quinta-feira, junho 30, 2005

O Povo de Poiares honra memória dos pilotos da Força Aérea

Um monumento em homenagem aos pilotos que há 50 anos morreram tragicamente num acidente de aviação vai ser domingo inaugurado, em Vila Nova de Poiares. No momento da inauguração, quatro F-16 vão sobrevoar a zona do acidente

Foi há 50 anos que o maior acidente de aviação da Força Aérea Portuguesa ocorreu na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares. Oito dos doze aviões a jacto F-84 dos vindos da Guerra da Coreiaque seguiam em direcção à base da Ota, para as celebrações do 2.º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP) despenharam-se na Serra do Carvalho, tendo morrido os oito pilotos que conduziam os aviões.
Meio século depois, o povo mandatou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, para que em parceria com a FAP, inaugurar um monumento em homenagem aos pilotos.
Uma forma de assinalar, marcar e manter viva a memória histórica do acidente ocorrido naquela serra do Carvalho.
Passados 50 anos,todos os elementos deste concelho e que pertenceram à Força Aerea, quer tecnicos especialistas quer paraquedistas, quer pilotos, não podíam deixar de lembrar o dia, e a lembrança é uma homenagem séria, com muito respeito pelos jovens O monumento, a localizar numa nova rotunda de Vila Nova de Poiares, é constituído por oito colunas metálicas encimadas com ?asas?, representando cada um dos aviadores que perdeu a vida no trágico acidente, o maior da FAP em termos de aviões envolvidos. A obra é da autoria dos arquitectos da FAP, cabendo à autarquia criar as infra-estruturas necessárias à colocação do monumento. A inauguração, a ter lugar às 15h00 de domingo, será marcada pelo descerramento de uma placa, altura em que o local será de novo sobrevoado por quatro aviões F-16. Presentes nestas que são também as cerimónias da Força Aérea, está o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o general Taveira Martins, bem como outros oficiais generais e instituições representativas do concelho de Vila Nova de Poiares.
À semelhança dos anos anteriores, a data será também assinalada com a já habitual missa de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea, na Serra do Carvalho, local onde já existe uma capela em honra de Nossa Senhora do Ar e um monumento, ambos construídos pela autarquia de Poiares. A missa, a ter lugar pelas 11h00, terá caracterização militar, com um terno de clarins a executar vários toques nos momentos mais marcantes da cerimónia. Após esta celebração serão depositadas algumas coroas de flores no monumento que existe no local, altura em que ocorrerá uma passagem aérea com quatro aviões F-16, que executarão a manobra ?Missing Man?, significando ?aquele que não voltou da missão?, tal como aconteceu a 1 de Julho de 1955.

O maior desastre da Força Aérea

Eram 10h00 quando tudo aconteceu. Oito dos doze aviões da Força Aérea comandados pelo capitão Rangel de Lima, despenharam-se na Serra do Carvalho, em Vila Nova de Poiares. Dirigiam-se para a Base Aérea da Ota para as comemorações do 2.º aniversário da Força Aérea Portuguesa. A formação voava do Oeste para Leste, seguindo o curso do Rio Mondego, conforme noticiou na altura o Diário de Coimbra. Oito F-84 não chegaram ao destino e, segundo relatos da altura, os aviões embateram na Serra do Carvalho, tendo os oito pilotos morte imediata.
A notícia teve forte destaque, fruto da gravidade do acidente, o maior do mundo, em termos de meios aéreos envolvidos. A população ficou em estado de choque e de imediato começaram as romarias ao local. Os destroços dos aparelhos tombados e desfeitos começaram a surgir na nossa frente, em área de muitas centenas de metros, relatava-se na altura, descrevendo o cenário da catástrofe composto por muitos destroços dos aparelhos que alcatifavam a zona trágica. Populares da aldeia do Carvalho descreveram como os factos se teriam passado, tendo alguns deles afirmado que seria a "névoa" que envolvia a Serra do Carvalho que teria provocado o acidente.
Perderam a vida no acidente o tenente António Albino da Rocha Moz, José Nobre Guerreiro Bispo, Henrique Ferreira Pinto Orwell, Fernando Ventura Pinto, Fernando da Silva Santos, António Carvalho, Dinis Lopes Alves Martins e Danilo Martins da Fonseca. O capitão Rangel de Lima, que comandava a formação, e mais três pilotos que pilotavam os restantes quatro aviões ?escaparam? ao acidente.

terça-feira, junho 28, 2005

Ninguem se entende - Miguel Almeida substitui Jaime Soares

Ao fim de cerca e quatro meses na Assembleia da República, Jaime Soares prepara-se para regressar à Câmara de Vila Nova de Poiares.
2 de Junho é o seu último dia como deputado. De volta está o autarca e candidato a novo mandato. Miguel Almeida será assim o senhor que se segue, para evitar aquelas confusões de Alcochete.Para alguma coisa servem os amigos.
Depois daquela confusão com o Ministro Antonio Costa, o melhor foi meter o rabinho entre as pernas e refugiar-se em Poiares.
Ate parecia aquela figura do Bokassa do Atlantico.
O pedido de suspensão de mandato foi apresentado na semana passada, em cumprimento dos estatutos regimentais, e no próximo dia 3 de Julho volta a assumir a figura de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. Coisa que nunca deixou, nem deixou que as presidentas em exercicio abrissem a correspondência da Câmara. Ah grande heroi.
Pelo caminho ficam cerca de quatro meses de experiência para lamentar com que Jaime Soares não se entendia.Tamanha era a confusão que baralhou alhos com bugalhos,com intervenções centradas basicamente em questões relacionadas com a protecção civil, as obras da Estrada da Beira ? bem como a limitação de mandatos e a revisão da lei eleitoral foram alguns dos assuntos que mexeram com o autarca de Poiares e o levaram a tentarlevantar a voz e dizer de sua justiça em sede parlamentar...mesmo para lamentar.Só que o mandaram bater a bola baixinha que ali não seria tolerado o mau habito terceiro mundista de berrar. Todavia, a grande questão que verdadeiramente apaixonou Soares foi, sem dúvida, a possibilidade que teve mandar umas bocas ao ministro da Administração Interna a propósito da antecipação da época de fogos e a disponibilização de meios, mormente aéreos, para o combate aos incêndios.Só que este lhe deu para tras, ficando Soares a fazer figura de sendeiro.
Com uma experiência empirica de alguns anos a correr atras dos fogos florestais, Soares baralhou essa experiencia com as experiencias cientificas de combate a fogos florestais, ja que ha meios de sobra a desperdiçarem-se por esse país fora como afirmaram tecnicos americanos que recentemente nos visitaram.
Chegaram à conclusão que os nossos bombeiros são bons rapazes mas que os seus comandantes são muito fraquinhos. É por isso que Portugal arde tanto. Não ha comando e os comandantes são analfabetos na interpretação dos fogos florestais. Na proteção civil é a mesma coisa. Ate mandam vir com o INEM.
Sem falsas modéstias, quer ser o autarca mais tolerado em tempo na historia de Portugal. Quer bater o record...nem que para isso os outros 4 tenham de morrer mais cedo.
A grande paixão ainda vai ser o querer ser Presidente da Liga dos Bombeiros.Como Presidente de Câmara é meio caminho andado para isso.

Sobre a sua alegada envolvência nos meandros do caso Freeport, Miguel Almeida não se pronuncia nem sabe o que dizer e deixa quaisquer declarações sobre o assunto para a próxima segunda-feira, já nas cadeiras do Parlamento. Marques Mendes que se cuide, pois isto cheira a esturro.Independentemente disso, admite que, a haver alguma incompatibilidade, terá de ser a Comissão de Ética a dizê-lo.

quarta-feira, junho 15, 2005

LOUSÃ - Morreu o empresário Carranca Redondo


Um homem que lutava pelos seus objectivos, determinado e empreendedor. A ele se deve a fama do Licor Beirão e a inovação dos outdoors pelas estradas de Portugal. Por vezes polémico, mas acima de tudo decidido não se deixando levar pela cabeça dos outros. José Carranca Redondo morreu ontem, aos 89 anos. Para a terra onde vivia fica um embaixador da Lousã no mundo

José Carranca Redondo, o fabricante do famoso Licor Beirão, morreu ontem, aos 89 anos, vítima de uma embolia pulmonar. O industrial que levou o nome da Lousã a todo o mundo .
O filho do empresário, José Oliveira Redondo, destaca do pai a «perseverança com que lutava pelos objectivos que tinha» e lembra que, para além de todo o seu empenho na criação e manutenção da fábrica do Licor Beirão, localizada na Lousã, e de outros negócios que desde jovem foi criando, a sua grande paixão era a publicidade.
Foi o grande percursor de várias formas de publicidade, sobretudo dos outdoors, que nos anos 50 e 60 espalhou pelas estradas de norte a sul do país, publicitando o Licor Beirão, disse. Tal actividade levou-o a ir por 93 vezes a tribunal, por acções movidas pelo Estado
Para a Lousã, Carranca Redondo foi um homem de grande importância. O nome da vila foi levado a todo o mundo através do Licor de Portugal que, desde sempre, contém no rótulo o nome da vila onde é produzido. Isso mesmo se lembra que, para além de destacar a figura ímpar que foi para o concelho, foi também o primeiro homem em Portugal a utilizar a publicidade para atingir os seus objectivos. Ainda hoje há publicidade ao licor bastante rudimentar, mas com muito impacto, em locais quase inacessíveis do país, salientando a visão comercial extremamente evoluída para o seu tempo, que Carranca Redondo desde sempre revelou ter.

terça-feira, junho 14, 2005

PROGRAMA POLIS ? Obras no rio para ponte pedonal



O movimento de camiões e de pás retroescavadoras em pleno rio surpreendeu muita gente, em pleno dia, no Parque Verde do Mondego. São as obras da ponte pedonal, que obrigam ao emparedamento do parque, para o estaleiro, e à "construção" de um pontão em terra, que já vai a meio do rio.

sábado, junho 11, 2005

FOGOS FLORESTAIS - Um novo helicóptero




Um novo helicóptero, fretado aos produtores florestais, mostrou?se ontem pela primeira vez, no combate aos fogos da região Centro.

Logo no primeiro dia em que entrou em funções operacionais de combate aos fogos, o helicóptero que está sediado desde ontem no aeródromo da Lousã, foi chamado a actuar.
Dois fogos às portas de Coimbra fizeram accionar os meios aéreos. Com o helicóptero de Santa Comba Dão fora de combate - desde que sofreu uma avaria no rotor da cauda, na terça?feira passada - foi um outro aparelho, da Associação de Produtores Florestais, que avançou para o teatro das operações.
Os alertas para os dois incêndios florestais surgiram ao mesmo tempo - 16H00 - referentes a fogos em Eiras e Moinho do Calhau, Antanhol. Do centro da cidade foi possível avistar ambas as colunas de fumo, embora o incêndio da zona Sul tenha suscitado maior preocupação aos responsáveis do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). A dimensão inicial do sinistro levou a que fossem mobilizados dez corpos de Bombeiros: Sapadores e Voluntários de Coimbra, bem como as corporações de Mira, Miranda do Corvo, Penela, Condeixa, Cantanhede, Soure, Montemor?o?Velho e Brasfemes. Ao todo, combateram o incêndio 76 homens com o apoio de 19 viaturas. Registe?se a presença da viatura de video?vigilância florestal da Associação de Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial que transmitiu, em tempo real, para o CDOS as imagens da progressão do fogo, e as condições climatéricas registadas no local, quanto a índice de humidade e intensidade do vento. Aliás, a fraca intensidade do vento foi uma preciosa ajuda para os bombeiros que, quatro horas depois, já tinham conseguido atingir a fase de rescaldo.

sexta-feira, junho 10, 2005

TÁBUA ? Detidas dez pessoas em casa de alterne


Se a moda pega, ainda vai mais gente conhecida parar ao xelindro.

É conhecida como casa cor-de-rosa e foi, ontem de madrugada, selada pelas autoridades, depois de uma intervenção do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento da GNR da Lousã e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em Espariz, Tábua.
O NIC do Destacamento da GNR da Lousã deteve 10 pessoas, anteontem, em Espariz, Tábua, numa presumível casa de alterne, designada por "Bom Regresso". Os detidos são suspeitos da pratica de lenocínio.
A operação, que contou também com a colaboração do SEF, levou à detenção de um homem e uma mulher portugueses (mãe e filho), proprietários do estabelecimento. Foram ainda detidas sete brasileiras e uma columbiana. Destas mulheres, seis encontravam?se em situação ilegal em Portugal.
A GNR identificou ainda cinco clientes que se encontravam no local. Durante a operação, que decorreu entre as 17H00 de anteontem e as 04H00 de ontem, não se registaram incidentes.
Foram ainda apreendidos durante a acção policial dois mil euros em notas, uma arma transformada de calibre 6.35 mm, 300 kits de lençóis descartáveis e cerca de 500 preservativos, entre outros objectos. Curiosamente entre o material apreendido contam?se ainda um vibrador e umas algemas.
Segundo o capitão Albino Tavares adiantou à agência Lusa, na operação estiveram envolvidos 30 militares, incluindo dois binómios (homem?cão) especializados nos domínios dos explosivos e da droga.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos, foram ouvidos ontem de manhã no Tribunal da Comarca de Tábua e depois no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra.
É de sublinhar que as detenções culminaram uma investigação do NIC do Destacamento da Lousã que durava há quatro meses.

quarta-feira, junho 08, 2005

Mais um Bombeiro que quer ser presidente de Camara pelo PSD..........

Mário Loureiro tem 47 anos, é presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Tábua. A candidatura vai ser oficialmente apresentada no próximo dia 25 de Junho, num jantar marcado para o Hotel de Tábua, no qual vai marcar presença Marques Mendes, bem como outras figuras nacionais do PSD.
Ser Bombeiro é o que está a dar. Ainda dizem que ser comandante dos bombeiros é mau.
Hoje em dia ser Comandante é um lugar de eleição e muito procurado.
Admira-nos que Jaime Soares não esteja metido nisto.
Mário Loureiro quer conquistar Tábua e acredita que é desta vez que Ivo Portela é destronado.
Para além do nome de Mário Loureiro, as listas já estão em adiantado estado de preparação e em segundo lugar surge Serafim Martins, actual vereador da autarquia de Tábua eleito pelo PS. Ele sempre foi PSD e também já foi vereador pelo partido, esclarece o candidato. Em terceiro lugar surge o nome de Eduardo Pereira. A liderar a lista para a Assembleia Municipal está o antigo ministro da Agricultura, Arlindo Cunha, que já assumiu o cargo há três mandados.

sexta-feira, junho 03, 2005

Jaime Soares tem um sonho - ser candidato à liderança dos bombeiros


Jaime Soares pretende assumir-se como candidato à presidência da Liga de Bombeiros Portugueses, depois de anunciada a não recandidatura do actual presidente e na sequência de uma deliberação da Federação dos Bombeiros de Coimbra

É por não querer mais do mesmo e por todos os bombeiros portugueses que têm sido um joguete na mão de muita gente que Jaime Soares se assume como candidato à presidência da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).
Lança duras críticas a muitos dos que têm passado pela Liga por rapidamente terem esquecido quem os elegeu e os interesses dos bombeiros que, afinal, não mais fazem do que estar ao serviço das populações.
Se for eleito, Jaime Soares não se vai esquecer de quem o elegeu.
A liderança dos bombeiros tem de ser muito forte, distante das forças políticas, fora de quaisquer lobies e interesses que não sejam os dos bombeiros, afirma Jaime Soares, criticando aqueles que se sentam à mesa do rei e esquecem a plebe, em vez de dirigir o seu trabalho e inteligência para os problemas dos bombeiros.
Acrescenta o também deputado à Assembleia da República, sublinhando que se for eleito comandante dos bombeiros, pedirá a suspesão do mandato de deputado por não se querer sentar à mesma mesa, tambem abdicará de se candidatar à camara de Poiares e abandonará a distrital do PSD.
Não quererá assim que o acusem de querer concorrer a tudo para não dar oportunidade a novos candidatos.
Não pude deixar de responder positivamente a este desafio, manifestou o comandante dos Voluntários de Vila Nova de Poiares.
Para já, Soares tem já em marcha todo o processo para a concretização da candidatura. A equipa, diz, será escolhida a seu tempo.

Jaime Soares - Super Star - avança candidatura à liderança da Liga dos Bombeiros Portugueses

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra, Jaime Soares, anunciou hoje que vai disputar a liderança da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP).

Jaime Soares, que tambem ja foi eleito deputado pelo PSD nas últimas legislativas e que se vai candidatar à camara de Poiares mais uma vez, assumiu que vai concorrer à presidência da LBP no próximo congresso da organização, que se realiza em Viseu, de 17 a 20 de Novembro.

O presidente da Liga dos Bombeiros, Duarte Caldeira, revelou esta semana que não se vai recandidatar a um novo mandato, depois de liderar a direcção nos últimos seis anos.

Jaime Soares disse que esperava que Duarte Caldeira avançasse com nova candidatura ao cargo.

Para a liderança da LBP, sublinha, "quero uma candidatura e uma equipa conhecedora da vida dos bombeiros e dos problemas que os afectam".

Jaime Soares defende "concertação, diálogo e consensos alargados" para o sector, coisa que não quer ver implantada na sua camara.

Jaime Soares tambem é o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares.

Jaime Soares é o presidente de câmara mais antigo do país (eleito pela primeira vez, em 1976, após ter integrado a Comissão Administrativa da autarquia de Poiares, na sequência da Revolução do 25 de Abril) e lidera ainda a Distrital de Coimbra do PSD.

