quarta-feira, junho 15, 2005

LOUSÃ - Morreu o empresário Carranca Redondo


Um homem que lutava pelos seus objectivos, determinado e empreendedor. A ele se deve a fama do Licor Beirão e a inovação dos outdoors pelas estradas de Portugal. Por vezes polémico, mas acima de tudo decidido não se deixando levar pela cabeça dos outros. José Carranca Redondo morreu ontem, aos 89 anos. Para a terra onde vivia fica um embaixador da Lousã no mundo

José Carranca Redondo, o fabricante do famoso Licor Beirão, morreu ontem, aos 89 anos, vítima de uma embolia pulmonar. O industrial que levou o nome da Lousã a todo o mundo .
O filho do empresário, José Oliveira Redondo, destaca do pai a «perseverança com que lutava pelos objectivos que tinha» e lembra que, para além de todo o seu empenho na criação e manutenção da fábrica do Licor Beirão, localizada na Lousã, e de outros negócios que desde jovem foi criando, a sua grande paixão era a publicidade.
Foi o grande percursor de várias formas de publicidade, sobretudo dos outdoors, que nos anos 50 e 60 espalhou pelas estradas de norte a sul do país, publicitando o Licor Beirão, disse. Tal actividade levou-o a ir por 93 vezes a tribunal, por acções movidas pelo Estado
Para a Lousã, Carranca Redondo foi um homem de grande importância. O nome da vila foi levado a todo o mundo através do Licor de Portugal que, desde sempre, contém no rótulo o nome da vila onde é produzido. Isso mesmo se lembra que, para além de destacar a figura ímpar que foi para o concelho, foi também o primeiro homem em Portugal a utilizar a publicidade para atingir os seus objectivos. Ainda hoje há publicidade ao licor bastante rudimentar, mas com muito impacto, em locais quase inacessíveis do país, salientando a visão comercial extremamente evoluída para o seu tempo, que Carranca Redondo desde sempre revelou ter.

Nenhum comentário: