sexta-feira, abril 15, 2005

CONDEIXA - homenageia Fernando Namora



Na passagem do 86.º aniversário do nascimento de Fernando Namora, o escritor vai ser recordado na terra onde nasceu e viveu a sua infância. Uma iniciativa da autarquia de Condeixa, que organizou uma mostra de 12 retratos

Nasceu em Condeixa, em 15 de Abril de 1919, faz hoje precisamente 86 anos. Falamos de Fernando Namora, uma das figuras grandes da literatura nacional, que teve em Condeixa o «pátio de recreio da sua infância, onde brincou e cresceu na companhia de vizinhos e amigos, que lhe deixaram recordações sempre presentes ao longo da sua vida e muitas vezes referidas na sua obra».
A Câmara Municipal de Condeixa empenhou-se em assinalar a data, de forma condigna, com a inauguração de uma exposição intitulada ?Fernando Namora em Retrato?. Trata-se de uma mostra que integra um conjunto de obras da autoria do próprio Fernando Namora, Armando Bruno, Conceição Pires Coelho, Victor Palha, Lima de Freitas, Rogério de Freitas, Mário e Eduardo Gageiro.
Ao todo são 12 obras onde, sublinha a autarquia, «a fonte de inspiração foi um único homem: Namora retratado segundo diferentes perspectivas e técnicas, que vão desde a pintura à simples fotografia».
A inauguração da exposição está marcada para as 17h30, contando com a actuação do Orfeão Dr. João Antunes. Por seu lado, o Grupo Etnográfico da Pampilhosa vai proceder à leitura de poemas. No final assiste-se a um porto de honra em homenagem ao escritor.
A partir de 18 de Abril, segunda-feira, e até ao final da mostra, dia 12 de Maio, quem se deslocar à Casa Museu Fernando Namora poderá, também, assistir, sempre que tal seja solicitado, à apresentação da série ?Retalhos da vida de um médico?, bem como ao filme ?A noite e a madrugada?, cujos argumentos foram elaborados com base em obras do escritor de Condeixa.
A mostra, patente na Casa Museu Fernando Namora, pode ser visitada todos os dias úteis entre as 9h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Nenhum comentário: