segunda-feira, maio 05, 2008

Serra da Lousã: Fogo controlado testa segurança

Sensores que detectam a proximidade de uma frente de fogo com impacto na segurança das pessoas vão ser testados na serra da Lousã entre terça-feira e quarta-feira, no âmbito do programa científico “Gestosa 2008”, no qual estão envolvidos cientistas europeus e norte-americanos.
O programa “Gestosa 2008” é realizado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Universidade de Coimbra.
Os ensaios incluem a queima controlada de diversas parcelas de vegetação arbustiva situadas numa costa, permitindo o estudo de aspectos relacionados com a detecção dos fogos, a propagação das frentes, a dispersão dos fumos e a regeneração da vegetação.
Nos ensaios colaboram 30 bombeiros, de quatro corporações da região, com o intuito de apoiar investigadores e garantir a segurança dos ensaios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Atão o jaime da sucata de poiares, não votou faladura neste evento?...
O bombeiro que deixou arder metade do distrito, quando se impôs nos comandos, agora não votou faladura?... vou já para a ilha, isto está de rastos...

Anônimo disse...

Qual jaime?Aquele que chega aos funerais na hora em que estão a missa para dar nas vistas?E que chega aos almocos e jantares também depois do inicio quando é a pagar para se esquivar a pagar?