sexta-feira, março 30, 2007

Assembleia-geral da Metro Mondego adiada

A Assembleia-geral da Metro Mondego foi adiada para o dia 12 de Abril. O representante do accionista Estado não deu explicações para o adiamento. Na ultima reunião devia ter sido analisada a proposta de orçamento da empresa. A assembleia-geral da Metro Mondego, marcada para ontem, e que devia analisar a proposta de orçamento da empresa, foi adiada para 12 de Abril por proposta do accionista Estado, revelaram os presidentes das Câmaras de Coimbra e da Lousã. Segundo os autarcas de Coimbra de da Lousã, Carlos Encarnação e Fernando Carvalho, respectivamente, que remeteram explicações sobre o adiamento para o representante do accionista Estado, a reunião foi marcada para as 10h30 de 12 de Abril. Da agenda da assembleia-geral fazia parte a análise de uma proposta de orçamento para 2007 de 8,9 milhões de euros e a eleição dos corpos sociais da sociedade anónima para o triénio 2007- 2009. À saída da sede da empresa, o quadro da Direcção-Geral do Tesouro que representou o accionista Estado escusou-se a explicar aos jornalistas a razão da proposta de adiamento da reunião. O presidente do conselho de administração da Metro Mondego, Machado Mariz, também não quis prestar declarações. Há cerca de um ano, em Março de 2006, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou em Coimbra um metropolitano ligeiro de superfície para a cidade e para o ramal da Lousã, a funcionar em 2011, designado “tram-train”. O “tram-train” substitui o anterior projecto do metropolitano ligeiro de superfície, cujo concurso público lançado em Fevereiro de 2005 pelo anterior Governo, se extinguiu em Maio do mesmo ano, pelo facto de as Câmaras de Miranda do Corvo e Lousã não terem assinado protocolos indispensáveis ao desenvolvimento do processo. De acordo com o calendário apresentado em Março de 2006 pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a intervenção deveria iniciar-se no primeiro semestre de 2007, no ramal da Lousã, com a instalação definitiva da bitola europeia entre Serpins e Coimbra/Parque.Até ao momento não houve anúncio do lançamento do concurso público, mas fonte do gabinete de imprensa do Ministério garantia sábado, no jornal Público, que “o projecto de execução para mudança da bitola estará concluído em Junho, mantendo-se os prazos apresentados”. A intervenção no ramal da Lousã deveria ficar concluída no final de 2008, representando um investimento de 52 milhões de euros. Caso a obra avance, o ramal da Lousã deverá encerrar parcialmente a partir deste ano, para alteração da distância entre os carris (bitola).

Jaime Soares - Ministério Público acusou o presidente da Câmara

Acusado de usar meios da Câmara em obra particular
Ministério Público acusou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, Jaime Soares, de ter usado meios da Autarquia para realizar obras particulares. Num processo em que o autarca responde pela prática dos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso (na forma continuada e agravada), estão em causa, segundo apurou o JN, obras particulares que terão sido executadas por funcionários do município, alegadamente durante o seu horário de trabalho na Autarquia. É igualmente acusado de ter usado viaturas, equipamentos e materiais pertencentes à Câmara para concretizar esses trabalhos.
Jaime Soares garante, no entanto, estar de "consciência tranquila" e diz que nem requereu a instrução do processo para poder "clarificar tudo" durante o julgamento.
Uma das obras que estão em causa neste processo é a construção de anexos nas traseiras da sua própria residência, que o Ministério Público conclui ter sido concretizada com meios da Autarquia. Há, nomeadamente, a suspeita de que esses trabalhos tenham sido executados por funcionários municipais, durante os seus horários de trabalho.
O Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra acusa também Jaime Soares de ter recorrido aos meios da Câmara para a realização de obras num estaleiro de sucata de que é proprietário. Está igualmente indiciado por usar meios pertencentes ao município para proceder à remoção de terras de um espaço (propriedade de uma empresa) onde está prevista a construção de uma unidade hoteleira.
A retirada dos cartazes afixados pelo seu partido (PSD) durante campanhas eleitorais terá sido, igualmente, executada por funcionários municipais, alegadamente por ordem do arguido, segundo conclui a investigação, levada a cabo pela Directoria de Coimbra da PJ.
No âmbito deste processo, em que estão em causa situações que remontam principalmente aos anos de 2002 e 2003, o DIAP acusa ainda o presidente da Câmara de ter recorrido a funcionários municipais para executarem, nos seus horários de trabalho, obras em instalações pertencentes à Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares.

Recurso a funcionários - Em 1993, um relatório da Inspecção-Geral da Administração Interna revelou que, durante o mandato 1983-86, Jaime Soares recorreu a um funcionário da Câmara para, em horas de serviço, montar gradeamentos e portões num armazém seu.
Uso de equipamentos - O mesmo relatório, que chegou a ser apreciado pelo Tribunal de Contas, dava como provado que o autarca poiarense utilizou equipamento do município, como uma retroescavadora, para construir a piscina da sua residência particular.
"Quem não deve não teme"
Jaime Soares ainda aguarda o julgamento em liberdade e espera que no decurso do julgamento "tudo venha a ser clarificado", porque diz ter provas que o ilibam da acusação. Diz, de resto, estar habituado a safar-se das denúncias feitas por e, à semelhança do que aconteceu com outros processos em que foi arguido, espera ser absolvido também agora. Tipo apito dourado.

Nota: Exc.do Jornal Noticias lá de tras 05.11.06.

sábado, março 24, 2007

PENACOVA - BTT – Taça Nacional de Maratonas

A 1.ª Prova da Taça de Portugal de Maratonas promete, a exemplo de organizações anteriores, atrair centenas de apaixonados pelo BTT – participantes e espectadores. Com organização da empresa Aventura 21, a prova terá um percurso de 80 quilómetros com passagens pelos concelhos da Mealhada e Penacova. Esta prova será a 1.ª prova da Taça Nacional de Maratonas deste ano, onde estarão presentes os atletas que correrão o "Nacional" 2007. A organização espera, como sempre, muita adrenalina. A Serra do Buçaco, onde passará a prova, é considerado um local idílico para a prática da modalidade, oferecendo uma enorme variedade em termos de percursos. As suas características transformam-se em desafios próprios, promovendo, desta maneira, um espectáculo ainda melhor. Este será um percurso com partes técnicas, outras rolantes e single tracks, sendo por isso constituído por trilhos bastante variado em termos de exigência ao atleta, já que terá que perceber um pouco de todas as bases do BTT. Esta prova está credenciada e reconhecida pela federação portuguesa de ciclismo, respeitando, assim, as regras da UCI – União Ciclismo Internacional), embora tenha a particularidade de contar com a categoria de "Promoção" para que qualquer pessoa interessada – simples praticante – possa participar na prova concorrendo naquela categoria. Competição reúne a elite. Desta forma, a empresa Aventura 21 entra, finalmente, no circuito de organizações de provas federadas. Depois de largos anos de experiência, sobretudo com a realização da Maratona de BTT (sempre muito participada), a competição de amanhã significa, igualmente, uma prova de fogo, para quem tem contribuído para que torne o Bussaco, a curto prazo, numa referência nacional e internacional da prática do BTT. Esperam-se, por isso mesmo, os melhores atletas portugueses.Para já, a organização aponta para um número a rondar os cerca de 300 participantes, que se dividirão em duas classe: masculino e feminino. Os prémios da competição – que se definem por prize-moneys – rondam os 200 (1.º classificado da prova masculina) e 50 euros (1.º da feminina).

quarta-feira, março 21, 2007

GNR apanha ladrões de igrejas

A GNR de Coimbra anunciou hoje a detenção de três homens e uma mulher suspeitos de mais de duas dezenas de furtos em igrejas e estabelecimentos comerciais do interior do distrito, noticia a Lusa.
De acordo com a fonte da GNR de Coimbra, os presumíveis assaltantes são suspeitos de 21 furtos em igrejas e capelas de Arganil, Góis, Lousã, Tábua e Oliveira do Hospital.
É-lhes também atribuída a autoria de mais três furtos em estabelecimentos comerciais situados nos concelhos de Arganil e Góis. Os três homens têm idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos e a mulher tem 17 anos, sendo todos residentes em Arganil.
Segundo a mesma fonte, foram detidos hoje em Arganil numa operação conjunta da GNR desta vila e do Núcleo de Investigação Criminal da Guarda Nacional Republicana da Lousã.
A operação levou à apreensão de um veículo automóvel utilizado nos crimes, dois telemóveis e «uma grande quantidade» de isqueiros, chocolates e outros produtos habitualmente à venda em cafés e outros estabelecimentos comerciais.

terça-feira, março 20, 2007

*AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO :*

O dono do talho ficou espantado com a entrada de um cão dentro da loja. Enxotou-o, mas o cão voltou logo de seguida ; tentou novamente espantá-lo,quando de repente reparou que o cão trazia um bilhete na boca.
Pegou o bilhete e leu :
-Pode mandar-me 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor ?
O cão trazia também dinheiro na boca, uma nota de 50 euros.
Ele pegou no dinheiro, pôs as salsichas e a perna de carneiro num saco ecolocou-o na boca do cão. Este começou a descer a rua, e quando chegou ao cruzamento depositou o saco no chão, pulou e carregou no botão para o sinal ficar verde.
O talhante ficou realmente impressionado. Como já estava na hora, decidiu fechar a loja e seguir o cão.
O animal atravessou a rua e caminhou até uma paragem de autocarro, sempre
com o talhante a segui-lo. Esperou pacientemente com o saco na boca que osinal fechasse e pudesse atravessar. Na paragem, o cão olhou para o painel dos horários e sentou-se no banco, esperando o autocarro.
Quando um autocarro chegou, o cão foi até à frente para conferir o número evoltou para o seu lugar. Chegou outro autocarro e ele tornou a olhar, viuque aquele era o número certo e entrou.
Boquiaberto, o talhante seguiu o cão. Mais adiante o cão levantou-se, ficou em pé nas duas patas traseiras e carregou no botão para mandar parar o autocarro, tudo isso com as compras ainda na boca.
O talhante e o cão foram caminhando pela rua quando o cão parou à porta de uma casa e pôs as compras no passeio ; depois virou-se um pouco, correu e atirou-se contra a porta. Tornou a fazer o mesmo mas ninguém respondeu.
Então contornou a casa, pulou um muro baixo, foi até à janela e começou a bater várias vezes com a cabeça no vidro.
Caminhou de volta para a porta e, de repente, um tipo enorme abriu a porta e começou a espancar o animal. O talhante correu até ao homem e impediu-o dizendo :
"Deus do céu homem, o que é que você está a fazer ? O seu cão é um génio !"
O homem respondeu :
"Um génio ??? Esta semana, já é a segunda vez que este cão estúpido se esquece da chave !"

MORAL DA HISTÓRIA
Podes continuar a exceder as expectativas, mas... a tua avaliação depende sempre da competência de quem te avalia !

Bombeiros profissionais: Governo e autarquias sem acordo

Bombeiros profissionais:
Municípios e Governo ainda não chegaram a acordo sobre quem vai pagar as novas equipas de bombeiros profissionais, grupos de acção permanente que deverão ser criados a partir de uma proposta do Ministério da Administração Interna (MAI), que está agora a ser alvo de uma acesa discussão.
Esta discordância deverá atrasar a entrada em vigor das primeiras equipas, prevista já para este ano em 73 corporações do País.
As 200 equipas de primeira intervenção serão criadas até 2009 e pretendem colmatar as carências do sistema de voluntariado, principalmente, porque a maioria das corporações opera com voluntários que, durante o dia, têm a sua profissão e não podem prestar serviço quando é mais necessário.
A missão destas equipas passa por dar assistência às populações no âmbito das actividades da Administração Interna, ou seja, tudo o que tenha a ver com segurança e protecção civil : incêndios, acidentes e catástrofes.
Como o serviço público a prestar se dirige às populações locais - e tendo em conta que as autarquias também têm responsabilidades ao nível da protecção civil -, o Governo propõe que as câmaras financiem metade do custo da sua acção, ficando a outra parte a cabo do MAI, ou seja, da Administração Central.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) não pensa, no entanto, assim, defendendo, sim, que o socorro das populações em caso de emergência é uma obrigação do Estado. Como tal, não devem ser as câmaras a financiar esta actividade, disse Jaime Soares, membro da direcção da ANMP com a pasta dos fogos.

sábado, março 17, 2007

Região do Vale do Alva “pode ser muito atractiva”

Cinco concelhos e 30 freguesias estão juntos na promoção do Vale do Alva, uma região que, não sendo muito rica, «pode ser muito atractiva». Ontem foi apresentada a Rota do Vale do Alva e dados alguns contributos para desenvolver o turismo na região«Temos um património natural único e de enorme importância que não se encontra devidamente valorizado». Palavras de Maurício Marques, presidente da ADESA, Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor, à margem do colóquio “Turismo, património e desenvolvimento – uma oportunidade para o Vale do Alva”, que ontem decorreu no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, concelho de Oliveira do Hospital. O encontro pretendeu dar a conhecer a Rota do Alva e lançar algumas ideias para incentivar o turismo sustentável nesta área geográfica, que abrange cinco concelhos da região. Maurício Marques entende que esta região do Vale do Alva «não é muito rica» e tem algumas carências a vários níveis, pelo que é necessário «promover a valorizar o que temos». E ao divulgar «incentivamos as pessoas a visitar a região e, com isso, a desenvolverem a restauração, as actividades económicas e outras», afirmou o autarca de Penacova.O presidente da ADESA entende que esta é uma região que, do ponto de vista económico «pode ser muito atractiva», mas tal como em muitos outros casos, «muitas vezes desvalorizamos em demasia o que é nosso».Lutando contra esta «desvalorização», cinco concelhos (Arganil, Oliveira do Hospital, Penacova, Tábua e Vila Nova de Poiares) estão a desenvolver a Rota do Vale do Alva para, em conjunto, promover todas as riquezas naturais e edificadas desta região. Ontem, durante o encontro, o grupo de trabalho do Turismo – Plano de Acção Rural do Vale do Alva deu a conhecer esta rota que, dentro de dois meses, estará disponível em todos os postos de turismo das câmaras envolvidas, nos principais pontos de paragem e nas regiões de turismo. Trata-se, segundo Luís Rodrigues, técnico de turismo da Câmara Municipal de Penacova e membro do grupo de trabalho, de um guia para o viajante onde se dão a conhecer os roteiros possíveis, o que há para visitar, os cinco concelhos e as 30 freguesias localizadas no Vale do Alva, bem como o roteiro gastronómico, de alojamento, entre outras temáticas relacionadas com a região e com o turismo sustentável que se pretende. Em suma, uma forma de «conhecer o Alva de uma forma integrada», explicou Luís Rodrigues. Ver o Alva de “uma dimensão diferente”.Durante a sua apresentação, Luciano Lourenço deu algumas pistas para desenvolver ainda mais esta Rota e defendeu, por várias vezes, a instalação de painéis de sinalização indicando o que é possível ver e, no fundo, «contando a história» da região. Segundo este professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra há um sem número de áreas a explorar que vão muito além «das plantas e dos animais» que existem. É possível «ver o Alva de uma dimensão diferente», afirmou, destacando, por exemplo, o património astronómico, que nesta região tem excelentes condições para se desenvolver, ou o vasto património geológico que, na maior parte dos casos passa despercebido. «Muitas vezes olhamos para as pedras como meras pedras, mas se tentarmos perceber o que elas têm para nos dizer será muito diferente», afirmou, exemplificando com a “Raña de xisto” (relíquias de xisto na freguesia de Folques) ou as falhas geológicas da Lousã, Góis e Arganil ou os morouços de pedras lavadas das lavarias de exploração do ouro no rio Alva em Mucelão, Moura Morta e Ponte de Mucela. Os vales resultantes dos sucessivos encaixes também podem ser explorados, percebendo «como se formou e evoluiu todo esse Vale do Alva», assim como todo o restante património paisagístico, desde o vegetal, animal às vistas panorâmicas. «Há aspectos deliciosos da paisagem que podem ser explorados com as necessárias estruturas de apoio», afirmou, dando ainda novos exemplos, como o som (do vento, dos ribeiros e dos pássaros), o ar e a água, ambos «de grande qualidade», assim como o património edificado e cultural de cada uma das vilas e aldeias. O colóquio “Turismo, património e desenvolvimento – uma oportunidade para o Vale do Alva” foi uma iniciativa promovida pela ADESA, em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Durante o encontro foram ainda apresentados os temas “Turismo de Natureza”, “O potencial do turismo cinegético” e “A pesca desportiva”.l

quinta-feira, março 15, 2007

LOUSÃ - Incêndio destrói armazém

Incêndio destrói armazém de vinhos na Lousã
Um armazém de vinhos na Lousã foi hoje destruído por um incêndio. Os prejuízos rondam os 12.500 euros, disse fonte da GNR de Coimbra.
A ocorrência foi comunicada à Polícia Judiciária por existirem indícios de fogo posto.O incêndio deflagrou por volta das 02h00 e os prejuízos não se encontram cobertos pelo seguro.A mesma fonte da GNR de Coimbra adiantou que o armazém tem sido alvo de vários assaltos.

quarta-feira, março 14, 2007

Jovens de Poiares no " Terras ao Sol "

Meio milhar de jovens geocientistas discute “Terras ao Sol":: O congresso tem como objectivo a compreensão do papel das geociênciasMeio milhar de alunos de 23 Escolas Básicas e Secundárias de todo o País vão participar no II Congresso dos “Jovens Geocientistas - Terras ao Sol”, que decorrerá nos próximos dias 19 e 20 de Março no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O Congresso é promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e está centrado nos estudantes dos Ensinos Básico e Secundário. São eles os autores dos trabalhos a apresentar durante o evento. Estes trabalhos estão a ser orientados pelos seus professores e por docentes do Departamento de Ciência da Terra. Com o apoio institucional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através do Programa Ciência Viva, o II Congresso dos “Jovens Cientistas” tem inscritos alunos de 23 Escolas Básicas e Secundárias de todo o país (Cercal do Alentejo, Vilar Formoso, Cacém St. António dos Cavaleiros, Ferreira do Zêzere, Louriçal , Juncal, Guarda, Tondela, Caxarias, Baião, Figueira de Castelo Rodrigo, Poiares, Lousã, Penacova, Seia, Alcobaça e Coimbra).
Compreensão do papel das geociências Utilizando como objecto de estudo a Terra, o congresso tem como objectivos a compreensão do papel das geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra e a vida, a estimulação de atitudes críticas e solidárias em contexto de trabalho cooperativo, bem como a identificação de problemas de investigação, a concepção e implementação de percursos de investigação e a compreensão dos mecanismos de validação e divulgação de resultados. A Sessão de Abertura do II Congresso dos “Jovens Geocientistas - Terras ao Sol” está agendada para 9h30m. No primeiro dia os trabalhos encerram às 17h30m. No 2º dia do Congresso serão efectuadas duas Excursões Geológicas de Campo, cujo objectivo é a sensibilização e conhecimento das questões envolvidas na exploração mineira, nomeadamente as da prospecção, mineração e recuperação ambientais e a sensibilização para a valorização e conservação do património geológico e cultural.
1. Visita às salinas da Figueira da Foz e Museu da Pedra do Município de Cantanhede. 2. Visita à antiga área mineira da Urgeiriça

domingo, março 11, 2007

POIARES - Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis

S ituações de perigo, sinalizadas pela Segurança Social, justificam a institucionalização de 2141 crianças da Região Centro. Os dados fornecidos pela Segurança Social abrangem os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu. Desse número, 1640 menores encontram-se, na sequência da intervenção no âmbito da promoção e protecção dos direitos da criança, confiados a lares de infância e juventude, enquanto as restantes 501 foram entregues a centros de acolhimento temporário.Entre as situações de perigo detectadas e que legitimaram a intervenção encontram-se casos de abandono, maus tratos físicos, sendo também vítimas de abuso sexual. A actuação da Segurança Social verificou-se ainda quando a criança não recebia os cuidados e afeição adequados à sua idade, em casos em que era obrigada a actividades ou trabalhos excessivos à sua idade, ou quando estava sujeita a comportamentos que afectavam gravemente a sua segurança ou equilíbrio emocional.
Uma das instituições que recebe crianças e jovens em perigo é a Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis que, nos centros instalados em Coimbra e em Olho Marinho Vila Nova de Poiares, acolhe actualmente 110 menores. Ao longo de 39 anos de existência, segundo a responsável da instituição, Teresa Granado, nunca como nos últimos anos ali chegaram casos tão problemáticos.
A Comunidade Juvenil S. Francisco de Assis recebe crianças e jovens em risco oriundas de todo o país. "A integração é lenta e tem de ser feita com muito afecto".

sábado, março 03, 2007

Grande Área Metropolitana de Coimbra

A lista constituída por autarcas do PSD, PS e CDS-PP venceu as eleições para a assembleia da Grande Área Metropolitana de Coimbra (GAMC), conquistando 46 mandatos, contra três da CDU, revelou hoje uma fonte partidária. A fonte do PSD disse à agência Lusa que a lista vencedora obteve 251 v otos (88,07 por cento), enquanto a candidatura apoiada pela CDU conseguiu 21(7, 37 por cento). Na eleição da assembleia da GAMC, realizada na quarta-feira, participaram 285 dos 330 eleitores (membros das 16 assembleias municipais dos concelhos que integram aquela estrutura regional). Dez eleitores votaram em branco, tendo sido ainda registados três votos nulos, segundo a mesma fonte. Os resultados oficiais da eleição ainda não foram divulgados pela comissão eleitoral, liderada pelo presidente social-democrata da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, que deverá anunciar o desfecho do sufrágio no início da próxima semana. Na quinta-feira, os dois candidatos do CDS-PP à assembleia da GAMC, que integram a lista hoje anunciada como vencedora por um responsável do PSD, avançaram com um pedido de impugnação do acto eleitoral por entenderem que se verificou "um conjunto de irregularidades", nomeadamente a sua identificação na lista como militantes do PSD. Os nomes de Maria Reina e Nunes da Silva, do CDS-PP, "surgiram na lista identificados como pertencendo ao PSD", disse aquela candidata à agência Lusa. "Não me parece que tenham razão, uma vez que a lista (conjunta do PSD, PS e CDS-PP) explicitava os nomes e à frente o partido a que pertenciam", referiu o presidente da Comissão Política Distrital de Coimbra do PSD, Jaime Soares. A Grande Área Metropolitana de Coimbra, constituída em 2004, integrao s concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penacova, Penela, Soure, Vila Nova de Poiares e Tábua, no distrito de Coimbra, além da Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).

QREN: Autarcas do PSD acusam Governo de arrogância na distribuição de verbas

Os Autarcas Social-Democratas (ASD) acusaram esta sexta-feira o Governo de arrogância e centralismo na atribuição das verbas da União Europeia para os próximos sete anos e lamentaram que os municípios percam capacidade de decisão no processo.
Reunidos em Albufeira, Algarve, 15 membros da comissão política dos ASD lamentaram os "atrasos na apresentação das regras que o Governo irá utilizar" na aplicação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para o período 2007/2013."A verdade é que o País irá perder um ano na atribuição de fundos comunitários", considerou o presidente da organização, Manuel Frexes - também presidente da Câmara do Fundão - em conferência de imprensa no final da reunião, observando que Portugal é "um dos países que mais precisa" daqueles fundos e "dos últimos a apresentar o QREN".Segundo os ASD, aquele Quadro agrava as desigualdades regionais e aumenta o fosso entre o interior e o litoral e entre as regiões mais ricas e mais pobres."Este é um QREN governamentalizado, por força de uma gestão que ficará concentrada nos gabinetes políticos dos ministérios", sustentou.Garantiu que essa centralização, "como não há memória", facilitará a introdução de "critérios pouco transparentes de favorecimento político-partidário", sobretudo nos períodos das eleições autárquicas e legislativas."Os municípios perdem capacidade de decisão na aprovação dos programas operacionais regionais", sublinhou, considerando que se trata de "um retrocesso inqualificável na participação dos agentes locais no desenvolvimento da sua região".Os ASD - que reuniram durante cerca de uma hora, ao fim da tarde, numa unidade hoteleira da cidade algarvia - criticaram ainda que o Turismo "tenha sido definido pelo Governo, no âmbito do QREN, como uma área estratégica não relevante"."O Turismo é reconhecidamente uma alavanca fundamental para o desenvolvimento económico do País", sustentam os autarcas "laranja".Na reunião, foi também debatida a lei das Finanças Locais, considerada uma oportunidade perdida" porque alegadamente agrava os desequilíbrios territoriais e sociais do País.Aquela lei criará "uma dependência inqualificável dos municípios face ao Terreiro do Paço", afiançam os ASD.Consideram ainda que a Lei das Finanças Regionais "ignora os interesses do povo madeirense" e manifestam-se solidários com Alberto João Jardim, cuja demissão significou "um profundo respeito pelo povo madeirense".Os autarcas lamentaram os encerramentos das urgências, escolas, maternidades e CTT, classificando o Executivo de José Sócrates como "o Governo dos encerramentos".Questionados sobre a decisão de fechar quartéis da GNR e esquadras da PSP, anunciada quarta-feira pelo Governo, Manuel Frexes remeteu para mais tarde uma posição cabal, depois de ser conhecida a proposta em concreto.O autarca do Fundão garantiu que o caso da Câmara de Lisboa não foi discutido na reunião mas considerou que a disponibilidade de Carmona Rodrigues para se recandidatar "revela uma grande generosidade e entrega".A CPN dos ASD é constituída pelos autarcas de Fundão, Vila Nova de Poiares, Ílhavo, Caldas da Rainha, Oeiras, Armamar, Lisboa, Meda, Chaves, Entroncamento, Óbidos, Benedita, Alvito, Viana do Castelo, Tomar, Figueira de Castelo Rodrigo, Oleiros, Vilar de Paraíso e Paços de Ferreira.Na reunião participaram também o presidente da Distrital do Algarve, Mendes Bota, e os presidentes das câmaras de Albufeira e Alcoutim, Desidério Silva e Francisco Amaral, respectivamente.