| |
A candidata à liderança do PSD nacional, Manuela Ferreira Leite, vai estar em Oliveira do Hospital, no hotel S. Paulo, no próximo dia 26 deste mês, a partir das 21h30. |
BLOG DAS COISAS QUE DÃO NAS VISTAS..SEM SER A PAISAGEM EM POIARES, MAS TAMBEM NOS ARREDORES.....
quarta-feira, maio 21, 2008
La está ele. Como era previsivel.
domingo, maio 11, 2008
Ferreira Leite conta com Jaime Soares
Este facto, poderá vir a gerar uma nova polémica no seio do PSD local, uma vez que a nova comissão política concelhia nem sequer foi sondada pelos responsáveis da candidatura de Ferreira Leite no distrito.
Como se previa, a Distrital de Coimbra com Jaime Soares ainda à frente, vai apoiar a previsivel vencedora. Coimbra ja não será uma surpresa. Vai para o lado de donde sopra o vento. Aqui ha uns dias dias seria Santana, mas agora......Em Oliveira do Hospital o líder reeleito do PSD, José Carlos Mendes, voltou a sublinhar que só após a tomada de posse da nova concelhia é que será anunciada a posição oficial do partido, mas confirmou a inexistência de qualquer contacto por parte da candidatura de Ferreira Leite, que também conta com o apoio do presidente da distrital do PSD, Jaime Soares.
Sublinhe-se que, relativamente aos candidatos que estão no terreno pela disputa das eleições de 31 de Maio, o próprio líder do PSD local já admitiu a existência de “várias sensibilidades” entre os elementos que na próxima terça-feira vão ser empossados na nova concelhia social-democrata.
quinta-feira, maio 08, 2008
Ainda não foi desta que prenderam o Pinto da Costa
Quanto ao Boavista e ao seu ex-presidente Valentim Loureiro, o jornal avança que o clube será penalizado com a descida de divisão por coacção a árbitros em três jogos dos axadrezados.
De acordo com o jornal diário, esta será a decisão que constará no acórdão da Comissão Disciplinar da Liga relativo ao «Apito Final», o qual deverá ser divulgado na sexta-feira, embora na quarta-feira à noite a Liga tenha comunicado que aquele seu órgão tem uma reunião marcada para terça-feira, na qual serão discutidas questões relacionadas com o processo.
Entretanto, Pinto da Costa e o Boavista deverão recorrer desta decisão para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
ARGANIL - Comissão Política do PS toma posse dia 11 de Maio
Segundo nota de imprensa, o acto deverá ser participado por Vítor Baptista, presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS e outros dirigentes políticos.
A equipa de Eugénio Fróis – “onde a experiência e a juventude marcam presença”, conforme a mesma nota – pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2006, reforçando o PS a nível local e mobilizando os seus militantes e simpatizantes para os desafios que se avizinham.
segunda-feira, maio 05, 2008
Serra da Lousã: Fogo controlado testa segurança
O programa “Gestosa 2008” é realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Universidade de Coimbra.
Os ensaios incluem a queima controlada de diversas parcelas de vegetação arbustiva situadas numa costa, permitindo o estudo de aspectos relacionados com a detecção dos fogos, a propagação das frentes, a dispersão dos fumos e a regeneração da vegetação.
Nos ensaios colaboram 30 bombeiros, de quatro corporações da região, com o intuito de apoiar investigadores e garantir a segurança dos ensaios.
Comparações com Mugabe
Mas para David Owen, neurologista britânico, os sintomas acima descritos são característicos de um problema que, apesar de ainda não reconhecido pela Medicina, afecta muitos políticos, sobretudo os que permanecem mais tempo no poder. Muitos deles acham-se donos da verdade ou que outros tantos desprezam conselhos não é grande novidade. Afinal, a História está repleta de exemplos de governantes vítimas do inebriamento causado pelo poder.
Depois de seis anos a estudar o cérebro dos políticos, David Owen decidiu dar nome a uma doença que afecta os decisores. Nasceu assim a Síndrome de Hubris e David Owen sabe do que fala, não tivesse ele também percorrido os corredores da política.
Fundador do Partido Social-Democrata (actuais Liberal-Democratas) e ex-secretário do Exterior de Sua Majestade, lançou recentemente um livro, ainda só disponível no Reino Unido, em que emprega a expressão grega hubris.
"A intoxicação provocada pelo poder tolda o julgamento dos decisores", defende, pois apresentam sintomas hubrísticos, sofrendo ainda de doença bipolar.
"As pressões e a responsabilidade que acompanham o poder acabam por afectar a mente", explicou o especialista em entrevista a um jornal britânico. No novo livro, em que retomou um ensaio publicado chama ainda a atenção para as consequências do declínio mental e físico dos governantes dos nossos tempos.
PERFIL
Médico e em tempos político - fundou o Partido Social-Democrata britânico -, David Owen, de 70 anos, casado e pai de três filhos, sempre revelou interesse pelos efeitos da actuação dos governantes na sua saúde. Aproveitou os conhecimentos médicos e a informação recolhida ao longo da carreira parlamentar para estudar o cérebro dos políticos.
DUAS DÉCADAS NO MUNDO POLÍTICO
É uma figura impossível de ignorar no panorama político português. Presidente do Governo Regional da Madeira desde 1978, ou seja, há três décadas, Alberto João Jardim ocupa um lugar na lista de políticos que estão há mais tempo no poder em Portugal. Outros há que como ele fazem há muito da política a profissão, como Manuel Alegre, deputado desde 1975, ou ainda Mário Soares, fundador do Partido Socialista em 1973. A idade não o impediu de em 2005 – e com 80 anos – ser um dos candidatos à Presidência da República nas últimas eleições. Nas autarquias portuguesas há também vários resistentes: Jaime Soares, presidente da Câmara Municipal de Poiares, encontra-se em funções há 34 anos, o que o torna num dos mais antigos autarcas no País e que sofrerá já dessa síndrome.
AFECTADOS PELO PODER
Durante anos ocuparam o poder todos eles sofreram ainda da Síndrome de Hubris
ALGUNS GOVERNANTES POLÉMICOS DE ONTEM E DE HOJE
28 anos agarrado ao poder fazem de Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe, um dos líderes mais implacáveis com quem dele discorda
24 anos à frente do Iraque terminaram para o ditador Saddam Hussein coma morte por enforcamento a 30 de Dezembro de 2006.
1970 foi o ano em que Khadafi se tornou chefe do Estado líbio. O governante mantém-se à frente dos destinos daquele país há 38 anos.
300 mil pessoas morreram durante o governo de Idi Amin, presidente do Uganda nos anos 70 e um dos ditadores mais sanguinários de África.
NOTAS - A ESPERA DA CURA
Por isso há que manter "uma vigilância constante" sobre esses dirigentes.