terça-feira, abril 26, 2005

PODER LOCAL ? Dia da Liberdade para inaugurações e protocolos

No triângulo geográfico formado pelos municípios de Lousã, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, as comemorações dos 31 anos da Revolução de Abril foram assinaladas com pompa e circunstância. Inaugurações e protocolos constituíram o "forte" das iniciativas programadas para o dia festivo.

Em Miranda do Corvo foi inaugurada a Fonte da Cruz Branca. Situada numa das principais rotundas da vila, a nova fonte é um marco evocativo do 25 de Abril, naquilo que ele representa de respeito pelas pessoas e instituições, disse a propósito, a presidente da autarquia, Fátima Ramos.
Como a fonte foi considerada um equipamento de requalificação urbana, logrou obter financiamento de 50 por cento de fundos comunitários. As iniciativas do Dia da Liberdade em Miranda?do?Corvo coincidiram com a semana da Capital da Chanfana que está a decorrer até 1 de Maio.
Neste período, transversal aos feriados do 25 de Abril e 1º. de Maio, vários restaurantes sedeados no concelho aderiram ao roteiro gastronómico. Também a música preencheu parte do dia, com um concerto da Filarmónica Mirandense e um concerto de música pop durante a tarde. A parte desportiva do programa foi preenchida por um torneio non?stop de futsal que durou 12 horas.

Em Vila Nova de Poiares, a abertura oficial das piscinas municipais marcou o dia feriado. Jaime Soares, apesar de ter o mandato suspenso de presidente do município, apareceu sem ninguem o chamar para presidir - mesmo assim - à sessão solene,não se sabendo em que qualidade. Se na qualidade de deputado da Assembleia da República, se na qualidade de chefe dos bombeiros se na qualidade de chefe do PSD, se na qualidade de chefe da ADIP, se na qualidade de presidir ``a Ass. Desp. de Poiares, se na qualidade de chefe de familia. Nas cerimónias participou a comitiva oficial da vila francesa de Douchy?Les?Mines, liderada pelo presidente da câmara, Michel Lefebvre. Em Poiares parece que a Presidenta em exercicio nem foi ouvida nem achada no meio disto. Alguem ainda saberá quem é ela, já que a Drª Teresa Carvalho não aguentou a pressão e deu de frosques?
Diversos cidadãos do município que se destacaram nas áreas da saúde, cultura e bons serviços, receberam medalhas de ouro e prata, com destaque para o juiz conselheiro António Políbio Henriques.

Na Lousã, um protocolo assinado entre a câmara municipal, as Páginas Amarelas S.A. e instituições de solidariedade social, permitiu que a empresa fizesse a atribuição de material informático e equipamento para idosos e deficientes do concelho. O presidente da edilidade, Fernando Carvalho, afirmou que tal "só foi possível porque a câmara tem um Plano de Desenvolvimento Social", condição essencial para se enquadrar nos parâmetros de mecenato traçados pela empresa. Num valor total de cerca de 15 mil euros, foi entregue diverso equipamento. Além de quatro computadores instalados em centro sociais, foi distribuído equipamento de apoio, como cadeiras de rodas, muletas e andarilhos, além de uma cama articulada. As instituições beneficiadas foram a Santa Casa da Misericórdia, a ARCIL e o Gabinete de Apoio à Infância e Juventude. A forma encontrada por este município para homenagear, a título póstumo, personalidades que se distinguiram em várias vertentes da sociedade, foi o descerramento de placas toponímicas. Na urbanização da Quinta do Palácio, por trás do novo hotel Meliá Boutique, as novas artérias adquiriram os nomes de dr. Fernando Vale, desembargador António Cardoso Faria Pinto e Aristides de Sousa Mendes.

Nenhum comentário: