terça-feira, outubro 27, 2009

Jaime Soares ja não se pode candidatar ao Premio.

O Prémio Mo Ibrahim para o Sucesso na Liderança foi criado em 2007 e entregue anualmente.
A distinção foi entregue na primeira edição ao ex-Presidente de Moçambique Joaquim Chissano e em 2008 ao ex-Presidente do Botsuana Festus Gontebanye Mogae.
Visa reconhecer os líderes que tenham dado provas de excelência na liderança política e está aberto a ex-presidentes que tenham voluntariamente deixado de exercer funções nos últimos três anos e dado provas de liderança exemplar.
O objectivo é "melhorar as perspectivas sociais e económicas do povo ".
O dinheiro do prémio, no valor total de cinco milhões de dólares norte-americanos, será distribuído durante dez anos em tranches de 500 mil dólares e é também visto como uma forma de oferecer segurança monetária a dirigentes que abandonem o poder voluntariamente.
Após os dez anos necessários para completar o pagamento do valor do prémio, cada vencedor receberá depois por ano uma renda de 200 mil dólares norte-americanos durante o resto da sua vida.
Entre os líderes africanos que deixaram funções recentemente estão os ex-presidentes da África do Sul Thabo Mbeki, do Gana John Kufuor e da Nigénia Olusegun Obasanjo.
Mo Ibrahim expressou "absoluto respeito" por estes nomes, mas reiterou a confidencialidade da decisão, negando qualquer relação com uma eventual falta de vitalidade financeira da Fundação.
No comunicado divulgado hoje, o Comité saudou o "progresso na governação de alguns países africanos", mas manifestou "preocupação com os recentes retrocessos noutros países".

Nenhum comentário: