sábado, junho 11, 2005

FOGOS FLORESTAIS - Um novo helicóptero




Um novo helicóptero, fretado aos produtores florestais, mostrou?se ontem pela primeira vez, no combate aos fogos da região Centro.

Logo no primeiro dia em que entrou em funções operacionais de combate aos fogos, o helicóptero que está sediado desde ontem no aeródromo da Lousã, foi chamado a actuar.
Dois fogos às portas de Coimbra fizeram accionar os meios aéreos. Com o helicóptero de Santa Comba Dão fora de combate - desde que sofreu uma avaria no rotor da cauda, na terça?feira passada - foi um outro aparelho, da Associação de Produtores Florestais, que avançou para o teatro das operações.
Os alertas para os dois incêndios florestais surgiram ao mesmo tempo - 16H00 - referentes a fogos em Eiras e Moinho do Calhau, Antanhol. Do centro da cidade foi possível avistar ambas as colunas de fumo, embora o incêndio da zona Sul tenha suscitado maior preocupação aos responsáveis do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A dimensão inicial do sinistro levou a que fossem mobilizados dez corpos de Bombeiros: Sapadores e Voluntários de Coimbra, bem como as corporações de Mira, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa, Cantanhede, Soure, Montemor?o?Velho e Brasfemes. Ao todo, combateram o incêndio 76 homens com o apoio de 19 viaturas. Registe?se a presença da viatura de video?vigilância florestal da Associação de Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial que transmitiu, em tempo real, para o CDOS as imagens da progressão do fogo, e as condições climatéricas registadas no local, quanto a índice de humidade e intensidade do vento. Aliás, a fraca intensidade do vento foi uma preciosa ajuda para os bombeiros que, quatro horas depois, já tinham conseguido atingir a fase de rescaldo.

Nenhum comentário: