domingo, julho 06, 2008

"Abrir cursos com 20 alunos é um disparate absoluto!"

MARQUES DOS SANTOS, REITOR DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Há coincidências. O reitor nasceu há 61 anos em Bolama (a família do pai, originária de Arganil, tinha um negócio na Guiné) e o Chic Dream, o restaurante onde ele almoça todos os dias, tem um cozinheiro guineense.
Apesar de um dos três pratos do dia ser guineense (frango à cafriela, que é primeiro grelhado e depois estufado), escolheu as sardinhas. Os anos que viveu na Guiné (onde nunca voltou) foram tão poucos que não lhe deixaram impressões digitais.
Engenheiro electrotécnico de correntes fortes, doutorado em microprocessadores, José Marques dos Santos não é homem para gastar dinheiro mal gasto. Quem lucra com isso é a Universidade do Porto (UP). Quando tomou posse, o reitor e os três "vices" tinham carro com motorista. Agora só há dois carros e estão ao serviço de toda a Reitoria.
O 17.º reitor da Universidade do Porto (UP) é pessoa de hábitos frugais. Quando vai a Lisboa, quase todas as semanas - "às vezes até mais de uma vez por semana" - usa o comboio. "É mais barato e aproveito o tempo de viagem para ir a trabalhar no computador", explica.
O barco que governa é grande. O Porto tem a maior universidade do País, com 29 mil alunos (dos quais dois mil estrangeiros), espalhados por 14 faculdades, uma escola de negócios e 70 centros de investigação. Mas Marques dos Santos tem-se desembrulhado bem. A sua universidade não está na lista das que estão em ruptura financeira.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamentavelmente há neste país, poucos gestores, que usem de forma tão honesta e eficaz os dinheiros públicos.

Anônimo disse...

É um disparte porquê?

Sem esse curso muitos alunos tinham de ir para escolaridade normal...

Enfim não têm mais nada para dizer,
dizem isso.....