanho, a construção da piscina, que ele depois legalizou como tanque para rega, como os anexos, como uma casa na Lousã, onde pornoitava mais a "amante". Tudo isso foi feito com material e pessoal da Câmara. É pena é que aqueles que o protegeram, alguns Ministros, não sejam também catigados.

Anônimo disse...

Coitadinho do Presidente, só ttrabalha em prole do bem de Poiares, tem dado tanto a quem não precisa, para arranjar votos e vocês não querem que ele se governe. Ele desgoverna Poiares, mas gover-se a ele.

Anônimo disse...

Ele e o Valentim.
O efeito dois em um!
Dois xicos-espertos num só País.
Portugal no seu melhor!
Nem a Santa Maria José é capaz de levar o combóio para os carris.

Anônimo disse...

Tanto comentário para quê?... Ele mais uma vez vai escapar à justiça, leva lá uns juizes do lado laranja e mais os capangas desse mesmo lado e aqueles que o acusam ainda seram presos.

Anônimo disse...

Quem não deve, não teme!...
Á grande presidente. É assim mesmo...
Não deve porque faz as obras com pessoal e material da Câmara. Não teme, porque já devia estar preso há que tempos, e continua a safar-se. Com a ajuda do apito laranja.

Anônimo disse...

__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥

Uma Páscoa muito feliz, principalmente p´ró arguido.

Anônimo disse...

aguas de bacalhau!
caldos de galinha!
dieta!
fruta seca!
está tudo inquinado!
vai tudo ficar na mesma.

Anônimo disse...

ó anónimo 8:16,se calhar é mais fácil corromper os do PS dá menos nas vistas. ...diplomas passados ao domingo ao socrates(sim porque socrates é ás em negociatas),etc,etc,isto é só para não falar nos lotes de sucata que foram vendidos no tempo do guterres aqui para a zona para um PS