É também membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com responsabilidades na área dos Bombeiros e Protecção Civil.

Jaime Soares é uma Super Star

Jaime Soares ha-de ir para o ceu.

quinta-feira, junho 02, 2005

O emprego fez parte do discurso de Jaime Soares

Cerca de duas centenas de inscritos no PSD em Vila Nova de Poiares aceitaram unanimemente a recandidatura de Jaime Soares à Câmara Municipal.
Não se percebe como vai deixar Assembleia da Republica, pois tanto lutou para ser deputado. Cilindrou muitos companheiros de luta para agora abandonar a Assembleia.
Ha já quem perceba a marosca.
De resto, o seu nome foi o único apresentado não se percebendo porque não foram apresentados os nomes de Teresa Carvalho ou Deolinda Gonçalves pessoas credíveis, para representar o PSD a disputar as eleições de Outubro próximo.
Sendo assim, e com carta branca para escolher os restante elementos que o acompanharão e integrarão a lista que se apresentará a sufrágio, quem serão eles?
Será gente com vergonha ? ou bastará co?responsabilizá?los em todo o processo?
Com coisas destas ainda haverá militancias em Poiares?

Também o emprego fez parte do discurso de Jaime Soares, de quem foi possível ouvir que não há taxa de desemprego, até porque este concelho não é padrasto, dando trabalho a muitas pessoas que são de outros concelhos.

quarta-feira, junho 01, 2005

Jaime Soares é candidato à Câmara de Poiares


Jaime Soares será candidato pelo PSD à Câmara de Vila Nova de Poiares nas eleições de Outubro. Já há muito tempo se falava nesta possibilidade, com o próprio a afirmar a sua disponibilidade e vontade de concorrer a mais um mandato, mas só agora, após um Plenário de Militantes do PSD a possibilidade virou certeza.
Pese embora a secção do PSD de Poiares já ter afirmado unanimemente que pretendia ver Jaime Soares novamente como candidato, este impôs como ja vai sendo habito que fosse votado num plenário de militantes só para os amedrontar. Como resultado, o nome de Jaime Soares foi votado por unanimidade e aclamação pelas duas centenas de militantes presentes no plenário aos quais so faltou mandar erigir um monumento ao bombeiro.
Como a possibilidade de uma nova obstrução ao aparecimento de outro candidato do PSD, Jaime Soares não quer ver por perto ninguem que lhe faça sombra. Referiu que o PSD vai continuar a ser o partido mais votado, com ele, porque tem o melhor projecto, as melhores pessoas e tem ainda dado provas de competência e dedicação a Poiares e aos poiarenses desde sempre.
Durante o plenário, Jaime Soares foi interpelado por um militante pelo facto estar na Assembleia da República exercendo o mandado de deputado, no sentido de saber qual seria a opção de futuro. Soares foi peremptório ao afirmar que dentro de 20 dias estará de regresso à presidência da autarquia e que não voltará à Assembleia da República. O candidato afirmou mesmo que, caso seja eleito, cumprirá religiosamente os próximos quatro anos à frente da Câmara de Vila Nova de Poiares.

Recorrendo a números de institutos insuspeitos e que ninguém pode contestar, o candidato disse ter a consciência tranquila porque conseguimos transformar este concelho num dos que tem maiores índices de desenvolvimento do distrito.
O emprego também fez parte do discurso do candidato, que afirmou: «não há taxa de desemprego no concelho de Poiares», até porque este concelho não é padrasto, dando trabalho a muitas pessoas que são de outros concelhos.

Num dos momentos mais inflamados da intervenção fez referência aos seus adversários na corrida à Câmara. Como vai havendo nestes alturas o apanagio do insulto e da insinuação lá vai de deancar o candidato da oposição.
Verdadeiro trauliteiro. Assim, ao slogan ?Por Poiares, tudo?, do PS, o líder social-democrata respondeu com ?Por Poiares, sempre?, até porque «nunca abandonámos a nossa terra», numa alusão crítica ao candidato socialista que, sendo natural de Poiares, durante cerca de 50 anos esteve fora do concelho. Esqueceu-se foi quando deixou o Poiarense para ir jogar no Lousanense. Revanchismo puro e bem pior do que quem progrediu na vida e foi gente importante fora da sua terra que era muito pequenina.
Mas o que andaram a fazer nestes anos a Teresa Carvalho e a Deolinda Gonçalves? Eram estafetas e escriturarias da camara? Ainda não têm estatuto de poderem ser candidatas?